segunda-feira, 7 de junho de 2010

Araras terá nova eleição para prefeito em julho

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) marcou para 18 de julho a realização de nova eleição para prefeito e vice no município de Araras (SP).
A eleição municipal de outubro de 2008, em Araras, foi anulada porque o prefeito eleito, Pedro Eliseu Filho, e seu vice, Agnaldo Píspico, ambos do DEM, foram cassados por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
No julgamento realizado em junho do ano passado, o TRE entendeu que as seguidas matérias publicadas no jornal Já sobre o vice-prefeito e candidato ao cargo majoritário em 2008, Francisco Nucci Neto (PMDB), tiveram potencialidade para influenciar o resultado da eleição. A decisão da Corte paulista manteve a cassação dos registros de candidatura e a decretação de inelegibilidade por três anos impostas pelo juiz eleitoral. Eliseu foi eleito com 38.770 votos (57,75% dos votos válidos). Em março deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisou recurso, mas manteve a decisão do TRE-SP.
Com a decisão do tribunal eleitoral os 87,4 mil eleitores de Araras devem voltar às urnas no domingo 18 de julho. Na mesma sessão, o Tribunal Regional Eleitoral aprovou o calendário para as novas eleições com o início das convenções marcado para o próximo dia 9 de junho.
Desde julho de 2009 o presidente da Câmara, Nelson Dimas Brambilla (PT), assumiu interinamente a prefeitura de Araras. A posse aconteceu em cumprimento à notificação encaminhada pelo então juiz eleitoral de Araras, Daniel Serpentino. O documento determinou que o presidente do Legislativo assumisse o cargo de prefeito até que, por determinação do TRE-SP, fosse realizada nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Araras.
O líder da Bancada do PT na Câmara, vereador Breno Cortella, explica que o prefeito Brambilla está à frente da prefeitura de Araras há 11 meses. “A cidade não parou, foram feitos investimentos e ações importantes”, lembra. Vereador Breno ressalta que o PT está consciente de sua responsabilidade em gerir um governo interino. “Agora poderemos apresentar nossa proposta e nossa candidatura à população”, afirma.
Breno Cortella acredita que o PT está fortalecido e unificado para disputar as eleições. “Estamos com vários partidos aliados e temos um pré-candidato que é o próprio companheiro Brambilla. Precisamos do apoio de todo o PT nessa nova luta”, conclui.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRE-SP (http://www.tre-sp.gov.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário