terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Vereador que fez e não fez

Gostaria se possível, ocupar um pouco o espaço para esclarecer a população do Jardim Dona Marta em Rubião Junior e de Botucatu do seguinte fato, rede coletora de esgoto no Jardim Dona Marta.

Desde o ano de 2003, quando estivemos pela primeira vez na SABESP procurando informações sobre o assunto em questão, descobrimos que existia um projeto denominado projeto cólera para o loteamento, só que o mesmo estava arquivado. A partir de então, tivemos várias conversas com o gerente da SABESP da região o Sr. Artur Esteves Bronzatto que por várias vezes nos prometeu que o problema seria resolvido, a cada ano que se passava novas cobranças eram feitas e as promessas se repetiam e até então nada resolvido.

Pois bem, sabendo que a SABESP não iria executar a obra por vontade própria, em Fevereiro do ano de 2010, fizemos um abaixo-assinado com a população do Bairro para solicitar a implantação da rede coletora de Esgoto no Bairro Jardim Dona Marta, este abaixo-assinado, levamos ao Ministério Publico, solicitando a interferência do mesmo para intervir na solução do grave problema de Saúde Publica existente no Bairro com o esgoto correndo a Céu aberto, Já que a SABEST, desde 2003, vinha fazendo promessas e nunca realizava esta obra, este abaixo-assinado, foi protocolado no Ministério Publico às 14h56min do dia 16/03/2010 com o numero 000880. Este mesmo abaixo-assinado foi protocolado na Ouvidoria Municipal no dia 29/03/2010 com o número 114682010.

A promotoria enviou Oficio para CETESB solicitando que fosse feito levantamento da real situação do Bairro, fui procurado pela CETESB e passei todas as informações necessárias para que o levantamento dos problemas fosse feito pela CETESB e passado o relatório para o Ministério Publico.

Foi encaminhado Ofício para a SABESP solicitando informações do problema, e também ouve uma audiência da Promotoria com a SABESP. Também, foi encaminhado um Oficio a Prefeitura Municipal, (um Ofício não dois Ofícios) solicitando informações sobre o problema existente no Bairro.

Na minuta da Renovação do contrato da SABESP com a Prefeitura, consta no plano de investimentos para 2010, o Jardim Dona Marta, só que nos sabendo que a SABESP não iria realizar a obra no ano que se passou, fizemos o abaixo-assinado encaminhando ao Ministério Publico e a Ouvidoria Municipal, solicitando a realização desta obra, em resposta dada ao Ministério Publico, foi dada a resposta que nos já sabíamos, a SABESP teria adiado a obra para 2012. Mas para nossa surpresa e ao mesmo tempo alegria, Em 30/08/2010, recebi o e-mail da Ouvidoria Municipal informando que a tão sonhada obra foi autorizada pela secretaria estadual de Saneamento e Energia.

No mesmo dia 30/08/2010, em conversa via telefone em um programa de Radio com o Superintendente da SABESP, Layre Colino Júnior, ele nos informou que a obra realmente, começaria até Novembro. Só que na primeira semana de Setembro, surgiu o pai da obra o vereador por Rubião Júnior que com um passo de mágica, teria conseguido a obra, e fez um enorme bla bla bla, e no dia 17/09/2010, foi lançada a obra (que finalmente foi executada em parte), e depois de tanto auê, bla-bla-bla e oba-oba com a obra, no dia 30/09/2010, o vereador distribuiu no Bairro uma carta falando a população de que, quem conseguiu a tão sonhada obra foi o Jose Boranga, que era Candidato a Deputado Estadual e que é da SABESP, atrelando assim a obra ao Candidato com a intenção de angariar votos para o Candidato, que não foi eleito.

Pergunto como acreditar em uma pessoa que uma hora fala uma coisa e outra hora fala outra, será que a antecipação da obra foi pensando na população ou na candidatura do funcionário da SABESP, nada contra ao ex candidato, mas tudo a favor da antecipação da obra que já deveria ter sido executada há muito tempo, e que se não fosse a Eleição, a obra não teria sido executada antes que fosse expedido o mandado judicial pelo Ministério Publico, quero dizer também que é muito importante para a população à realização desta obra, só não pode ficar nesse fez não fez, às vezes uma eleição é muito bom, só falta coerência. Vamos ser sinceros será que esta obra não é fruto da mobilização da população que procuro ajuda aos órgãos competentes para solucionar o problema.

Quero dizer também que, a obra não foi feita por completo, ficou faltando um quarteirão, que fica justamente as margens da nascente de um córrego, mas quero dizer que continuamos com o Ministério Publico tentando solucionar o problema por completo.

Quero agradecer o trabalho da Ouvidoria por colaborar com a solicitação dos moradores com esta obra de suma importância para a população e a secretaria Estadual de Saneamento e Energia pela antecipação da obra e também a SABESP pela execução da obra, (mas falta um quarteirão). Gente pare com tanto auê vamos fazer as coisas com a razão e não com a emoção. Quero falar para a população que este trabalho já vinha sendo feito há muito tempo.

Quero informar que, esta obra não foi executada de acordo com o projeto original que existia na Prefeitura Municipal, que o ex Prefeito Antonio Mario Ielo me mostrou, já que o projeto original constava de duas mini elevatórias uma na região da Rua C e outra no final da Rua E, para bombear os dejetos da Rua C para a outra da Rua E, e consequentemente para a estação elevatória principal que foi construída na Rua Carlos Frederico para atender o Conjunto Habitacional que seria construído para Famílias que moravam em áreas de risco, que até hoje, não saiu do papel.
Muito Obrigado.

Atenciosamente

Manoel Oliveira

Segue abaixo trecho do e-mail da Ouvidoria Municipal.
Prezado Sr. Manoel
A fim de atendermos solicitação de implantação da rede de esgoto no Jardim Dona Marta, fizemos gestões junto aos secretários municipais envolvidos.
Realizou-se reunião com a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, que visitou Botucatu nesta sexta-feira [27] acompanhada do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Cidade Semeghini, participou de uma reunião com o prefeito João Cury Neto. A secretária também autorizou a antecipação para este ano, do início das obras para implantação do sistema de esgoto no Jardim Dona Marta, no Distrito de Rubião Júnior, que no plano de investimentos da Sabesp estava prevista para ocorrer apenas em 2012. Sr. Manoel, enfim tão esperada obra. A Ouvidoria Municipal espera ter contribuído com sua solicitação e fica ás ordens para o que mais precisar.

Atenciosamente,

Isabel Cristina Rossi Conte - ouvidora municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário