quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BOLETIM PT ALERTA

Ano 01 - Nº 25 – 19 de Agosto de 2009
Publicação do Diretório Municipal do PT de Botucatu

PT de Botucatu estréia o seu Blog
Procurando interagir cada vez mais com seus filiados e a sociedade botucatuense, o PT de Botucatu colocou no ar o seu Blog. Trata-se de mais um canal de comunicação online, ampliando o espaço de discussão sobre a política local e nacional. O endereço é http://ptbotucatu.blogspot.com Começamos com o Boletim, que já está no número 25, e agora vamos de Blog. Segundo o Diretório Municipal do PT vem muito mais por aí. É só aguardar...

Que rapidez!
É impressionante a rapidez com que andam as obras dos pedágios na rodovia Marechal Rondon. Parabéns mais uma vez ao governador Zé Pedágio. Pena que a mesma agilidade não é percebida quando o assunto é Fórum e CDP. Parabéns também ao governo tucano/comunista de Botucatu, que sempre demonstrou uma passividade incrível.

Medo do que?
A bancada do PT de Botucatu enviou um requerimento solicitando que o Chefe de Gabinete e o Secretário de Segurança comparecessem ao plenário da Câmara para darem esclarecimentos sobre os critérios utilizados para concessão de alvarás em festas na cidade.
Matérias veiculadas pela TV TEM revelaram um lado obscuro e nada democrático na distribuição dos documentos. Pena que a bancada do prefeito entendeu que o assunto não deva ser esclarecido e votou contra. O voto minerva, encerrando o assunto, foi do presidente da Casa. Quando o PT era governo, diversos secretários foram à Câmara esclarecer assuntos de interesse da sociedade. Diz o ditado: quem não deve...


A Grande Arrancada!
Depois de só patinar até agora, o governo tucano/comunista promete uma série de obras na área de educação. A maioria delas já estava programada pelo governo do ex-prefeito Ielo. Como a festa foi grande, a população de Botucatu espera que, até que enfim, alguma coisa saia do discurso, porque até agora, os tucanos mostraram que são bons só de gogó e propaganda.

Folclore
E por falar em educação, pelo que parece, a Prefeitura não deve mais realizar o Festival Nacional do Saci, sucesso desde 2001. Segundo alguns funcionários da Secretaria de Educação, o Secretário da Grande Arrancada disse, no início do ano, durante uma reunião com diretores da rede municipal, que não queria mais ouvir falar sobre saci. O Secretário tucano teria dito que a utilização da figura folclórica é preconceituosa. Pena que Monteiro Lobato, o maior escritor infanto-juvenil da história do Brasil, não pode se defender.

Segurança pública: estatísticas evidenciam incompetência dos tucanos
As estatísticas criminais referentes ao segundo trimestre de 2009, divulgadas recentemente pelo governo Serra evidenciam que falta competência aos tucanos para garantir segurança aos paulistas. Os últimos dados oficiais mostram um crescimento assustador da criminalidade no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo trimestre de 2008.
Os números mostram que o homicídio doloso, que já havia crescido 0,70% no primeiro trimestre, aumentou 11,6% no período. O crime de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, teve aumento de 39,3% em relação ao segundo trimestre de 2008. O crime de estupro cresceu 16,9%. Os roubos, excluídos os de veículos, cresceram 18%, sendo que o roubo de veículos teve um aumento de 24,2%. Os roubos de cargas também aumentaram em 21,9% e os furtos de veículos em 7,7%, enquanto que os outros furtos cresceram 0,5%.

O aumento da criminalidade em São Paulo é alarmante e vários fatores contribuem para a escalada da violência. O principal deles é a deficiência do policiamento preventivo, responsabilidade da Polícia Militar. A cada dia que passa torna-se mais raro encontrar uma viatura da PM nas ruas. Os 93 mil policiais militares do Estado não estão sendo empregados prioritariamente para garantir a segurança da população. Os que cumprem essa missão estão desestimulados em razão dos baixos salários que recebem e cansados em razão da necessidade imperiosa de trabalhar em “bicos” para poder sustentar suas famílias. Além disso, encontram-se aterrorizados em razão dos cotidianos ataques praticados por organizações criminosas que os têm como alvo.
Também contribui para o aumento da violência o baixo número de crimes esclarecidos pela Polícia Civil, responsável pelas funções de polícia judiciária e de apuração das infrações penais. Assim como os policiais militares, os policiais civis também estão desmotivados em razão dos irrisórios salários que o Estado lhes paga e a prioridade da maioria deles são os “bicos” onde têm salários maiores.
Outros fatores que contribuem para a escalada da violência em São Paulo são a corrupção e a violência policial. É raro o dia em que não são noticiados casos de corrupção e de violência da polícia. Fica evidente que governo que não consegue evitar a corrupção e a violência na sua polícia não conseguirá garantir a segurança da população.
Além disso, a falta de uma política pública de segurança que estabeleça formas articuladas de ação policial com políticas sociais, priorizando sempre a prevenção, criando critérios e métodos uniformes para o exercício das atividades policiais e fixando metas a serem atingidas, é uma deficiência a ser corrigida.
A Bancada do PT na Assembléia Legislativa continuará a exigir do governo Serra providências urgentes para que o Estado cumpra seu papel, garantindo a necessária segurança da população.
Fonte: Diretório Estadual

Vox Populi contradiz Datafolha e mostra Dilma cada vez mais próxima de Serra.
Pesquisa Vox Populi divulgada pela TV Bandeirantes na noite desta terça-feira (18), sobre a sucessão presidencial, mostra números bem diferentes dos apresentados pelo Datafolha no último fim de semana. Segundo o Vox Populi, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), continua crescendo na preferência do eleitorado e se aproxima cada vez mais do tucano José Serra.
No cenário em que os dois disputam com Ciro Gomes (PSB) e Heloisa Helena (Psol), a diferença de Serra para Dilma é de apenas nove pontos (30% a 21%).
Já o Datafolha, no mesmo cenário, havia apontado uma distância de 21 pontos (37% a 16%). Ciro, nessa simulação, teria 17% no Vox Populi e 15% no Datafolha, enquanto Heloisa Helena aparece com 12% nos dois levantamentos.
O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 24 estados, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, O Datafolha diz ter ouvido 4,1 mil pessoas entre 11 e 13 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Fonte: Diretório Nacional

2º Colóquio Nacional PT e Movimentos Sociais ocorre em setembro, em São Paulo
O PT vai realizar o 2º. Colóquio Nacional PT e Movimentos Sociais nos dias 12 e 13 de setembro, em São Paulo no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330 – Consolação).
De acordo com a Secretaria Nacional de Movimentos Populares, o evento servirá para o aprofundamento dos temas da presente conjuntura política e para a busca de elementos comuns de luta e esforço político entre o PT nacional e os principais movimentos sociais nacionais.
Durante o Colóquio participarão 100 dirigentes políticos – 40 indicados pelo PT, incluindo nesta delegação dirigentes partidários, parlamentares e integrantes do governo e 60 convidados dos movimentos sociais.
Durante os dois dias, os participantes debaterão sobre a conjuntura política, econômica e social atual; o legado do governo Lula e a avaliação dos movimentos sociais; a construção de uma pauta comum de ação para o PT e os movimentos sociais em 2009 e 2010 (consolidação de instrumentos consolidados pelo governo Lula ainda não institucionalizados; demandas históricas dos movimentos sociais em tramitação no âmbito do governo ou do Legislativo a serem priorizadas; medidas de caráter anti-neoliberal de enfrentamento da crise) e o projeto democrático e popular para o Brasil.
A comissão organizadora deste evento, indicada pelo Diretório Nacional do PT, é composta por Renato Simões, Secretário Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT; José Eduardo Cardoso, Secretário Geral do PT; Gilberto Carvalho e Luiz Dulci, dirigentes nacionais do PT; e Aloísio Mercadante e Cândido Vacarezza, líderes das bancadas no Senado e na Câmara dos Deputados.
A confirmação da participação e do nome do representante desta entidade pode ser confirmada junto à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, pelos e-mails ptrenatosimoes@terra.com.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ; silvia@pt.org.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ; e maristella@pt.org.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Solicitamos que essa indicação ocorra até o dia 5 de setembro, para melhor organização.
Mais informações pelos telefones: 19.8197-4058 (Renato Simões); 11.3243-1382 (Silvia Ramos) e 61.3213-1425 (Maristella Matos). A programação das mesas será encaminhada oportunamente às representações indicadas.
Fonte: Diretório Nacional

País poderá ter até 700 mil novos empregos no fim do ano, crê Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que até o final do ano o Brasil terá entre 600 mil e 700 mil novos empregos. Ele fez essa estimativa ao comentar o resultado divulgado hoje do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do (Caged) Ministério do Trabalho, que registrou 138.402 novos postos de trabalho no mês de julho, o melhor resultado do ano e o sexto mês consecutivo de aumento.
“O resultado do Caged sobre 138 mil novos empregos demonstra que a economia brasileira já está em recuperação gerando empregos enquanto outras economias ainda gerando desemprego. Saímos na frente e até o final do ano deveremos acumular um resultado de emprego bastante positivo. Eu acho uns 600 mil a 700 mil novos empregos", disse o ministro.
Mostrando bom humor, Mantega disse que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é mais otimista que ele, pois tem a expectativa de 800 mil a 1 milhão de novos empregos em 2009. “Tomara que ele esteja certo”, afirmou.
Segundo Mantega, “a manutenção do emprego foi fundamental para o país superar a crise porque garantiu o mercado consumidor e o consumo e que as empresas continuassem a produção. A crise já está superada no Brasil. Até o final do ano, a economia vai girar mais empregos ainda porque a economia estará mais aquecida".
Fonte: Diretório Nacional

Um comentário:

  1. Primeiro, parabéns!! A criação deste blog atende a uma necessidade dos filiados. O boletim PT ALERTA tem de continuar. Mais uma vez parabéns.
    A respeito da atitude preconceituosa do Secretário de Educação, parece que ele não entendeu nada do papel cultural que tem o saci para nossa cidade. De um sujeito com uma visão tão tacanha podemos aguardar mais atitudes peconceituosas. Isso só prova que as coisas sempre podem piorar.

    ResponderExcluir