terça-feira, 3 de novembro de 2009

Debate dos candidatos ao PT Nacional reúne mais de 200 filiados


O debate entre os seis candidatos à Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores lotou o auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo no dia 23. Mais de 250 militantes estiveram presentes no evento a fim de conhecer as propostas dos presidenciáveis. Esse foi o terceiro dos nove debates previstos para o PED (Processo de Eleição Direta) Nacional deste ano.

Os candidatos e seus respectivos números são: Markus Sokol (110), Iriny Lopes (120), José Eduardo Cardozo (140), Geraldo Magela (150), Zé Eduardo Dutra (180) e Serge Goulart (190). A mesa de debates foi coordenada pelo presidente estadual do PT, Edinho Silva.
Após sorteio para definição da ordem das falas, cada candidato teve 10 minutos para a análise da conjuntura nacional e apresentação de propostas. Logo em seguida, o Plenário pôde fazer intervenções e questionamentos aos candidatos, também por meio de sorteio da mesa coordenadora. Para as respostas e considerações finais, cada candidato teve de 3 a 5 minutos.
Em comum, entre outros pontos, os concorrentes defenderam o fortalecimento do papel da militância nas decisões partidárias, o protagonismo do PT na produção de políticas públicas e o aprofundamento das mudanças iniciadas no país pelos dois governos Lula. A possível candidatura da Ministra Dilma Rousseff à Presidência da República também foi foco das falas, além da necessidade de discutir a política de alianças.
As eleições do PED em todos os níveis (nacional, estaduais, municipais e zonais) ocorrem no dia 22 de novembro. Em São Paulo, de acordo com balanço apresentado pela Secretaria de Organização em setembro deste ano, 294.404 filiados do PT estão aptos para votar. Segundo dados da Secretaria de Organização, no último PED realizado em 2007, 77.158 filiados foram às urnas no estado de São Paulo. O número é bem superior ao de 2001, quando compareceram 46.836 filiados. Hoje, o PT está organizado em 622 municípios do estado, sendo 457 Diretórios Municipais e 165 Comissões Provisórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário