Existe uma forma de manipular pesquisa (mesmo contratando um instituto honesto), que é escolher a data em que ela é feita.
Basta escolher quando um candidato está em superexposição em relação aos demais. Como nos dias em que um partido detém as inserções na TV, o candidato daquele partido sempre é mais lembrado pelo eleitor do que seria, sem as inserções.
Serra subiu de 35% para 38% segundo pesquisa CNI/Ibope. Na verdade oscilou dentro da margem de erro, mas de qualquer forma, em cincunstâncias normais, este seria um resultado razoável para José Serra (PSDB/SP).
Só que as circustâncias não foram normais.
Serra fez, dias antes da pesquisa, uma maratona na TV, apareceu em programas do Ratinho, Hebe, Luciana Gimenez, tudo num esforço para alavancar seu números nas pesquisas e usar como cacife junto à seus correligionários demo-tucanos como demonstração de força, para ficar no controle da sucessão no campo da oposição, e montar coligações e palanques estaduais, em condições favoráveis.
A pesquisa foi muito ruim para quem já é muito conhecido como Serra, e teve tamanha exposição na mídia. O recado da pesquisa é: não emplogou! É candidatura ruim de povo.
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