domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jornada de Mobilização e Lutas debaterá a política de pedágios do governo Serra

Na próxima quarta-feira (5), ocorre na sede do Diretório Nacional do PT (Rua Silveira Martins, 132, Metro Sé), em São Paulo, às 11 horas, a segunda reunião da Jornada de Mobilizações e Lutas organizada pelo PT e sindicalistas petistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores). A reunião contará com a presença de coordenadores das Macros Regionais do PT-SP e de representantes petistas das Subsedes da CUT-SP.
A proposta da Jornada é denunciar para a população paulista os principais problemas das gestões PSDB/DEM no estado, capacitar a militância para o embate e fazer um contraponto das políticas do governo federal e do governo tucano. Durante o encontro serão apresentados dados sobre a situação do pedágio no estado, primeiro tema a ser discutido pela Jornada, e terá o objetivo de subsidiar a militância.
Segurança; Saúde; Educação e Meio Ambiente/Energia também estão na pauta. Os debates regionais ocorrerão de 29 a 31 de março, e devem acontecer nas Câmaras Municipais e em espaços públicos. O ato de rua foi marcado para o dia 1º de abril.

Diagnóstico petista
Segundo estudo realizado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, existem 225 praças de pedágios no estado. A pesquisa aponta que a prática do governo tucano utilizada no setor de transporte foi o baixo nível de investimentos realizados desde 1995 e a utilização da malha rodoviária para fazer caixa por meio de concessões onerosas. Só o governo Serra instalou 82 praças.
Para o secretário sindical do PT, Ângelo D´Agostini, a política não é nova, vem desde FHC e foi aprofundada pelo governo Serra. “A cada 30 km paga-se pedágio e com valores superiores aos federais e, além disso, incluiu a cobrança para as motocicletas". Segundo ele, a sistemática usada pelo governo estadual é tentar enganar a população, ao diminuir o preço de alguns pedágios, construindo novos em curta distância. "Ou seja, são dois pelo preço de um”, denunciou.
A Jornada de Mobilização e Lutas é resultado de um Seminário realizado entre o PT e os sindicalistas petistas da CUT, em 2009, com o objetivo de mobilizar os militantes para a construção de um projeto alternativo para o estado de São Paulo.

Regiões onde serão realizados os debates
· Capital
· ABC
· Guarulhos
· Osasco
· Alta Paulista
· Araçatuba
· Baixada Santista
· Bauru
· Campinas
· Itapeva
· Jundiaí
· Marilia e Ourinhos
· Mogi das Cruzes
· Mogiana
· Noroeste Paulista
· Presidente Prudente
· Ribeirão Preto
· São José do Rio Preto
· Sorocaba
· Vale do Paraíba
· Vale do Ribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário