O Diretório Estadual do PT São Paulo realizou, entre 14 e 16 de agosto, o curso de formação para monitores e monitoras que implementarão, em cada uma das macro-regiões, a jornada de formação para nossos vereadores e vereadoras. Essa iniciativa foi idealizada, organizada e executada pelas Secretarias Estaduais de Assuntos Institucionais e Formação Política.
O objetivo é qualificar nossos vereadores e vereadoras para a ação parlamentar propriamente dita, como também buscar uma maior integração dos/as que cumprem tarefa no parlamento em 300 cidades do estado de São Paulo. Sabemos que estes companheiros e companheiras têm a possibilidade de expressar as posições do PT nas tribunas das Câmaras Municipais, como também nos diversos meios de comunicação, espaços nos quais devemos apresentar nosso projeto democrático e popular, as conquistas do governo federal, e, principalmente, nossas diferenças em relação aos tucanos, que há quase três décadas comandam o governo estadual.
O curso contou com 70 participantes, de 17 macro-regiões que durante três dias debateram conjuntura, a história do PT e suas resoluções, o modo petista de legislar e ferramentas para o acompanhamento das ações do governo federal. Debateu-se, também, a atuação dos petistas no parlamento – de oposição e situação, técnicas legislativas, a crise econômica e os desafios para 2010. No final, houve uma oficina para a construção do calendário estadual da jornada, que ocorrerá em todo o estado, nos finais de semana de 29-30 de agosto e 12-13 setembro.
A atividade foi muito rica. Os participantes puderam ter acesso à pluralidade das opiniões existentes em nosso Partido. Discutimos aspectos técnicos da atuação parlamentar, mas com forte conteúdo político, pois acreditamos que todo nosso esforço em capacitar nossos vereadores e vereadoras deve estar a serviço da construção de uma polarização programática com os demo-tucanos em São Paulo. O importante foi que os participantes compreenderam a expectativa da direção partidária e responderam à altura. Todos puderam apresentar os limites e perspectivas da atuação em cada região, e puderam compartilhar os desafios, que tem muita semelhança apesar da diversidade econômica e política de nosso estado.
A jornada de formação de vereadores e vereadoras nas macro-regiões se soma às diversas iniciativas que o PT-SP tem realizado desde 2008, com objetivo de colocar nossa militância política – social e institucional – em movimento permanente. Essa parceria, entre as secretarias de Assuntos Institucionais e Formação Política, teve início em 2008 com o curso para os/as candidatos/as a vereador e coordenadores/as de campanhas municipais, também realizados em parceria com as macro-regiões. Conjuntamente, organizamos no final do ano passado o encontro de prefeitos e prefeitas e vice-prefeitos/as ( e já aconteceram outros esse ano) que foi um importante ponto de partida para a organização dessa importante frente institucional.
Encerrado o processo de caravanas, que percorreram todo o estado, o PT-SP voltará às macro-regiões com essa jornada de formação para dos/as vereadores/as , na seqüência, no processo de construção e debate do programa de governo para 2010.
Todo esforço coletivo da direção partidária é para criar as melhores condições para enfrentarmos as duras batalhas do próximo ano. Trabalhamos para que Dilma Roussef seja a candidata mais votada a presidente em São Paulo. E, temos certeza que o/a candidato do PT a governador/a irá para o segundo turno e vencerá as eleições no estado, pondo fim a mais de duas décadas de hegemonia conservadora e neoliberal.
Edinho Silva é presidente estadual do PT-SP
Angélica Fernandes é Secretária de Formação do PT-SP
Luiz Turco é Secretário de Assuntos Institucionais do PT-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário