segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pela quarta vez seguida, Vaccarezza é eleito um dos 100 “cabeças” do Congresso

Vaccarezza está entre os 100 mais influentes do Congresso desde o primeiro ano de seu mandato de deputado federal, em 2007. A escolha dos nomes é feita pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – e leva em consideração o cargo ocupado, a influência sobre os demais colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes , de interesse da sociedade.
Entre os “Cabeças” do Congresso da edição 2010, há 69 deputados e 31 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 22 nomes, e o PMDB, detentor da maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, com 17. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 14 nomes.

Vaccarezza, um defensor do socialismo democrático
Vaccarezza começa sua vida pública nos anos 70 lutando pela redemocratização do País e participando da fundação do Partido dos Trabalhadores. Após mais de 30 anos de dedicação à defesa do socialismo democrático, hoje é líder do Governo na Câmara dos Deputados e um dos principais articuladores no Congresso Nacional para que o País siga o caminho do desenvolvimento econômico, distribuição de renda e criação de emprego.
Deputado federal em primeiro mandato, Vaccarezza se destaca pela defesa intransigente do governo Lula que reflete nas conquistas econômicas, políticas e sociais, e pela capacidade de articulação e de formular opiniões, sendo eleito anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, desde sua posse, como um dos “Cabeças do Congresso” e, em 2009, como o terceiro parlamentar mais influente do Congresso .
Com sua escolha para líder do PT na Câmara, em 2009, Vaccarezza reitera sua habilidade de conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Designado pelo presidente Lula, em 2010, para assumir a liderança do Governo e representar o governo federal na Câmara dos Deputados, Vaccarezza cumpre o papel de articulador com as bancadas da base de sustentação do governo e da oposição para viabilizar aprovação de propostas de relevância para a sociedade.
Articulou para aprovar o Programa Minha Casa, Minha Vida que já possibilitou a construção de 350 mil moradias, do total de 1 milhão de habitações para famílias com renda de até 10 salários mínimos. Viabilizou a aprovação das medidas anticíclicas para o controle da crise mundial que possibilitou o controle do processo inflacionário, o equilíbrio das contas externas e a manutenção do consumo brasileiro por meio da aprovação das desonerações tributárias como a redução do IPI de automóveis, de eletrodomésticos da linha branca, de bens móveis e de materiais de construção, o que possibilitou o aquecimento do mercado interno e o alcance de 12 milhões de empregos com carteira assinada.
Ajudou no fortalecimento dos programas de inclusão social que permitiram que mais de 31 milhões de pessoas ultrapassassem a faixa de pobreza absoluta e ainda do programa Luz para Todos que beneficiou mais de 11 milhões de pessoas residentes no campo. Na aprovação do Plano de Desenvolvimento da Educação que viabilizou a construção de 214 escolas técnicas, de 12 universidades e mais de 100 extensões universitárias e a distribuição de 596 mil bolsas universitárias para alunos pobres.
Teve papel importante na aprovação dos projetos que criam o novo marco regulatório para a exploração de petróleo e gás do pré-sal, principalmente ao alterar o regime de concessão para o de partilha. Com a mudança, o dono do petróleo extraído da camada pré-sal passa ser o Brasil e não a empresa que o extraiu como prevê o regime de concessão. Com isso, o povo brasileiro vai auferir o principal dos lucros desse óleo, que irá para o Fundo Social e será destinado ao combate à pobreza, à educação, à saúde e à ciência e tecnologia, gerando desenvolvimento para o País.
Mesmo com essa participação na articulação política nacional para que o País pudesse ganhar importância política no exterior e a garantia do desenvolvimento econômico com justiça social, Vaccarezza não perdeu de vista a sua base política, dialogou com prefeituras paulistas, com líderes regionais e com a população para viabilizar recursos federais para o crescimento regional, distribuição de renda e criação de emprego.
Assessoria do deputado Cândido Vaccarezza

Nenhum comentário:

Postar um comentário