sábado, 12 de dezembro de 2009

Seminário com a participação de Ielo, discute: O Setor Agropecuário e o Desenvolvimento em São Paulo

A temática da agropecuária pautou o seminário realizado pelo PT-SP e CUT-SP hoje (11), na cidade de Bauru. Cerca de 100 pessoas, entre representantes de entidades e movimentos sociais participaram do debate. O objetivo foi discutir a postura das instituições perante o desenvolvimento dessa área no estado de São Paulo e os próximos desafios.

Dentre os temas tratados estiveram “Conjuntura Política e Econômica”, “Diagnóstico do Setor Agropecuário do Estado de São Paulo” e “Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável do Estado”.
Nas mesas de debates dirigentes políticos, sindicais, professores e técnicos apresentaram estudos e detalhes sobre a área, em especial na questão da agricultura familiar em fase de grande expansão no Brasil e como isso pode ser importante para a economia do estado.
De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, divulgado pelo IBGE recentemente, o Brasil tinha 4.367.902 estabelecimentos da agricultura familiar, um crescimento de 10% em relação a 1996. O estudo revelou também que expressiva parcela da produção dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros é proveniente da agricultura familiar. Em São Paulo, apesar do alto potencial de produção, ainda existe um vácuo na fabricação de alguns produtos da agricultura familiar, atualmente vindos de outros estados. A ideia é identificar esses produtos e traçar um planejamento para suprir a demanda.
Segundo o IBGE, a agricultura familiar responde no Brasil por 7 de cada 10 empregos no campo. Hoje são 12,3 milhões de pessoas. O Nordeste é a região que concentra a maior parte do número de estabelecimentos da agricultura familiar (50%).
Estiveram presentes o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos, o Secretário Agrário do PT-SP, Wellington Diniz Monteiro, o ex-Prefeito de Botucatu, Mário Ielo, o deputado estadual, Simão Pedro, a vice-prefeita de Bauru, Estela Almagro, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário