O município de Macatuba (46 quilômetros de Bauru) vai começar o ano de 2010 sem os serviços da Sabesp, que durante 30 anos prestou os serviços de água e esgoto. O contrato não foi renovado e, após duas audiências públicas, foi elaborado o plano de saneamento básico e criado o Departamento Municipal de Água e Esgoto, que vai assumir os serviços. A intenção do município é estancar o desperdício de água com investimentos e cobrar dos moradores somente o consumo.
A criação do departamento já foi aprovada pela Câmara Municipal e a partir do próximo ano, a própria cidade vai gerir todo o sistema de tratamento, coleta, resíduos - enfim todo o trabalho que antes era feito pela Sabesp, explica o chefe de gabinete, José Aurélio Paschoal. “Diminui os custos, o departamento não visa lucro. Ainda não temos o valor da redução. O dinheiro é focado na manutenção dos serviços.”
O principal problema enfrentado pelo município com a Sabesp, segundo o chefe de gabinete, é que a empresa não investe em manutenção, ocasionando a perda de mais de 40% da água. “A água de Macatuba é mineral do Aqüífero Guarani. De excelente qualidade e está sendo desperdiçada. O esgoto está 100% tratado.”
Para assumir os serviços, a prefeitura contratou uma consultoria para direcionar os trabalhos. “A estrutura física vai ficar. Temos que implantar um sistema. Em janeiro, a leitura será feita por nós. Os consultores indicaram que os investimentos que deverão ser feitos inicialmente serão recuperados em curto espaço de tempo”. Paschoal ainda não tem o número de contratações que a prefeitura deverá fazer. “A Sabesp mantém os serviços com seis ou sete funcionários. Nós devemos fazer o mesmo.”
Fonte: JCnet / Trincheira do Facioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário