sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mensagem aos Filiados, Militância e Simpatizantes

"Vamos sair para a rua, vamos festejar, nós não tivemos medo de ser feliz e não vamos ter medo de continuar".

Estamos começando mais uma campanha eleitoral, talvez seja a eleição mais difícil de nossa história, a primeira eleição que não teremos Lula como nosso candidato a Presidente, mas uma eleição em que temos o governo do Presidente Lula como nosso referencial, um governo que gerou empregos, incluiu pessoas, fez o Brasil crescer, hoje temos um Brasil soberano.
Agora é hora de elegermos Dilma e reafirmar todas essas conquistas, que não são somente nossas, mas de todo o povo Brasileiro.
A população botucatuense está sentindo na pele o que significa o retorno do PSDB, portanto, não devemos deixar isso acontecer no nosso país.
Também é chegada a hora de termos um governo do PT no estado de São Paulo, vamos eleger o companheiro Mercadante e refazer a história do nosso estado.
Se o modo Petista de governar deu certo no Brasil com Lula, em Botucatu com Ielo, é claro que vai dar certo em São Paulo com Mercadante.
Para Deputado Estadual após intenso debate, o Diretório Municipal decidiu que devemos ter um candidato da Região de Botucatu e que esse candidato é o nosso companheiro Lelo Pagani.
Lelo Pagani foi líder do governo Ielo e hoje é líder da nossa bancada na Câmara Municipal e vem exercendo com muito bom senso e coragem o seu papel, sendo oposição ao governo tucano e defendendo as bandeiras petistas em que acreditamos.
Lelo Pagani é um companheiro preparado para ser o nosso Deputado, isso demonstra a sabedoria do Diretório Municipal em indicá-lo para ser nosso candidato.
Lelo Pagani é o candidato do Diretório Municipal de Botucatu.
Portanto, conclamo a todos os nossos filiados, militantes e simpatizantes a entrarmos fortes e unidos nessa campanha.
Juntos somos mais fortes.
Juntos elegeremos Dilma, Mercadante, Marta e Lelo Pagani e os nossos deputados federais.

Abraços

Carlos Ramos
Presidente do Diretório Municipal

Dilma lidera e abre vantagem na pesquisa Ibope

Mais uma pesquisa eleitoral mostra a candidata Dilma Rousseff como a preferida do eleitorado. Contratado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope divulgou hoje uma pesquisa que aponta Dilma com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato da oposição José Serra. Marina Silva, do PV, tem 7%. Segundo o Ibope, 12% do eleitorado ainda estão indecisos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Num possível segundo turno entre Dilma e o tucano, ela teria seis pontos de vantagem. A candidata é citada por 46% dos entrevistados, contra 40% do adversário. O Ibope realizou 2.506 entrevistas em 174 municípios de todo o País, entre os dias 26 e 29 de julho

No levantamento anterior do Ibope, Dilma e o candidato tucano estavam empatados com 36%. Marina tinha 8% das citações. A pesquisa também apontava empate entre os dois numa disputa de segundo turno, com 43%.

Na semana passada, o Instituto Vox Populi já havia mostrado a preferência do eleitorado por Dilma. A candidata petista liderava com 41%, contra 33% do adversário. Dilma está à frente nas preferências de acordo com três institutos (Vox Populi, Sensus e Ibope) e empatada em apenas um (Datafolha).

O Ibope também divulgou a avaliação da população sobre o governo Lula. A pesquisa mostra que 77% dos entrevistados consideram a gestão petista ótima ou boa. Outros 18% disseram que o governo é regular. Só 4% consideraram o governo ruim, e 1% não respondeu.

Mecadante na Folha e Uol







A direita tenta dar golpe a cada 24 horas neste país, diz Lula em Porto Alegre

No comício de Dilma Rousseff (PT) e Tarso Genro (PT), realizado na noite do dia 29, no Ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre (RS), o presidente Lula saudou a militância entusiasmada, de pelo menos 10 mil pessoas, lembrando que a campanha eleitoral está apenas no começo e é um luta sem trégua.
Lula lembrou que, mesmo após vencer as eleições de 2002 e 2006, os adversários continuaram em campanha para derrubá-lo, e foi o apoio e a mobilização popular, que sempre garantiu sua sustentação política:
“A esquerda pensa que sabe fazer barulho. Mas foi no governo que nós aprendemos que se a esquerda faz oposição a direita tenta dar golpe a cada 24 horas neste país. Foram oito anos de provocações, de ataques, de infâmias. Essa elite brasileira que faz política às vezes de forma sórdida, não aquela que trabalha, ela agüentou o Getúlio Vargas governando esta país por 15 anos com autoritarismo, mas em quatro anos de democracia essa elite levou Getúlio a dar um tiro no coração. Mandei dizer a essa direita: Vocês mataram Getúlio, obrigaram João Goulart a renunciar, mas se vocês quiserem me enfrentar eu não estarei no meu gabinete lendo os jornais de vocês, estarei na rua conversando com o povo brasileiro”.
Lula disse também que os adversários estão tentando impedi-lo de fazer campanha para Dilma na TV: “Vocês sabem que os meus adversários estão fazendo tudo para impedir que eu apareça na TV apoiando o Tarso e a Dilma. Tem adversário que fala, 'o Lula é tão bonzinho que não deveria se meter nas eleições, ele é presidente e tem que ser o magistrado'. Quando eles estavam tentando me derrubar não me achavam magistrado”.
O presidente afirmou ainda que é hora de eleger Dilma: "Esse país não pode ser governado apenas com a sabedoria da cabeça. Tem que misturar a sabedoria com a sensibilidade do coração. E ninguém tem mais sensibilidade do que uma mãe."

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Isso que é gostar de gente... de verdade!!!

Procuradoria impugna mais 16 candidaturas em São Paulo

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo impugnou mais 16 pedidos de candidatura por considerar que os postulantes se enquadram na Lei da Ficha Limpa. Um dos impugnados pediu registro de candidato a vice-governador, três tentam ser candidatos a deputado federal e 12 a deputado estadual.
O candidato a vice-governador impugnado é Aldo Josias dos Santos, do PSOL.
Dentre os postulantes a deputado federal, estão os nomes de Renato Amary (PSDB) e Guilherme Campos Júnior (DEM), que tentam a reeleição.
Entre os que tentam uma vaga na Assembleia Legislativa, foram impugnados Edmir Chedid (DEM), João Caramez (PSDB) e Mauro Bragato (PSDB). Eles atualmente ocupam o cargo de deputado estadual.
Outro nome nesta lista é o de Maurício de Oliveira Pinterich (PSDB), que foi subprefeito em São Paulo.
Com as impugnações divulgadas hoje --a segunda das quatro listas que a Procuradoria vai publicar--, o número total chega a 31, já que na semana passada o Ministério Público Eleitoral pediu o indeferimento de 15 registros.
Após as impugnações, os casos são julgado pelos TREs e em seguida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Confira a lista dos impugnados nesta segunda lista:
Vice-governador
Aldo Josias dos Santos - PSOL

Deputado estadual
Edmir Chedid - DEM
João Caramez - PSDB
Mauro Bragato - PSDB
Maurício de Oliveira Pinterich - PSDB
Gilberto Macedo Gil Arantes - DEM
Névio Luiz Aranha Dartora - PSDB
Raimundo Taraskevicius Sales - Coligação PSDB/DEM
Ataíde Souza Pinheiro - PSOL
Paulo Henrique Pastore - PTC
Ricardo Rodrigues Pereira - PC do B
Estevam Galvão de Oliveira - Coligação PSDB/DEM
José Luiz Ribeiro - PSDB

Deputado Federal
Airton Garcia Ferreira - DEM
Guilherme Campos Júnior - DEM
Renato Amary - PSDB

Fonte: Folha on line
Flávio Ferreira

terça-feira, 27 de julho de 2010

Visita Deputada Federal Janete Pietá

Nesta quarta-feira, dia 28, estaremos recebendo nossa companheira Janete Pietá, candidata a reeleição. Eleita em 2006 com 116.865 votos, é a única mulher entre os 14 deputados do PT de São Paulo. Coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal, faz parte da Bancada Sindicalista e do Núcleo de Parlamentares Negros e Negras. Atua nas Comissões de Direitos Humanos e de Relações Exteriores. Neste encontro vamos ouvir suas propostas, debater nossas demandas locais e regionais, além falarmos da importância das candidaturas de Dilma, Mercadante e Marta.

Venha participar, traga sua família e seus amigos.
Horário: 19h30 - Local: Sindicato dos Metalúrgicos
Rua Rodrigues César, 422 - Vila dos Lavradores

Equipe de apoio Janete Pietá
Botucatu

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Muita vela pra pouco defunto!

Segundo a empresa que organiza o tal premio "Melhores da Educação no Brasil" (pelo menos é o que consta em alguns sites que pesquisei), cujo secretário de Educação de Botucatu, professor Minetto, também recebeu, os critérios de seleção dos vencedores são baseados em uma pesquisa na internet e no levantamento de informações sobre o município. Como se observa, critérios nada objetivos ou técnicos, pelo menos é isso que está sendo questionado pelo PT em seu blog e Boletim Eletrônico.
Segundo conversa com um secretário de uma cidade que também já recebeu o convite, o documento é enviado para vários municípios e os que se inscrevem e compram o pacote de hospedagem são premiados. Se alguém desistir, chama-se outro. Não por acaso, a maioria dos municípios são do Nordeste e muitos foram premiados pela 2ª vez. Aliás, o 5º Educa Brasil aconteceu em novembro de 2009 e em junho já foi realizado o 6º.
Apesar de pouco relevante, não vejo nada de ilegal na premiação ou na presença do Secretário. A decisão de receber ou não é um julgamento de cada um. Muitos secretários que receberam o convite não deram a menor importância para o prêmio, inclusive este que conversei pelo telefone. Também não quero questionar algumas boas ações que estão sendo desenvolvidas na área da educação nos últimos anos, na verdade só acho que é muita vela pra pouco defunto. Aliás, no site da empresa Obregon, que organiza o prêmio, não achei nenhuma menção ao evento.
Percebo outra curiosidade interessante quando olhamos para a relação dos 60 municípios que receberam a premiação em 2010. Só por curiosidade, levantei o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios. Dá para perceber que a maioria não está entre os melhores, pelo contrário, está entre os piores municípios em termos de ensino segundo o índice. Alguns deles até podem realizar um trabalho de qualidade, mas fica difícil acreditar pelos motivos que já mencionei.
Outra curiosidade, o próprio município de Camboriu/SC, que sediu a entrega do prêmio e apresentou 4 projetos no encontro não está entre os melhores do Estado de Santa Catarina segundo o IDEB. Enquanto a cidade turística tem nota de 4,6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 3,5 nas séries finais, a média do Estado de Santa Catarina é, respectivamente, 5,2 e 4,5. Pelo menos 70% dos municípios de Santa Catarina são melhores avaliados pelo IDEB do que Camboriu.

fonte: Trincheira do Facioli (www.trincheiradofacioli.blogspot.com)

Marta permanece na liderança com dez pontos de vantagem

A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26) aponta que a candidata da coligação União Para Mudar, Marta Suplicy (PT), lidera na concorrência pelo Senado por São Paulo. Com 32% das intenções de voto, a petista segue isolada como primeira opção às duas cadeiras em disputa.
O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra que, com cerca de dez pontos a menos que Marta, os candidatos Romeu Tuma (PTB), Orestes Quércia (PMDB) e Ciro (PTC) estão num empate técnico triplo pela segunda vaga: 22, 21 e 19%, respectivamente. Também candidato pela coligação, Netinho de Paula (PCdoB) registra 15% das intenções do eleitor.
A pesquisa ouviu 2.083 eleitores de 20 a 23 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Esquerda ganha espaço
Com as informações do Instituto Datafolha, analistas concluem que os partidos da direita tendem a perder vagas no Senado após as eleições de outubro, ocorrendo a renovação de, no mínimo, 62% das 16 cadeiras, sendo cerca de nove senadores em primeiro mandato.
Se a votação fosse hoje, a bancada do PT dobraria, de dois para quatro senadores, e a base de apoio ao governo cresceria de oito para dez integrantes. Já a oposição seria derrotada nos oito principais colégios eleitorais do país (SP, MG, RJ, PE, BA, RS, PR e DF), reduzindo a bancada de PSDB e DEM dos atuais seis senadores para quatro.

Vox Populi: Dilma dispara e abre 8 pontos sobre Serra no 1º e no 2º turnos

A pesquisa eleitoral do Instituto Vox Populi, contratada e divulgada no dia 23 pela Band e pelo Portal IG, mostra mais uma vez a liderança da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. Dessa vez, a petista tem 8 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB).
O levantamento aponta Dilma com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano. Marina Silva, candidata do PV, tem 8%. Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina.
O Vox Populi aponta ainda que os demais candidatos somam 1% da intenção de votos. Os votos brancos e nulos chegam a 4%. E 13% dos entrevistados disseram que ainda estão indecisos.
Esse foi o primeiro levantamento desde a oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto ouviu 3 mil eleitores nesta semana, e a margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

Voto espontâneo
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista para escolher o candidato preferido, Dilma também lidera. A petista tem 28%, contra 21% do candidato do PSDB e 5% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem estar concorrendo, tem 4% das intenções de voto.
A rejeição do candidato tucano também é a maior entre os concorrentes: 24%. A de Dilma é a menor e ficou em 17%.

Segundo turno
Numa possível disputa entre Dilma e o candidato tucano no segundo turno, a candidata do PT também venceria segundo o levantamento. Dilma teria 46% das intenções de voto e Serra apenas 38%.
A candidata que representa a continuidade do governo Lula tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde abre 30 pontos de vantagem em relação ao concorrente da oposição (54% a 24%). O tucano só leva vantagem na região Sul, onde a pesquisa aponta uma vantagem de 4 pontos em relação à Dilma (39% a 35%).
Na região Sudeste, onde se concentra o maior eleitorado do país, há um empate técnico. O tucano tem 36% da intenção de votos, e Dilma está com 34%.
A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, o tucano 32% e a verde 9%. Dilma também é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

Serra afirma que salário mínimo será reajustado 'quando possível'

O candidato do PSDB à presidência, José Serra, afirmou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (26), que sua política de reajuste de salário mínimo será de melhorar "quando for possível". Ele não apresentou mais detalhes de quais condições estabeleceria para considerar o aumento.
Questionado pela reportagem da Rede Brasil Atual sobre sua proposta de política de reajuste do salário mínimo, Serra evitou dar detalhes sobre o tema, após participar de uma palestra-almoço com empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.
Desde 2007, o governo federal mantém um acordo com as centrais sindicais sobre o tema. A fórmula usa a variação da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB) para definir o novo piso salarial nacional do país. Na quinta-feira (22), Dilma Rousseff (PT), afirmou que assumiria o compromisso de manter o padrão de reajustes. Marina Silva (PV) ainda não se pronunciou a respeito.
Durante o almoço com empresários, Serra preferiu centrar suas críticas aos aeroportos, ao MST e à economia brasileira. O candidato voltou a citar a transferência dos aeroportos para a iniciativa privada, mas relativizou a importância da Copa do Mundo de 2014 e a sobrecarga dos aeroportos brasileiros. "A Copa não é tudo isso", disse. "O aeroporto de São Paulo já atende 100 mil na época da Fórmula 1", citou.
Convidado pelo anfitrião do evento, João Dória Junior, a fazer uma viagem em voo comum, não de jatinho, o tucano disse que é possível que aceite.
Fonte: Rede Brasil Atual

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PT aciona Ministério Público

Depois de diversas tentativas, via requerimento da bancada na câmara e não aprovada pela base governista no dia 08 de março e também por ofício protocolado na Prefeitura no dia 13 de maio, também sem resposta, solicitando esclarecimentos sobre denúncias de pessoas que se identificam como servidores públicos municipais, sobre supostas irregularidades que ocorreram na Secretaria Municipal de Educação, o Partido dos Trabalhadores protocolou na tarde de ontem (21), junto ao Ministério Público, para que se apure as denúncias relatadas.

Quanto vale o prêmio?

O site Observatório dos Inhamuns está questionando o “famosíssimo” prêmio “Melhores do Brasil em Educação”, entregue a vários secretários municipais de educação do País e também ao secretário tucano de Botucatu Narciso Minetto. A festa de entrega do premio aconteceu na paradisíaca cidade de Balneário Comboriú (SC).
A reportagem afirma que a promoção do tal premio é de Luiz Ogregon, paranaense, e a Madrinha da festa, Anna Cristina Barrichello, que também é secretária de educação do Balneário Comboriú, local da solenidade. A mesma empresa patrocina outro “grande evento” que premia os 100 melhores municípios brasileiros em políticas ambientais. A questão se resume a dois pontos: quanto custa ao contribuinte essa promoção e o quanto esse prêmio é merecido? pergunta o autor da reportagem.
Segundo comentário do secretário de Educação de Croatá (CE), em outro site, “o prêmio é entregue a todos que confirmam participação no evento. São Convidados mais de 1000 e todos que participam recebem”, diz José Almilton Charles.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Não escondemos o presidente Lula da nossa biografia, diz Dilma em Montes Claros

Durante a sua passagem por Montes Claros (MG), a candidata do PT à presidência Dilma Rousseff disse que não pretende esconder o presidente Lula de sua biografia e durante a campanha.
Ao lado dos ex-ministros Hélio Costa e Patrus Ananias, candidatos a governador e vice-governador de Minas Gerais, Dilma afirmou que é um orgulho ter participado do governo que transformou o Brasil.
“Nós três temos orgulho de ter participado do governo do presidente Lula. Nós não escondemos o presidente Lula da nossa biografia”, afirmou. "Nós mostramos o presidente Lula, porque para nós ter participado é uma prova de que nós tivemos uma das maiores experiências políticas deste país, que foi participar da transformação nesses últimos sete anos e meio.”
Homenageada com o título de cidadã honorária de Montes Claros, a candidata participou de um ato político que reuniu prefeitos e lideranças políticas de Minas Gerais. No discurso, lembrou a juventude em Belo Horizonte.

Mulher presidente
“Tenho muita honra de ter aprendido em Minas Gerais que nós não aceitaremos a perda da liberdade, o arbítrio. E eu tenho orgulho de ter começado a minha luta neste estado que honra a formação política deste país”, disse.
Dilma ressaltou que chegou a hora de uma mulher ser presidente do Brasil. Lutadoras incansáveis, afirmou ela, as mulheres conquistaram posições. Por isso, pretende honrá-las como presidente da República. “Essa hora só chegou porque as mulheres desse país foram à luta”, disse.
Após o discurso, Dilma Rousseff seguiu para o centro de Montes Claros, onde parou no tradicional Café Galo, que funciona há 52 anos no mesmo local. A passagem da candidata pelo local atraiu tantas pessoas que Jadir Rodrigues, dono do Café Galo, comemorou: “Agora não vou parar de vender café”.

Assista o vídeo de Dilma em Montes Claros

terça-feira, 20 de julho de 2010

Nota de Falecimento

PT de Botucatu está em luto. Faleceu hoje o sr. Agenor Rosa da Silva, pai do nosso companheiro Flávio da Silva.
Seu corpo será velado a partir das 19h00, desta terça-feira, no Velório "Orlando Panhozzi", onde sairá seu féretro para o cemitério Portal das Cruzes, na quarta-feira, às 15h00.
A todos os familiares e amigos e principalmente ao nosso companheira Flávio, os sentimentos do Partido dos Trabalhadores de Botucatu.

Obs.: Em virtude do ocorrido a Reunião Ampliada desta terça-feira, está cancelada.

Funcionários municipais arrependidos...

Não é incomum encontrar funcionários públicos municipais dizerem que estão arrependidos por votarem nos tucanos. Eles se dizem enganados por tantas promessas feitas e não cumpridas. Os servidores estão sentindo na pele o jeito do PSDB de governar. A última do “prefeito da gente de Botucatu” foi com o vale-compra, que, aliás, foi implantado no governo do PT.
Além de não conceder nenhum reajuste no benefício, João Cury tenta promover ações assistencialistas com o dinheiro do servidor. A empresa que ganhou a licitação para administrar o cartão do vale compras é obrigada a repassar 7% do valor gasto pelos servidores ao Fundo Social do Município, que somados aos 3% de taxa de administração, faz com que o estabelecimento conveniado tenha na prática um desconto de 10%. Essa “tucanada” afugentou os principais supermercados, que não aderiram ao convênio. As grandes redes trabalham com um lucro líquido bem abaixo dos 10% que são descontados compulsoriamente. Ainda segundo denúncia feita na imprensa, alguns supermercados que aceitaram o convênio estariam repassando essa conta para os servidores, seja nos preços dos produtos ou em alguns casos, adicionando ilegalmente os tais 10% no valor da compra.

Funcionários municipais cansados...

Parece que os funcionários públicos municipais estão mesmo cansados dos tucanos. Pelo menos é o que se entende quando se vê os resultados da enquete feita pelo Sindicato dos Servidores Municipais em seu site. Perguntando em quem o internauta votaria para presidente caso as eleições fossem hoje, o resultado é assustador para os tucanos. Zé Pedágio tinha até esta quinta-feira apenas 16% dos votos, enquanto a candidata Dilma chegava aos 52%.

PT entrará com ação criminal e civil contra vice de Serra e eleitoral contra o PSDB

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, anunciou há pouco, em entrevista coletiva, em Brasília, que o partido vai entrar com uma ação criminal (injúria e difamação) e uma ação civil por danos morais contra o deputado Indio da Costa, candidato a vice de José Serra, diante das acusações feitas por ele em entrevista divulgada no site oficial do PSDB. As duas ações devem ser impetradas hoje mesmo.
Dutra informou também que o PT entrará com uma ação eleitoral contra o PSDB, já que o site do partido foi quem divulgou as declarações de Indio da Costa. Na ação, o PT solicita direito de resposta no site tucano.Também poderá ser impetrada uma ação civil contra o PSDB, caso o partido não se manifeste através de uma desautorização a Indio da Costa até o meio dia do dia 20.
“Temos dito que não queremos judicializar a eleição e que queremos um debate sobre propostas e de alto nível para os eleitores", assinalou o presidente do PT. "Mas não vamos nos furtar de recorrer judicialmente quando formos ofendidos por qualquer membro da oposição. As declarações do candidato a vice são inaceitáveis e mentirosas", afirmou Dutra.
"Consideramos as acusações gravíssimas, mas entendemos que isso tem acontecido em função da estratégia da oposição que é baseada em tentar desqualificar a nossa candidata, usada inclusive pelo seu candidato à Presidência. Reafirmamos a nossa indignação com tal comportamento que não contribui para o debate político durante a campanha eleitoral", enfatizou.
A entrevista coletiva ocorreu no auditório da sede nacional do PT. O presidente estava acompanhado do secretário-geral nacional, José Eduardo Cardozo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Até os vereadores do PSDB querem saber do Pronto-Socorro Municipal

Até os vereadores tucanos estão cansados da demora da Prefeitura em colocar o Pronto-Socorro Municipal em funcionamento. Os vereadores Xê e Fontão apresentaram um requerimento na Câmara solicitando informações “se as adequações necessárias para garantir o funcionamento do Pronto Socorro Municipal instalado na Vila Assunção já foram finalizadas pelo Poder Executivo”. Eles também querem saber o “custo mensal de operação do equipamento”. Uma propositura neste sentido também já havia sido feita pelos vereadores Lelo Pagani (PT) e Professor Nenê (PSB).
Enquanto isso, o prefeito João Cury continua se esquivando e dizendo que o problema é do governo anterior. Vale lembrar que já faz 18 meses que os tucanos assumiram a Prefeitura, mas o máximo que conseguiram foi mudar a cor do prédio. Trocaram o verde pelo azul, sem nenhuma necessidade.

Lelo Pagani quer explicações da Prefeitura sobre concurso público

O vereador Lelo Pagani quer que a Prefeitura apresente sua versão sobre denúncias de possíveis irregularidades no último concurso público, que motivou denúncias no Ministério Público e reportagens na imprensa.
De acordo com o vereador, que apresentou um requerimento na Câmara Municipal, “a demora de uma resposta oficial convincente cria a sensação de insegurança e de falta de credibilidade deste e dos futuros concursos. “É necessário que o Poder Público também informe se referido processo seletivo será anulado ou não”, coloca. O Executivo tem 15 dias para responder ao requerimento.

Dilma abre campanha no Rio ao lado de Lula para mais de 15 mil pessoas

Mais de 15 mil pessoas se reuniram no dia 16 num dos melhores palcos históricos da democracia brasileira, a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Foi o primeiro ato público da campanha da candidata Dilma Rousseff na cidade. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sob muita chuva, ela disse que estava com a alma cheia de alegria por estar junto a tantos militantes.
Nem mesmo a chuva forte afastou as pessoas que percorreram o trecho da Candelária à Cinelândia, na mesma região da cidade onde ocorreu uma das grandes passeatas pelas Diretas Já, em 1984. Dilma lembrou daquele dia e de que ali começou o processo de redemocratização do Brasil.
“Nós todos aqui estamos muito molhados, mas estamos com a alma lavada”, disse, na abertura do discurso. "A nossa alma está cheia de alegria, porque estamos aqui nessa praça e estamos aqui iniciando a nossa caminhada.”
Dilma citou uma frase de Lula para mostrar o desafio que tem pela frente: ele disse que não poderia errar porque era o primeiro trabalhador a presidir o país. Segundo Dilma, ela também, como mulher, não poderá errar sob pena de não honrar as milhões de brasileiras.
“Vocês vejam que eu também não posso errar, porque a primeira mulher presidente da República tem de honrar a todas as mulheres, honrar a cada uma das mulheres que trabalham, que criam seus filhos e que muitas vezes têm duas ou três jornadas de trabalho”, explicou, acrescentando que carrega um legado importante a ser deixado por Lula: o da esperança que brotou no coração dos brasileiros com as novas conquistas do país.
“Carrego um legado que é um legado sagrado, é da transformação e o da esperança desse país, que levantou a cabeça e hoje pode se olhar nos olhos de cada uma das mulheres e dos homens desse país, olhar para as nossas crianças e perceber que o nosso povo sabe, tem certeza que nós governaremos para ele”, afirmou. “Porque nós não somos aqueles que acreditam que vão governar sozinhos. Nós vamos governar com o povo, escutando povo, percebendo as suas necessidades e fazendo o possível e impossível.”

sábado, 17 de julho de 2010

Nota de Falecimento

PT de Botucatu está em luto. Faleceu hoje o sr. Carlos Eduardo Lyra, marido da nossa companheira Mara da Cohab 1.

Seu corpo será velado a partir das 18h00, deste sábado, no Velório "Orlando Panhozzi", onde sairá seu féretro no domingo, às 14h00.

A todos os familiares e amigos e principalmente a nossa companheira Mara, os sentimentos do Partido dos Trabalhadores de Botucatu.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bom Final de Semana

Site questiona prêmio recebido por secretário de Educação de Botucatu. Prefeitura garante que prêmio é importante

“Criada em 1955, a Palma de Ouro do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados prêmios do cinema mundial, mudou de aspecto diversas vezes ao longo de sua história e, inclusive, chegou a ficar desaparecida por dez anos, mas é uma jóia de ouro autêntico.” (Agência de Notícias).
Ganhar a Palma de Ouro é um sonho para quem faz cinema no mundo inteiro.
A inventividade do brasileiro criou há sete anos o Palma de Ouro. Um prêmio, segundo consta, para os 100 municípios brasileiros que mais se destaquem em Educação, anualmente. “Questões relacionadas ao pluralismo de idéias, valorização dos profissionais e igualdade de condições na educação, são os principais critérios de seleção”, conforme palavras atribuídas aos organizadores do evento por um dos agraciados (Prefeitura de Areia – PB).
A pompa que essa premiação simboliza – “MELHORES DO BRASIL EM EDUCAÇÃO”, levou-nos a procurar conhecê-la. A nossa primeira grande surpresa foi a dificuldade em identificar os promotores do evento. A nossa dedicação em pesquisar diversos instrumentos de buscas da internet não deu resultado, entre eles o poderoso google. Buscamos também junto aos diversos sites dos municípios condecorados e nenhuma citação sobre isso, salvo aquela de Areia (PB) e nos estritos termos do parágrafo anterior.
Sempre na intenção de aprofundar o conhecimento sobre a promoção, passamos a não somente verificar os municípios ganhadores em 2010 como também a justificativa para escolha. Em todos que levantamos nada de citações mais objetivas sobre a conquista ou indicação de um projeto que se sobressaísse como referência para os demais. Comum a todos, uma operação de marketing em que se colocava o município proclamado na condição de DESTAQUE NACIONAL.
A relação dos 100 escolhidos se mostrou tão misteriosa quanto a do(s) promotor(es). Salvo local e período em que se prestariam essas homenagens, de 20 a 23.06.10, no Balneário Camboriú (SC), nada mais ficou claro. Para identificar parte deles, tivemos que nos valer de uma pesquisa individualizada e difícil. No parágrafo seguinte enumeraremos esses casos.
Novamente se repete um fato curioso. Paramos no 12º município do estado do Ceará, apenas na versão 2010. Constam: Quixadá, Quixeramobim, Iguatu, Quixelô, Icapuí, Ocara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Uruburetama, Saboeiro, Potengi e Tauá. Portanto, é provável que esse número seja bem maior. A esmagadora maioria dos municípios contemplados é do interior da região nordeste. Por que isso? Será que está havendo uma revolução no sistema educacional nos grotões sertanejos?
Quase desistindo dessa procura, eis que surge o nome do promotor e até de uma madrinha. A Promoção é de Luiz Ogregon, paranaense, e a Madrinha Anna Cristina Barrichello, que também é secretária de educação do Balneário Camboriú, local da solenidade. A mesma empresa patrocina outro “grande evento” que premia os 100 melhores municípios brasileiros em políticas ambientais.
A questão se resume a dois pontos: quanto custa ao contribuinte essa promoção e o quanto esse prêmio é merecido.
Publicado em 29 junho 2010 por Anderson Mota
Fonte: http://observatoriodosinhamuns.com/2010/06/29/premio-palma-de-ouro-destaque-nacional-duvidoso/

Veja comentário postado pelo secretário de Croatá, no Ceará, em outro site
O Prêmio ?PALMA DE OURO?, entregue no "Educa Brasil no Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação", sempre divulgam para os 100 melhores do Brasil, mas na realidade esse premio é pra todos que confirmam participação no evento. São Convidados mais de 1000 e todos que participam recebe. Sou Secretário, fui e recebi...mas não acredito que seja pra os melhores...
José Almilton Charles, Croatá-CE
Fonte: http://www.portalcdp.com.br/noticias/secretario-de-educacao-e-destaque-entre-os-100-melhores-do-brasil-1651.html

Notícia do prêmio foi destaque no site da Sangari, aquela do contrato dos R$ 10 milhões. Confira

Outro Lado: Prefeitura ressalta importância do prêmio
Segundo notícia publicada no site da Prefeitura de Botucatu, o Prêmio Palma de Ouro é entregue aos 100 melhores gestores municipais de Educação em todo o país. Além da premiação, os homenageados participarão de palestras e terão a oportunidade de apresentar alguns de seus principais projetos.
Pelo segundo ano consecutivo, o secretário de Educação de Botucatu, Narcizo Minetto Júnior, será agraciado com o prêmio. Entre os critérios avaliados para a escolha dos gestores, entre mais de 5.500 municípios brasileiros, estão questões relacionadas ao pluralismo de ideias, valorização dos profissionais e igualdade de condições. Foram analisadas e compiladas informações de diversos quesitos. Os pesquisadores utilizaram as home pages dos Ministérios, Secretarias das Unidades da Federação, Associações de Municípios, Instituições de Ensino, Federações e Prefeituras para definir os premiados.
Segundo os organizadores, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Educação, por se destacar na elaboração de projetos pedagógicos que visam o pleno desenvolvimento da educação e a integração das ações do poder público para melhorar a qualidade de vida da população, como também no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos.
“Fico extremamente feliz em constatar que o trabalho de toda a equipe da Educação continua sendo reconhecido. Temos profissionais dedicados e altamente capacitados que contribuem, no dia a dia, para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido pela rede pública municipal. Ainda temos um longo caminho a percorrer mas já temos obtido resultados altamente significativos que nos credenciam a transformar a educação oferecida em Botucatu em referência para todo o país. Mais do que cumprir $3>s de gastos, nossa preocupação maior é garantir atendimento pleno e de qualidade as nossas crianças. E nada disso seria possível sem o apoio incondicional do prefeito João Cury”, frisa Minetto.

fonte: Trincheira do Facioli (www.trincheiradofacioli.com.br)

Confira: 13 certezas de que o Brasil vai seguir mudando

A campanha de Dilma Rousseff produziu um folheto contendo 13 razões para votar na candidata do PT à Presidência da República.

Confira abaixo o texto:

13 CERTEZAS DE QUE O BRASIL VAI SEGUIR MUDANDO

1. FIM DA MISÉRIA – Com Lula, 31 milhões de pessoas entraram para a classe média e 24 milhões saíram da pobreza absoluta. Dilma vai aprofundar esse caminho e acabar com a miséria no país.

2. MAIS EMPREGOS – O Brasil nunca gerou tantos empregos como agora. Dilma – que coordenou o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, programas que levam obras e empregos a todo o país – é a garantia de que o mercado de trabalho vai continuar crescendo para todos.

3. MAIS REAJUSTES SALARIAIS – Com Lula, o salário mínimo sempre teve reajustes bem acima da inflação e houve aumento da massa salarial em geral. Dilma vai manter e aperfeiçoar essa política que tem ajudado a melhorar a vida de tanta gente.

4. MAIS BOLSA FAMÍLIA – Agora, todos os candidatos falam bem do Bolsa Família, mas o brasileiro sabe: só Dilma garante o fortalecimento desse e de outros programas sociais criados por Lula.

5. MAIS EDUCAÇÃO – Lula criou o ProUni, mais universidades e escolas técnicas do que qualquer outro governo. Dilma vai seguir abrindo as portas da educação para todos. Com ela, não haverá um único município brasileiro, a partir de 40 mil habitantes, que não tenha Escola Técnica.

6. MAIS SAÚDE – Lula ampliou o Saúde da Família, criou o Samu 192, as Farmácias Populares e o Brasil Sorridente. Dilma já garantiu: vai criar 500 Unidades de Pronto Atendimento – as UPAs 24 horas. E 8.600 novas Unidades Básicas de Saúde – as UBS.

7. MAIS SEGURANÇA – Lula está fazendo um investimento inédito na segurança, com o Pronasci, que tem, entre suas prioridades, o policiamento comunitário, a inclusão do jovem e a parceria com a sociedade. Dilma vai ampliar essa ação, usando como modelo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que estão livrando várias comunidades do Rio de Janeiro do domínio do tráfico.

8. MAIS COMBATE AO CRACK – Dilma vai combater essa praga com autoridade, carinho e apoio. Apoio para impedir que mais jovens caiam nessa armadilha fatal. Carinho para cuidar dos que precisam se libertar do vício. E autoridade para combater e derrotar os traficantes, estejam onde estiverem.

9. MAIS CRECHES – Dilma quer garantir mais tranquilidade para as famílias que trabalham e não têm onde deixar os filhos. Por isso, já assumiu o compromisso de construir 6 mil creches e pré-escolas em todo o país.

10. MAIS MORADIAS POPULARES – Juntos, Lula e Dilma criaram o Minha Casa, Minha Vida, que está realizando o sonho da casa própria de muita gente. Dilma vai ampliar o programa, garantindo mais 2 milhões de moradias populares para quem mais precisa.

11. MAIS APOIO AO CAMPO – Nossos agricultores nunca tiveram tanto apoio para produzir e crescer na vida. Dilma – que criou o Luz para Todos e beneficiou mais de 11 milhões de brasileiros que vivem no campo – é a certeza de que esse trabalho vai seguir em frente, tanto para o agronegócio como para a agricultura familiar.

12. MAIS CRÉDITO – Lula criou o crédito consignado e facilitou o acesso da população a várias linhas de crédito. É por aí que Dilma vai seguir para continuar beneficiando toda a população.

13. MAIS RESPEITO AO BRASIL – Com Lula, o Brasil pagou sua dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado em todo o mundo. Dilma quer o Brasil assim: forte, independente e cada vez mais admirado aqui e lá fora.

Vaccarezza negocia acordo e garante aprovação da PEC dos policiais



Sob os aplausos de dezenas de policiais que lotavam as galerias, o plenário da Câmara aprovou na terça-feira, 6 de julho, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 300/08) que trata da remuneração dos policiais militares e bombeiros.
O texto aprovado é fruto do acordo negociado entre o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e as categorias e que prevê que haverá a constituição de um fundo e o valor do piso salarial não ficará definido na Constituição, mas fixado em um projeto de lei complementar a ser enviado pelo Executivo ao Congresso em até 180 dias após a aprovação da PEC.
O líder do governo, um dos principais articuladores na negociação do texto, considerou uma vitória a aprovação da proposta. “Foi uma votação muito importante e uma vitória da sobriedade porque mesmo neste período eleitoral aprovamos uma tese que não compromete a legalidade do País”, ressaltou Vaccarezza.
A PEC ainda precisa ser apreciada em segundo turno para ser concluída a votação e seguir para análise do Senado. De acordo com o líder do governo, isso poderá acontecer no início de agosto, na volta do recesso parlamentar e antes das eleições de outubro.

Reconhecimento e apoio de parlamentares – A atuação do líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, na aprovação da PEC 300 foi reconhecida por parlamentares e pelo presidente da casa, Michel Temer.
O deputado José Genoíno (PT-SP) fez questão de afirmar, em plenário: “Quero fazer uma homenagem ao líder Cândido Vaccarezza que trabalhou, se empenhou e, depois de muitos enfrentamentos, teve a paciência democrática de negociar esse acordo”. Genoíno concluiu seu pronunciamento dizendo: “Estamos assistindo a uma cena nas galerias em que os policiais militares dão as mãos aos índios, defendendo suas reivindicações. Isso é um símbolo da pressão democrática. Por isso, quero render minhas homenagens ao líder Cândido Vaccarezza, por esta votação consensual na noite de hoje.”
O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, também registrou o papel de Vaccarezza na aprovação da PEC 300: “Essa votação registra episódios importantes: em primeiro lugar, a livre e democrática manifestação popular, que construiu esse resultado; segundo, a determinação, a firmeza do presidente da Câmara, Michel Temer; e, em terceiro, por critério de justiça, a participação decisiva do líder Cândido Vaccarezza, que construiu o diálogo e encontrou essa forma”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, destacou: “Quero, neste momento, cumprimentar não só o líder Vaccarezza, que fez um trabalho excepcional, mas cumprimentar todas as lideranças desta Casa e os deputados. Conseguimos chegar a um termo final, revelando o que é a democracia: democracia é o diálogo, e do diálogo nasce o equilíbrio, equilíbrio que hoje é aplaudido pelas galerias do nosso Poder Legislativo”.

Assessoria do deputado Cândido Vaccarezza com Informes PT

O capitalismo atravessa uma crise estrutural para a qual não encontra soluções.

por Miguel Urbano Rodrigues

Para que os povos se mobilizem na luta contra o sistema que os oprime e ameaça já a própria continuidade da vida na Terra, é indispensável a compreensão do funcionamento da monstruosa engrenagem que deforma o real, impondo à humanidade uma Historia deformada , forjada pelo capitalismo para lhe servir os interesses.
Essa compreensão é extraordinariamente dificultada pela maquina de desinformação mediática controlada pelas grandes transnacionais. Nunca antes a humanidade dispôs de tanta informação; mas em época alguma esteve tão desinformada. Nesta era da informação instantânea , as forças do capital estão conscientes de que a transformação da mentira em verdade é cada vez mais imprescindível à sobrevivência do capitalismo.

A lógica das crises
No esforço para enganar e confundir os povos, a primeira mentira é inseparável da afirmação categórica , difundida através de um bombardeamento mediático, de que nos EUA irrompera uma grave crise ,definida como financeira, resultante de especulações fraudulentas no imobiliário. Obama e os sacerdotes de Wall Street reconheceram a cumplicidade da banca e das seguradoras quando surgiram falências em cadeia, mas garantiram que o tsunami financeiro seria superado através de medidas adequadas. Trataram de ocultar que se estava perante uma crise profunda do capitalismo, de âmbito mundial.
A simulação da surpresa fez parte do jogo.
O Presidente dos EUA e os senhores da finança mentiram conscientemente.
As grandes crises mundiais raramente são previstas e anunciadas com antecedência. Mas quando se produzem não surpreendem. Inserem-se na lógica da Historia.
Isso aconteceu ,por exemplo, após a II Guerra Mundial. A Aliança que fora decisiva para a derrota do III Reich não poderia prolongar-se . Era incompatível com as ambições e o projecto de dominação do capitalismo.
A dimensão da vitoria ,ao eliminar a Alemanha como grande potencia militar e económica, gerou uma situação potencialmente conflitiva.
A partilha dessa dramática herança foi feita, numa atmosfera de aparente cordialidade, nas Conferencias de Teerão e Yalta. Mas, quando os canhões deixaram de disparar, Washington e Londres logo se entenderam para criar tensões incompatíveis com o respeito dos compromissos assumidos.
A Guerra Fria foi uma criação dos EUA e do Reino Unido. Derrotado um inimigo ,o fascismo , o imperialismo precisava de inventar outro. A tarefa não exigiu muita imaginação. Os slogans que nas duas décadas anteriores apresentavam o comunismo como ameaça letal à democracia foram rapidamente retomados.
Como os povos estavam sedentos de paz, uma gigantesca campanha de falsificação da História foi desencadeada para persuadir no Ocidente centenas de milhões de pessoas de que a União Soviética configurava um perigo para a humanidade democrática. Essa ofensiva contribuiu decisivamente para dissipar as esperanças geradas pelas Nações Unidas e o discurso humanista sobre uma paz perpétua.
A chamada Guerra Fria nasceu dessa mentira. O famoso discurso de Fulton, quando Churchill carimbou a expressão Cortina de Ferro para caracterizar a imaginaria ameaça soviética, foi previamente discutido com a Casa Branca. O medo da «barbárie russa» abriu o caminho à Doutrina Truman e à NATO.
Não foi a URSS quem tomou a iniciativa de romper os acordos assinados pelos vencedores da guerra.
Cabe recordar que, somente após o afastamento dos comunistas dos governos da França e da Itália , os ministros anticomunistas deixaram de integrar governos de países do Leste europeu.
É também significativo que os historiadores norte-americanos e ingleses –com raríssimas excepções omitam que a implantação de regimes alinhados com a União Soviética se concretizou na Europa sem recurso à força armada enquanto na Grécia – pais situado na zona de influencia inglesa - o exercito de ocupação britânico desencadeou uma violenta repressão quando os trabalhadores revolucionários estavam prestes a tomar o poder. Foram então abatidos milhares de comunistas gregos para garantir a sobrevivência de uma monarquia apodrecida ,mas os media ocidentais ignoraram esses massacres. O tema era incomodo.
O tão comentado plano russo de «conquista e dominação mundiais» não passa de um mito forjado em Washington e Londres para criar o alarme e o medo propícios à criação da NATO como «aliança defensiva» capaz de se opor «à subversão comunista».E a arma atómica passou a ser usada como instrumento de chantagem.
Na realidade, a URSS , a quem a guerra custara mais de 20 milhões de mortos(a maioria homens de menos de 30 anos) , precisava desesperadamente de paz para se reconstruir. As hordas nazis tinham devastado as zonas mais desenvolvidas e industrializadas do pais. Como poderia desejar a guerra e promover o «expansionismo comunista» uma sociedade nessas condições?
A agressividade vinha toda dos EUA que tinham sido enriquecidos por uma guerra que não atingiu o seu território e na qual as suas forças armadas sofreram perdas muito inferiores às do seu aliado britânico.
A Grã Bretanha, cujo império principiava a desfazer-se , ligou, porem, o seu destino ao colosso americano. Os elogios ao aliado russo , antes frequentes, foram substituídos por insultos e calunias. Aos jovens de hoje parece quase inacreditável que Churchill, o inventor da Cortina de Ferro, meses antes do final da guerra, tenha afirmado « não conheço outro governo que cumpra os seus compromissos (…) mais solidamente do que o governo soviético russo. Recuso-me absolutamente a travar aqui uma discussão sobre a boa fé russa» (Citado por Isaac Deutscher em Ironias da História ,pag 184, Civilização Brasileira ,Rio de Janeiro 1968).
Assim falava o primeiro ministro do Reino Unido pouco antes de transformar o aliado que tanto admirava em ogre que ameaçava o mundo…

Mesma hipocrisia numa crise muito diferente
Desagregada a União Soviética e implantado o capitalismo na Rússia , o imperialismo sentiu a necessidade de reinventar inimigos para justificar novas guerras . E eles foram rapidamente fabricados. Surgiu assim «o eixo do mal ». Pequenos países como Cuba, o Iraque e a Coreia do Norte , metamorfoseados em potencias agressoras , foram apresentados como «ameaça à segurança» dos EUA e dos seus aliados. Um homem, Osama Bin Laden, foi guindado a «inimigo numero um» dos EUA. O Afeganistão ,onde supostamente se encontrava, foi invadido, vandalizado e ocupado. Bin Laden ,aliás, não foi sequer localizado. Permanece vivo, em lugar desconhecido. Mas a sua organização, a fantasmática Al Qaeda, é responsabilizada como a fonte do terrorismo mundial.
Seguiu-se o Iraque. Durante meses , a maquina mediática dos EUA inundou o mundo com noticias sobre «as armas de extinção massiva» que Sadam Hussein teria acumulado para agredir a humanidade. O secretario de Estado Colin Powell declarou perante o Conselho de Segurança da ONU que Washington tinha provas da existência desse arsenal de terror. O britânico Tony Blair garantiu que também dispunha dessas provas.
O Iraque foi invadido, destruído, saqueado e, tal como o Afeganistão, permanece ocupado. Mas Bush e Blair acabaram por reconhecer que, afinal, as tais armas de extinção massiva não existiam.
Entretanto, o complexo militar industrial dos EUA agigantou-se. O Orçamento de Defesa do país é o maior da Historia.
Agora chegou a vez do Irã. O berço de uma das mais importantes civilizações criadas pela Humanidade é a mais recente ameaça à «segurança dos EUA». A Agencia Internacional de Segurança Atómica não conseguiu encontrar qualquer prova de que o país esteja a utilizar as suas instalações nucleares com o objectivo de produzir armas atómicas. Com o aval do Brasil e da Turquia ,o governo de Ahmanidejah comprometeu-se a que o seu urânio seja enriquecido no exterior com fins pacíficos. Mas Washington acaba de impor, através do Conselho de Segurança da ONU, novas sanções a Teerão . Mais: o presidente dos EUA ameaçou já utilizar armas atómicas tácticas contra o país se ele não se submeter a todas as suas exigências.
Isto acontece quando Obama se viu forçado a demitir o comandante chefe norte-americano no Afeganistão na sequencia de uma entrevista na qual o general Mc Chrystal alias um criminoso de guerra (v.artigo de John Catalinotto em odiario.info, 12.7.2010)criticou duramente o Presidente e esboçou um panorama desastroso da politica da Casa Branca na Região.

Entre a farsa e a tragédia
Diariamente, os grandes media norte-americanos repetem que a crise foi praticamente superada nos EUA graças às medidas tomadas pela Administração Obama. É outra grande mentira. A taxa de desemprego mantém-se inalterada e a situação de dezenas de milhões de famílias é critica.
É suficiente ler os artigos sobre o tema de Prémios Nobel da Economia, alias empenhados na salvação do capitalismo – Joseph Stiglitz e Paul Krugman, por exemplo- para se compreender que a situação, longe de melhorar, pode eventualmente agravar-se.
Não é a taxa do PIB que lhe define o rumo, porque a crise ,global,é do sistema e não apenas financeira.
Os discursos do Presidente contribuem para confundir os cidadãos em vez de os esclarecer. Persistem contradições entre a Casa Branca e a finança . Mas elas resultam de os senhores de Wall Street e os chairman das grandes transnacionais considerarem insuficientes as medidas da Administração que os beneficiaram . Pretendem voltar a ter as mãos totalmente livres.
A retórica presidencial não pode esconder que a estratégia de Obama visou no fundamental salvar e não punir os responsáveis por uma crise que adquiriu rapidamente proporções mundiais.
As empresas acumulam novamente lucros fabulosos enquanto os trabalhadores apertam o cinto. A desigualdade social aumenta e os banqueiros, driblando decisões do Congresso, continuam a atribuir-se prémios principescos.
O grande capital resiste alias, com o apoio firme do Partido Republicano, a todas as medidas de carácter social ,na maioria tímidas -como a reforma do sistema de saúde - que a Administração adopta (ver artigo de John Bellamy Forster,odiario.info,13.7.2º10).
É cada vez mais transparente que estamos perante uma crise do capitalismo ,sem solução previsível, embora a esmagadora maioria da humanidade não tenho tomado consciência dessa realidade.
A tentação de ampliar a escalada militar na Ásia como saída «salvadora» é muito forte, mas no próprio Pentágono generais influentes temem as consequências de um ataque ao Irão. A invasão terrestre está excluída e o bombardeamento com armas convencionais de alvos estratégicos não produziria outro efeito que não fosse uma gigantesca vaga de antiamericanisno no mundo muçulmano.
O recurso a armas nucleares tácticas é a opção de uma minoria. Essa hipótese tem sido admitida por destacadas personalidades internacionais, mas não se me afigura que possa concretizar-se.
Não obstante a vassalagem dos governos da União Europeia e do Japão , os povos condenariam massivamente uma repetição do genocídio de Hiroshima. Seria o prólogo de uma tragedia cujo desfecho poderia ser a extinção da humanidade.
Retomo assim a afirmação do inicio , tema desta reflexão. A mentira na História dificulta extraordinariamente a compreensão da crise de civilização que o homem enfrenta.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lelo Pagani lança oficialmente sua candidatura a deputado

Este final de semana foi especial para o vereador Lelo Pagani (PT). Ele recebeu amigos e simpatizantes para o lançamento oficial de sua candidatura a deputado estadual. Marcaram presença as maiores lideranças do PT da região, além do deputado federal Cândido Vaccarezza, líder do presidente Lula na Câmara dos Deputados. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu.

Leia a matéria completa aqui

Foto: Valéria Cuter
Fonte: Jornal Acontece Botucatu (www.acontecebotucatu.com.br)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dilma, Mercadante, Marta e Lelo Pagani em Bauru

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, estará nesta quinta-feira em Bauru, para almoçar com prefeitos e lideranças políticas da região, às 13h30, no Espaço Bauru Eventos. Às 15 h, no calçadão da cidade, a candidata fará uma caminhada com os cidadãos.

O candidato a governador de São Paulo Aloizio Mercadante e a candidata a Senadora Marta Suplicy, também participarão do almoço e caminhada.

Participarão do almoço com Dilma, o candidato a deputado estadual da Região de Botucatu, Lelo Pagani e o ex-prefeito de Botucatu, Mário Ielo.
A tarde participam da caminhada cerca de 20 militantes do PT de Botucatu.

Bauru, localizada a 100 km de Botucatu, têm 359 mil habitantes e é governada, com grande êxito, desde 2009, pelo prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) e pela vice-prefeita Estela Almagro (PT).

Dilma começa campanha eleitoral na Esquina Democrática, em Porto Alegre

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, começou sua campanha eleitoral em local simbólico: a Esquina Democrática, palco das manifestações políticas em Porto Alegre. Acompanhada por militantes e companheiros da trajetória política iniciada há quase 30 anos no Rio Grande do Sul, Dilma fará uma caminhada até o Mercado Público.
Antes de receber o carinho dos eleitores nas ruas do centro de Porto Alegre, Dilma Rousseff recebeu a Medalha Mérito Farroupilha, a maior homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No discurso, rendeu homenagem ao ex-governador Leonel Brizola e lembrou o início de sua vida política no estado.
“Eu era uma militante jovem quando cheguei ao Rio Grande do Sul, terra de gente altiva e generosa. Aqui me foi dada a oportunidade de começar outra vez. Vou ser sempre grata ao Rio Grande do Sul, ao povo que me adotou e que me fez gaucha de coração”, disse Dilma, após ser homenageada.
A candidata reiterou seu compromisso com a questão social, que, segundo ela, não pode ser usada como “artefato eleitoral”. O compromisso social, acrescentou, é o que distingue sua candidatura das demais.
“Na questão social, nós vemos um mundo e eles vêem outro. Faz parte inerente da nossa estratégia. Não há apenas diferenças de ênfase, cores ou tons, mas de visões de mundo. Aproveito o início desta minha caminhada para afirmar que é necessário um debate aberto e honesto sobre este tema importante”, afirmou.
Já na Esquina Democrática, antes da caminhada rumo ao Mercado Municipal, Dilma subiu no carro de som e saudou a militância que agitava as bandeiras vermelhas. "Eu quero ser presidente para continuar mudando esse país."

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Genoino discutiu estratégias políticas com militância botucatuense

Genoino esteve em Botucatu neste domingo para se reunir com a militância petista da cidade. Ele foi recebido na sede do PT e antes da reunião com correligionários concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Acontece.
Num clima descontraído o deputado que busca seu sétimo mandato para deputado federal, explanou sobre o momento político que está vivendo o Brasil, abordando, principalmente, as eleições para presidente da República e ao governo de São Paulo. Como não podia deixar de ser, aposta na candidatura tanto de Dilma Rousseff a presidente da República, como na do Aloízio Mercadante ao governo de São Paulo.

Clique aqui, e leia a matéria na íntegra.

           www.acontecebotucatu.com.br

PT-SP divulga lista de candidatos da coligação

O PT paulista divulgou as informações da ata registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que contém a lista de candidaturas proporcionais.
A coligação dos candidatos majoritários “União para Mudar” é formada por dez partidos: PT, PDT, PCdoB, PR, PRB, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PTN.

Os(as) candidatos(as) majoritários pela coligação “União para Mudar” são:
Aloizio Mercadante (PT), no. 13, para governador
Antônio Clóvis Pinto Ferraz (PDT), para vice-governador

Marta Suplicy (PT), no. 133, para senadora
Antonio Carlos Rodrigues (PR), para suplente de senador
Paulo Frateschi (PT), para 2º. suplente de senador

José de Paula Neto (PCdoB), no. 650, para senador
Ricardo Zarattini (PT), para suplente de senador
Matilde Ribeiro (PT), para 2ª. suplente de senador

Os partidos que terão candidatos(as) proporcionais a nível federal pela coligação “Juntos por São Paulo” são:
PT (62)
PRB (15)
PCdoB (12)
PTdoB (12)
PR (7)
Total de 108 candidaturas

Os partidos que terão candidatos(as) proporcionais a nível estadual pela coligação “Somos mais São Paulo” são:
PT (103)
PTdoB (29)
PR (19)
PRB (16)
Total de 275 candidaturas

O futuro chegou e o pós-Lula é Dilma, diz PT no programa de governo

O PT solicitou hoje (5) ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, o registro da candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República pela coligação "Para o Brasil Seguir Mudando” formada por PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC E PTC. A partir de amanhã (6), a campanha eleitoral ganhará as ruas até o primeiro turno do pleito marcado para 3 de outubro. Junto com o pedido de registro, o PT apresentou as diretrizes do programa de governo de Dilma.
No documento, sustenta que a economia brasileira voltou a crescer após duas décadas de estagnação ou avanços “medíocres” com uma nova lógica. “Ele [o crescimento] se faz com forte distribuição de renda, com inédito equilíbrio macro-econômico, com redução da vulnerabilidade externa e, sobretudo, com fortalecimento da democracia.”
Contudo, o PT ressalta que os avanços conquistados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão permitir que o próximo governo não seja apenas uma continuidade do que foi realizado. “O Brasil deixou de ser o eterno país do futuro. O futuro chegou. E o pós-Lula é Dilma.”

Confira alguns pontos das diretrizes programáticas:

Economia
A candidatura de Dilma à presidência assume o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento econômico amparado no crescimento acelerado, no combate às desigualdades raciais, sociais e regionais, e na promoção da sustentabilidade ambiental.
A política de valorização do salário mínimo, o aprimoramento dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, a ampliação do crédito popular, o fortalecimento da agricultura familiar e a redução de impostos serão as bases para a expansão do mercado de bens de consumo que produziu forte impacto positivo sobre o setor produtivo.

Inovação
O documento destaca ainda que ciência e inovação tecnológica serão usadas a serviço deste novo modelo de desenvolvimento. Para isso, a inclusão digital, com banda larga acessível, será ampliada e os investimentos estrangeiros serão vinculados à transferência de tecnologia.

PAC
Para o PT, o governo Dilma será marcado pela elevação das taxas de crescimento, o que exigirá a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além de acentuar a competitividade da economia brasileira, o PAC vai, sobretudo, oferecer “consideráveis” melhorias das condições de vida dos brasileiros por meio da ampliação de linhas de metrô, corredores de ônibus e redes ferroviárias urbanas e regionais, universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana, recuperação de áreas degradadas e de prevenção de acidentes em áreas de risco e ampliação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Educação
Embora o governo Lula tenha tomado importantes iniciativas, como a ampliação dos repasses da União para estados e municípios e do número de escolas técnicas, o PT afirma que há “urgência para preparar os milhões de cientistas e técnicos que o desenvolvimento do país já está exigindo. Mas, principalmente, urgência para constituir uma cidadania que possa tomar em suas mãos o desenvolvimento econômico, político e cultural do país”. Assim, a candidatura de Dilma Rousseff defende a erradicação do analfabetismo, uma educação básica de qualidade e a expansão do ensino profissionalizante.

Saúde
O programa de governo do PT destaca ainda a consolidação do caráter universal e de qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da ampliação das equipes de Saúde da Família, das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para garantir “a todos os brasileiros a atenção básica e de média complexidade, inclusive emergências”. As políticas de assistência farmacêutica e o programa Farmácia Popular serão aprofundados.

Mulheres
Outro destaque foi dado às ações de combate à desigualdade de gênero. O Estado, diz o documento, deve assumir sua responsabilidade na construção de políticas públicas que garantam o direito ao trabalho, com condições iguais entre homens e mulheres, combatem a violência de gênero e promovam a saúde da mulher.
“O Estado brasileiro reafirmará o direito das mulheres de tomarem suas próprias decisões em assuntos que afetam o seu corpo e a sua saúde, direito de decidirem livremente sobre todas as questões referentes à sua sexualidade e estabelecer relações afetivas e sexuais livres de coação, discriminação e violência”, diz o programa do PT.

Indústria naval renasce das cinzas

A indústria naval brasileira chegou a ser a segunda maior do mundo, empregando, em 1979, 39 mil trabalhadores. Nas décadas seguintes, quando os navios e plataformas de exploração passaram a ser importados, o setor começou a definhar até quase virar pó, com o número de empregados caindo para 1,9 mil, no ano de 2000. Hoje, no entanto, a indústria naval está renascendo das cinzas. O setor já superou em muito o número de empregados da época áurea, empregando atualmente 46,5 mil trabalhadores.
Esta reviravolta fantástica está sendo proporcionada sobretudo pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), um dos principais projetos do PAC. As encomendas do Promef somam 49 navios de grande porte. As premissas do Promef são de que os navios devem ser construídos no Brasil e com índice de nacionalização de 65% na primeira fase e de 70% na segunda, além da exigência de que sejam competitivos internacionalmente.
No mês passado, nós participamos do lançamento ao mar do primeiro navio concluído: o João Cândido, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, com 274 metros de comprimento, duas vezes e meia a distância de uma trave à outra do campo do Maracanã. Na última quinta-feira, o segundo navio, o Celso Furtado, foi lançado ao mar no Estaleiro Mauá, em Niterói, no Rio de Janeiro. Nós estamos resgatando uma tradição cara ao nosso país, uma vez que este estaleiro foi fundado em 1846 pelo Barão de Mauá, pioneiro da indústria naval e do desenvolvimento industrial do nosso país.
A grande maioria dos trabalhadores do Atlântico Sul ganhava a vida como pescador, cortador de cana ou doméstica. Todos eles receberam formação em três fases, até a qualificação final para as atividades de soldador, caldeireiro, mecânico, montador e pintor. Não há nada que pague ver a expressão de felicidade estampada no rosto dos trabalhadores, pessoas que jamais imaginaram que um dia seriam capazes de construir um verdadeiro monumento, como é o navio João Cândido.
A retomada da indústria naval é irreversível. Além das encomendas atuais, não é difícil imaginar quantas encomendas serão geradas com o início da exploração do pré-sal. Além da revitalização dos antigos estaleiros e da construção, por exemplo, do Atlântico Sul, o Estaleiro Aliança, de Niterói, vai construir uma nova unidade em São Gonçalo (RJ); o Estaleiro Rio Grande, em Rio Grande (RS), construirá oito cascos de navios-plataforma para a Petrobras, e o grupo Wilson Sons anunciou, na semana passada, a construção de outro estaleiro na mesma cidade. Outros quatro serão instalados no país, para atender à demanda crescente: Paraguaçu, na Bahia, Eisa, em Alagoas, Promar, no Ceará ou Pernambuco, e Corema, em Manaus. Os reflexos desta verdadeira explosão da indústria naval estão se espraiando por toda a economia e beneficiando, direta ou indiretamente, todos os brasileiros.

Luiz Inácio Lula da Silva é presidente da República Federativa do Brasil.

domingo, 4 de julho de 2010

PSDB tenta barrar campanha de delegados paulistas na imprensa

A campanha publicitária da ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), lançada recentemente na imprensa, causou mal estar no Diretório Estadual do PSDB na última semana. O principal motivo foi à crítica feita pelos delegados paulistas sobre as más condições de trabalho, desmotivação e o pior salário do país pago pelo Governo de São Paulo. Assim, para tentar barrar a campanha, o PSDB resolveu recorrer à Justiça.
No pedido de liminar, alegou que a campanha influencia o processo eleitoral e caracteriza propaganda negativa antecipada, uma vez que foi veiculada antes do dia 6 de julho. “O que poderia parecer uma reivindicação de uma categoria profissional, constituiu, na verdade, ilegítima tentativa de interferir no âmbito eleitoral”, alega o PSDB.
Reforça ainda que as peças da campanha tem nítida conotação eleitoral, que se distancia e muito de aspirações legitimas de uma categoria. “Uma das peças escolhe como ponto de partida justamente o ano em que o PSDB assumiu a administração do Governo paulista a pretexto de defender os interesses de uma categoria, atacar o governo e conclamar por mudança”, registrou o partido ao pedir que a campanha fosse suspensa.
Ao analisar o pedido, o juiz auxiliar, Luis Francisco Aguilar Cortez, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, destacou que tal possibilidade (de propaganda negativa) não afasta, em regra, a liberdade de expressão e direito de crítica, assegurados constitucionalmente. Por isso, antes de decidir pela retirada ou não da campanha do ar, o juiz garantiu o princípio do contraditório para que a Adpesp apresente sua defesa.
A defesa da Adpesp, representada pelo advogado Dr. Anderson Pomini, já se prepara para apresentar suas contra-razões no prazo estabelecido pelo juiz (48 horas a partir da data da notificação). O advogado explica que a jurisprudência da Justiça eleitoral é clara no sentido de que propaganda negativa só se caracteriza quando há pedido de voto direto ou indireto, quando a campanha faz referência ao cargo pretendido e, ainda, apresenta currículos de candidatos. Nenhum dos elementos, contudo, são encontrados na campanha da Associação, segundo ele. “Não há que se falar em propaganda antecipada, na modalidade negativa, pois no material não há qualquer elemento que configure”, acrescenta o advogado.
A presidente da Adpesp, Marilda Pansonato Pinheiro, afirma que a campanha não tem qualquer cunho eleitoral e que apenas retrata a real situação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, reiterando que a ADPESP é apartidária.

Governo Lula bate novo recorde de popularidade, aponta Datafolha

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu um novo recorde de popularidade e agora é aprovado por 78% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada no dia 1º.
Foram entrevistadas 2.658 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O governo Lula tinha 76% de aprovação em maio. Era o seu recorde até agora em seus dois mandatos, iniciados em janeiro de 2003.
Embora a oscilação tenha sido dentro da margem de erro máxima, no caso do petista a curva mostra uma consistente trajetória ascendente há quase dois anos. De dezembro para cá, Lula melhorou sua aprovação em seis pontos. Tinha 72% e pulou para os 78% atuais.
O melhor desempenho do petista é na região Nordeste. Em maio, Lula tinha 85% de aprovação entre os nordestinos. Agora, está com 87%.
Nunca desde a volta do país ao regime democrático, em 1985, houve um presidente com popularidade tão alta como a de Lula num ano de sucessão como o atual.
Pela primeira vez também Lula recebeu uma nota acima de 8 para o desempenho de seu governo. Ele registrou 8,1, quebrando o recorde de maio, quando recebeu 8,0.
Entre os homens, o presidente atingiu 81% de aprovação -tinha 78%. Essa taxa é sempre menor entre as mulheres: 76% acham o governo Lula ótimo ou bom. (FR)
As informações são do jornal Folha de S. Paulo

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Deputado José Genoino em Botucatu

No próximo domingo, dia 04, as 10h00, o Partido dos Trabalhadores de Botucatu, terá a honra de receber o Deputado Federal José Genoino, para uma conversa com a Militância e Imprensa.
O encontro acontecerá na sede do partido, que fica na Rua Nelo Cariola, 456 – Centro.
Todos estão convidados!!!

José Genoino nasceu em Quixeramobim, no Ceará, onde começou a militar como líder estudantil. Integrou a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), filiou-se ao PCdoB em 1968. Foi para a clandestinidade nos primeiros anos da ditadura militar e acabou preso em abril de 1972 na guerrilha do Araguaia, à qual aderiu em 1970. Depois de cinco anos, retomou a vida em São Paulo. Trabalhou como professor de história no colégio Equipe e começou sua trajetória parlamentar, com cinco mandatos consecutivos como Deputado Federal. Anistiado em 1979, Genoino ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que era gestado nos sindicatos do ABC. Em 1982, elegeu-se deputado federal pela primeira vez. Reeleito em 1986, integrou a Assembléia Nacional Constituinte. Neste período, teve a atuação marcada pelo conhecimento do Regimento Interno da Câmara. Foi duas vezes líder da bancada petista, em 1991 e 1999.Na Câmara, aprofundou o debate sobre concepção de estado, e é considerado um especialista nesta área. O foco principal desta reflexão foi as Forças Armadas e a Segurança Pública.Genoino, em conjunto com diversas entidades e organizações, elaborou e apresentou um projeto de lei que regulamentava os Direitos Autorais no país, cujos
pressupostos básicos serviram de base para a discussão e aprovação da atual Lei de Direito Autoral. Atuou de forma ativa no processo de Impeachement do ex-presidente Fernando Collor e também na CPI do Orçamento. Reeleito para o quarto mandato, com 200 mil votos, Genoino disputou a Presidência da
Câmara dos Deputados com um programa que se sustentava na valorização e na defesa da dignidade da atividade parlamentar, na reorganização da Câmara e no aprimoramento das suas funções e na total e absoluta transparência no exercício do mandato parlamentar.
Em junho de 1996, ele apresentou a Emenda Constitucional que institui o Sistema de Controle do Poder Judiciário, outra que altera a representatividade dos estados na Câmara dos Deputados e, ainda, uma que reduz o recesso (férias) parlamentar para um mês no ano.
Como membro permanente das Comissões de Justiça e de Defesa Nacional, Genoino defendeu no Congresso o fim do sigilo bancário para políticos e ocupantes de cargos públicos, fim da autorização da Câmara e do Senado para que sejam abertos processos contra os parlamentares por crime comum, ética
na política, ampla reforma do Estado e garantia dos direitos humanos e luta por cidadania.
Em 1998 foi reeleito ao seu quinto mandato de deputado federal, com 307.000 votos, a maior votação para deputado federal do país naquele ano. Em 2002, Genoino foi o candidato do PT ao Governo do Estado de São Paulo. Teve mais de 8 milhões de votos, tornando-se o primeiro candidato na história do partido a
disputar o segundo turno no Estado.
Assumiu a presidência nacional do PT em dezembro de 2002 e ficou 30 meses no cargo, até 9 de julho de 2005. Genoino tomou posse dizendo que assumia uma "missão". No discurso de despedida, repetiu a frase e disse que o PT tem de ter coragem de repactuar em nome do projeto coletivo. "A política tem o lado
da poesia, mas também um lado não poético, que é duro, grave e dramático. Nesses 30 meses honrei o PT, fiz tudo achando que era o que estava correto".
Em 2006 foi eleito, pela sexta vez, deputado federal por São Paulo.