Cândido Vaccarezza usou da tribuna da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, para o seu primeiro pronunciamento como líder do Governo na Casa.
Vaccarezza afirmou que “os deputados tem que se orgulhar de ter vivido o ano de 2009”, uma vez que a Câmara teve um papel muito importante no enfrentamento da crise econômica que atingiu o mundo, a mais grave do sistema capitalista.
O líder do governo recordou que o presidente Lula dizia que usava lupa para ver o que acontecia no mundo, com a preocupação de evitar que os reflexos da crise chegassem com força ao Brasil. “O governo Lula tomou as iniciativas certas nas horas certas e reconhece que a rápida e sólida recuperação de nossa economia muito se deveu ao Parlamento brasileiro, que também agiu com agilidade e presteza. Mais do que analisar e aprovar, nós parlamentares aprimoramos as medidas anticíclicas editadas pelo governo o que fez com que o País fosse o último a entrar na crise e o primeiro a sair dela”, afirmou Vaccarezza.
Ainda em seu pronunciamento, Vaccarezza ressaltou que precisará “contar com o apoio de todos para cumprir as funções de líder do Governo e que irá trabalhar com os métodos que o companheiro Henrique Fontana trabalhou na liderança do governo, cargo que ocupou nos dois últimos anos”.
Vaccarezza afirmou também que “não chegaria a líder do governo se não tivesse tido o apoio dos companheiros do PT”. E falou que seu “esforço será no sentido do diálogo, não do confronto” e que buscará “uma pauta comum com os demais partidos da Casa”.
E pediu atenção para esse ano de 2010, “um ano de paixões eleitorais, que pode levar um ou outro a passar dos limites. Não podemos trazer para esta Casa as paixões eleitorais. Não podemos deixar a paixão eleitoral contaminar os trabalhos do Legislativo. Precisamos responder aos anseios que os brasileiros tem na Câmara”. Ele ressaltou que deputado trabalha muito – no Plenário, nas comissões, nos Estados, nos municípios. E que em 2010, são muitas as propostas a serem apreciadas: a que estabelece reajuste para os aposentados, a que reajusta o salário mínimo, a que dá acesso a banda larga, a universidade Brasil-África, além de muitos outros.
E falou da honra de ser o novo líder do governo Lula, um “governo que promove o desenvolvimento econômico, cria empregos, distribui renda. E que fez com que o Brasil ganhasse importância política e econômica em todo o mundo”.
Destacou ainda que, agora, passar a ser o líder do Governo na Casa: “Não sou mais o líder do PT, não um deputado do PT, serei líder do governo, um governo de coalizão que tem uma grande base aliada. Serei o líder da base aliada”.
Assessoria do deputado Cândido Vaccarezza
Nenhum comentário:
Postar um comentário