sexta-feira, 16 de julho de 2010

Site questiona prêmio recebido por secretário de Educação de Botucatu. Prefeitura garante que prêmio é importante

“Criada em 1955, a Palma de Ouro do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados prêmios do cinema mundial, mudou de aspecto diversas vezes ao longo de sua história e, inclusive, chegou a ficar desaparecida por dez anos, mas é uma jóia de ouro autêntico.” (Agência de Notícias).
Ganhar a Palma de Ouro é um sonho para quem faz cinema no mundo inteiro.
A inventividade do brasileiro criou há sete anos o Palma de Ouro. Um prêmio, segundo consta, para os 100 municípios brasileiros que mais se destaquem em Educação, anualmente. “Questões relacionadas ao pluralismo de idéias, valorização dos profissionais e igualdade de condições na educação, são os principais critérios de seleção”, conforme palavras atribuídas aos organizadores do evento por um dos agraciados (Prefeitura de Areia – PB).
A pompa que essa premiação simboliza – “MELHORES DO BRASIL EM EDUCAÇÃO”, levou-nos a procurar conhecê-la. A nossa primeira grande surpresa foi a dificuldade em identificar os promotores do evento. A nossa dedicação em pesquisar diversos instrumentos de buscas da internet não deu resultado, entre eles o poderoso google. Buscamos também junto aos diversos sites dos municípios condecorados e nenhuma citação sobre isso, salvo aquela de Areia (PB) e nos estritos termos do parágrafo anterior.
Sempre na intenção de aprofundar o conhecimento sobre a promoção, passamos a não somente verificar os municípios ganhadores em 2010 como também a justificativa para escolha. Em todos que levantamos nada de citações mais objetivas sobre a conquista ou indicação de um projeto que se sobressaísse como referência para os demais. Comum a todos, uma operação de marketing em que se colocava o município proclamado na condição de DESTAQUE NACIONAL.
A relação dos 100 escolhidos se mostrou tão misteriosa quanto a do(s) promotor(es). Salvo local e período em que se prestariam essas homenagens, de 20 a 23.06.10, no Balneário Camboriú (SC), nada mais ficou claro. Para identificar parte deles, tivemos que nos valer de uma pesquisa individualizada e difícil. No parágrafo seguinte enumeraremos esses casos.
Novamente se repete um fato curioso. Paramos no 12º município do estado do Ceará, apenas na versão 2010. Constam: Quixadá, Quixeramobim, Iguatu, Quixelô, Icapuí, Ocara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Uruburetama, Saboeiro, Potengi e Tauá. Portanto, é provável que esse número seja bem maior. A esmagadora maioria dos municípios contemplados é do interior da região nordeste. Por que isso? Será que está havendo uma revolução no sistema educacional nos grotões sertanejos?
Quase desistindo dessa procura, eis que surge o nome do promotor e até de uma madrinha. A Promoção é de Luiz Ogregon, paranaense, e a Madrinha Anna Cristina Barrichello, que também é secretária de educação do Balneário Camboriú, local da solenidade. A mesma empresa patrocina outro “grande evento” que premia os 100 melhores municípios brasileiros em políticas ambientais.
A questão se resume a dois pontos: quanto custa ao contribuinte essa promoção e o quanto esse prêmio é merecido.
Publicado em 29 junho 2010 por Anderson Mota
Fonte: http://observatoriodosinhamuns.com/2010/06/29/premio-palma-de-ouro-destaque-nacional-duvidoso/

Veja comentário postado pelo secretário de Croatá, no Ceará, em outro site
O Prêmio ?PALMA DE OURO?, entregue no "Educa Brasil no Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação", sempre divulgam para os 100 melhores do Brasil, mas na realidade esse premio é pra todos que confirmam participação no evento. São Convidados mais de 1000 e todos que participam recebe. Sou Secretário, fui e recebi...mas não acredito que seja pra os melhores...
José Almilton Charles, Croatá-CE
Fonte: http://www.portalcdp.com.br/noticias/secretario-de-educacao-e-destaque-entre-os-100-melhores-do-brasil-1651.html

Notícia do prêmio foi destaque no site da Sangari, aquela do contrato dos R$ 10 milhões. Confira

Outro Lado: Prefeitura ressalta importância do prêmio
Segundo notícia publicada no site da Prefeitura de Botucatu, o Prêmio Palma de Ouro é entregue aos 100 melhores gestores municipais de Educação em todo o país. Além da premiação, os homenageados participarão de palestras e terão a oportunidade de apresentar alguns de seus principais projetos.
Pelo segundo ano consecutivo, o secretário de Educação de Botucatu, Narcizo Minetto Júnior, será agraciado com o prêmio. Entre os critérios avaliados para a escolha dos gestores, entre mais de 5.500 municípios brasileiros, estão questões relacionadas ao pluralismo de ideias, valorização dos profissionais e igualdade de condições. Foram analisadas e compiladas informações de diversos quesitos. Os pesquisadores utilizaram as home pages dos Ministérios, Secretarias das Unidades da Federação, Associações de Municípios, Instituições de Ensino, Federações e Prefeituras para definir os premiados.
Segundo os organizadores, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Educação, por se destacar na elaboração de projetos pedagógicos que visam o pleno desenvolvimento da educação e a integração das ações do poder público para melhorar a qualidade de vida da população, como também no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos.
“Fico extremamente feliz em constatar que o trabalho de toda a equipe da Educação continua sendo reconhecido. Temos profissionais dedicados e altamente capacitados que contribuem, no dia a dia, para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido pela rede pública municipal. Ainda temos um longo caminho a percorrer mas já temos obtido resultados altamente significativos que nos credenciam a transformar a educação oferecida em Botucatu em referência para todo o país. Mais do que cumprir $3>s de gastos, nossa preocupação maior é garantir atendimento pleno e de qualidade as nossas crianças. E nada disso seria possível sem o apoio incondicional do prefeito João Cury”, frisa Minetto.

fonte: Trincheira do Facioli (www.trincheiradofacioli.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário