segunda-feira, 26 de julho de 2010

Muita vela pra pouco defunto!

Segundo a empresa que organiza o tal premio "Melhores da Educação no Brasil" (pelo menos é o que consta em alguns sites que pesquisei), cujo secretário de Educação de Botucatu, professor Minetto, também recebeu, os critérios de seleção dos vencedores são baseados em uma pesquisa na internet e no levantamento de informações sobre o município. Como se observa, critérios nada objetivos ou técnicos, pelo menos é isso que está sendo questionado pelo PT em seu blog e Boletim Eletrônico.
Segundo conversa com um secretário de uma cidade que também já recebeu o convite, o documento é enviado para vários municípios e os que se inscrevem e compram o pacote de hospedagem são premiados. Se alguém desistir, chama-se outro. Não por acaso, a maioria dos municípios são do Nordeste e muitos foram premiados pela 2ª vez. Aliás, o 5º Educa Brasil aconteceu em novembro de 2009 e em junho já foi realizado o 6º.
Apesar de pouco relevante, não vejo nada de ilegal na premiação ou na presença do Secretário. A decisão de receber ou não é um julgamento de cada um. Muitos secretários que receberam o convite não deram a menor importância para o prêmio, inclusive este que conversei pelo telefone. Também não quero questionar algumas boas ações que estão sendo desenvolvidas na área da educação nos últimos anos, na verdade só acho que é muita vela pra pouco defunto. Aliás, no site da empresa Obregon, que organiza o prêmio, não achei nenhuma menção ao evento.
Percebo outra curiosidade interessante quando olhamos para a relação dos 60 municípios que receberam a premiação em 2010. Só por curiosidade, levantei o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios. Dá para perceber que a maioria não está entre os melhores, pelo contrário, está entre os piores municípios em termos de ensino segundo o índice. Alguns deles até podem realizar um trabalho de qualidade, mas fica difícil acreditar pelos motivos que já mencionei.
Outra curiosidade, o próprio município de Camboriu/SC, que sediu a entrega do prêmio e apresentou 4 projetos no encontro não está entre os melhores do Estado de Santa Catarina segundo o IDEB. Enquanto a cidade turística tem nota de 4,6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 3,5 nas séries finais, a média do Estado de Santa Catarina é, respectivamente, 5,2 e 4,5. Pelo menos 70% dos municípios de Santa Catarina são melhores avaliados pelo IDEB do que Camboriu.

fonte: Trincheira do Facioli (www.trincheiradofacioli.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário