quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carlos Trigo pede instrutor de Libras para atuar junto ao NAPE

Foi aprovado, na última sessão da Câmara Municipal, um requerimento de autoria do vereador Carlos Trigo [PT], que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de realizarem estudos e adotarem providências no sentido de efetuar a contratação de um instrutor de 'Língua Brasileira de Sinais - Libras', que seja usuário dessa Língua para atuar juntamente ao NAPE - Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira.
O vereador explica seu pedido. “Políticas públicas que priorizem a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva são muito importantes. De acordo com o artigo 2º da Lei nº. 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências, “deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”. Bem, o papel do instrutor surdo vem ganhando espaço em diferentes projetos, uma vez que é o trabalho deste educador propiciar às crianças surdas condições para a interlocução na Língua Brasileira de Sinais e análises mostram que, no desenvolvimento das atividades, o instrutor surdo emprega formas de manejo diretivas, assumindo assim, o papel de “professor”, transformando jogos e brincadeiras em “aula”, e que quanto às interações que estabelece através da língua de sinais, ele privilegia o ensino do vocabulário, utilizando-se dessa língua para designar o mundo, sendo, portanto, uma figura imprescindível no contexto de projetos sócio-educacionais que se pautam por uma abordagem bilíngüe, Além disso, o professor surdo oferece aos alunos surdos melhores possibilidades do que o professor ouvinte, no tocante ao ensino de Libras, já que o contato entre crianças, jovens e adultos com surdez favorece a aquisição da destacada Língua. Por conta de todos esses aspectos considero importante oferecer um instrutor de Libras nesse nível para atuar junto ao Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira”, informa Trigo.
O requerimento do vereador do PT é direcionado ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Educação, Narcizo Minetto.
Fonte: Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário