domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jornada de Mobilização e Lutas debaterá a política de pedágios do governo Serra

Na próxima quarta-feira (5), ocorre na sede do Diretório Nacional do PT (Rua Silveira Martins, 132, Metro Sé), em São Paulo, às 11 horas, a segunda reunião da Jornada de Mobilizações e Lutas organizada pelo PT e sindicalistas petistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores). A reunião contará com a presença de coordenadores das Macros Regionais do PT-SP e de representantes petistas das Subsedes da CUT-SP.
A proposta da Jornada é denunciar para a população paulista os principais problemas das gestões PSDB/DEM no estado, capacitar a militância para o embate e fazer um contraponto das políticas do governo federal e do governo tucano. Durante o encontro serão apresentados dados sobre a situação do pedágio no estado, primeiro tema a ser discutido pela Jornada, e terá o objetivo de subsidiar a militância.
Segurança; Saúde; Educação e Meio Ambiente/Energia também estão na pauta. Os debates regionais ocorrerão de 29 a 31 de março, e devem acontecer nas Câmaras Municipais e em espaços públicos. O ato de rua foi marcado para o dia 1º de abril.

Diagnóstico petista
Segundo estudo realizado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, existem 225 praças de pedágios no estado. A pesquisa aponta que a prática do governo tucano utilizada no setor de transporte foi o baixo nível de investimentos realizados desde 1995 e a utilização da malha rodoviária para fazer caixa por meio de concessões onerosas. Só o governo Serra instalou 82 praças.
Para o secretário sindical do PT, Ângelo D´Agostini, a política não é nova, vem desde FHC e foi aprofundada pelo governo Serra. “A cada 30 km paga-se pedágio e com valores superiores aos federais e, além disso, incluiu a cobrança para as motocicletas". Segundo ele, a sistemática usada pelo governo estadual é tentar enganar a população, ao diminuir o preço de alguns pedágios, construindo novos em curta distância. "Ou seja, são dois pelo preço de um”, denunciou.
A Jornada de Mobilização e Lutas é resultado de um Seminário realizado entre o PT e os sindicalistas petistas da CUT, em 2009, com o objetivo de mobilizar os militantes para a construção de um projeto alternativo para o estado de São Paulo.

Regiões onde serão realizados os debates
· Capital
· ABC
· Guarulhos
· Osasco
· Alta Paulista
· Araçatuba
· Baixada Santista
· Bauru
· Campinas
· Itapeva
· Jundiaí
· Marilia e Ourinhos
· Mogi das Cruzes
· Mogiana
· Noroeste Paulista
· Presidente Prudente
· Ribeirão Preto
· São José do Rio Preto
· Sorocaba
· Vale do Paraíba
· Vale do Ribeira

Datafolha: Dilma dispara e encosta em Serra;diferença é de apenas 4 pontos

Pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo (28) do jornal Folha de S.Paulo, mostra que a pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%. No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%. Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.
De acordo com a nova sondagem do Datafolha, o deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato do PSB, tem 12% das intenções de voto; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, tem 8%. Na pesquisa anterior, Ciro aparecia com 13% e Marina já possuía 8%.
A margem de erro da pesquisa, que foi divulgada neste sábado (27), é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com idades maiores de 16 anos. Destas, 9% disseram que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 10% informaram que estão indecisos.
A sondagem confirma resultados de pesquisas de outros institutos, que já refletiam uma tendência de crescimento rápido da candidatura Dilma Rousseff e a queda do pré-candidato tucano.

Outros cenários
A pesquisa também apresentou um cenário sem a presença de Ciro Gomes. Nessa simulação, as intenções de voto em Serra ficam em 38% (ante 40% na pesquisa realizada entre 14 e 18 de dezembro); Dilma atinge 31% (ante 26% da pesquisa anterior); e Marina Silva fica com 10% (11% no levantamento de dezembro).
No cenário de um segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano aparece com 45% das intenções de voto e a petista com 41%. Ou seja, também em um eventual segunda etapa do pleito, Dilma encosta no tucano, apresentando uma diferença de apenas quatro pontos novamente. O levantamento realizado em dezembro apontava que, nessa situação, Serra teria 49% das intenções de voto e Dilma, 34%. Em outro cenário de segundo turno, Dilma vence com 48%, contra 26% de Aécio.

Aprovação recorde de Lula
A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Na mostra, a aprovação ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de dezembro, este índice foi de 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha.
Com agências

Datafolha: Se Serra desistir, Aécio também aparece com tendência de queda

A tendência das pesquisas demonstra que existe a possibilidade real de José Serra (PSDB/SP) vir a desistir. O substituto natural seria Aécio Neves. Mas este, apesar da alegação de ser menos conhecido do que Serra, também apresentou tendência de queda, mesmo entre quem o conhece, e respondeu que votaria nela nas pesquisas anteriores.

Datafolha: rejeição de Serra é a maior

Serra ultrapassa todos os demais candidatos em rejeição:


Datafolha 2º turno: Serra 45% x 41% Dilma

Nas últimas pesquisas do Sensus e do Vox Populi, Dilma já aparecia empatada tecnicamente no 1º turno, mas Serra ainda tinha uma dianteira razoável no 2º turno, com uma diferença acima de 10 pontos.

Pois isso acabou. Na pesquisa sobre em quem votaria no 2º turno, Dilma já aparece colada com Serra:
Serra: 45%
Dilma: 41%
Diferença: 4%

No Datafolha de 2 meses atrás era:
Serra: 49%
Dilma: 34%
Diferença: 15%

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vereadores parabenizam Partido dos Trabalhadores

Requerimento [nº 081/2010] apresentado e aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, de autoria dos vereadores Lelo Pagani [PT], Calos Trigo [PT] e Professor Gamito [PT], parabenizam o Partido dos Trabalhadores em virtude dos 30 anos de existência no cenário político nacional.
De acordo com os parlamentares, a lembrança se deve ao fato de a legenda ter sido fundada em um contexto de ditadura militar. Além disso, os autores da proposta salientam o crescimento do partido em relação a sua representação política.
O requerimento ainda parabeniza a todos os filiados e simpatizantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Requerimento questiona concessão de alvará para eventos

Requerimento [nº 077/2010] apresentado e aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu questiona os critérios de concessão de alvará para eventos e shows musicais utilizados pela Prefeitura. Além disso, a propositura pede explicações sobre possível tratamento diferenciado para obtenção da autorização.
Os autores do requerimento são os vereadores Lelo Pagani [PT] e Carlos Trigo [PT]. Segundo os parlamentares, apresentações musicais de diversos gêneros programadas para serem realizadas em Botucatu não têm conseguido a referida permissão para funcionamentos.
Os vereadores argumentam que a transferência de local de eventos ou seu cancelamento prejudicam a população botucatuense, já que todas as classes sociais de nossa cidade devem ter várias opções de lazer.
Neste contexto, os parlamentares solicitam explicações sobre os critérios de concessão de alvará.
O Executivo Municipal tem 15 dias para responder ao requerimento dos vereadores Lelo Pagani [PT] e Carlos Trigo [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Vereador Lelo Pagani verifica problemas na ‘Júlio Vaz de Carvalho’

O vereador Lelo Pagani [PT] foi acionado por morador para verificar problemas no final da Avenida Júlio Vaz de Carvalho, no Jardim Continental, próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Professor José Antônio Sartori’. No local, o parlamentar afirma ter constatado uma série de questões, entre elas desperdício de dinheiro público e degradação ambiental.
A referida avenida possui pistas nos dois sentidos. Entretanto, apenas um dos leitos está em condições de receber o tráfego de automóveis e pedestres, já que o outro se encontra em péssimo estado de conservação.
Segundo Pagani, os buracos verificados são de grandes proporções e têm servido de corredor de água pluvial. “Essa situação faz com que as crateras aumentem cada dia mais”, ressalta.
Além disso, o vereador afirma que o morador denuncia o fato de que caçambas têm feito o depósito de entulho de construção no local. Também têm contribuído para a degradação alguns munícipes que despejam lixos diversos – inclusive alguns materiais que contaminam o meio ambiente, como pilhas e equipamentos eletrônicos.
Pagani explica que, como o local apresenta grande fluxo de água de chuva, os materiais que contaminam a natureza têm sido levados a um riacho local abaixo do local.
Porém, o principal problema encontrado se refere ao abandono do projeto de infraestrutura. Isso porque, no trecho da avenida já haviam sido instaladas guias de sarjetas, que hoje estão abaixo do nível da rua – já que existe grande quantidade de materiais descartados.
“Isso significa prejuízo aos cofres públicos, uma vez que o investimento preparatório para colocação de pavimentação asfáltica foi feito e, talvez, não seja possível continuar a obra em função dos problemas surgidos no local”, coloca o parlamentar.
Lelo Pagani assegura que apresentará um requerimento solicitando explicações sobre o abandono da estrutura já instalada no local, bem como se há projeto para que a avenida ganhe as benfeitorias necessárias.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB

Vereador pede explicações sobre problemas no CRST

Possíveis problemas no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador [CRST] de Botucatu motivaram o vereador Lelo Pagani [PT] a apresentar requerimento [nº 078/2010] na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu.
De acordo com o parlamentar, denúncia efetuada por Sindicatos de Trabalhadores da Cidade alerta para uma possível falta de profissionais para atendimento de ocorrências no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Botucatu.
Pagani salienta que a preocupação se justifica em função de que os CRSTs são locais em que o trabalhados pode encontrar apoio para o diagnóstico e comprovação de doenças, acidentes e problemas de saúde decorrentes da atividade produtiva. Dessa forma, o vereador enfatiza a necessidade de o serviço ser oferecido da melhor maneira possível.
O Executivo Municipal tem prazo de 15 dias para responder ao requerimento apresentado pelo vereador Lelo Pagani [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Reunião discute Campanha da Fraternidade 2010

Reunião realizada na tarde de terça-feira [23], na sede do Poder Legislativo Municipal, iniciou as discussões sobre eventos e ações a serem desenvolvidas para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.
Participaram do encontro representantes da diretoria da Casa, da Igreja Católica e os vereadores Fontão [PSDB], Lelo Pagani [PT] e Professor Gamito [PT].
A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil [Conic], escolheu para este ano o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” [Mt 6, 24].
De acordo com os vereadores presentes ao encontro, o tema é bastante pertinente, já que as duas questões que serão abordadas influenciam diretamente a vida das pessoas.
Na reunião, ficou decidido que será promovido um evento – ainda sem data definida – para marcar o lançamento da campanha no Município. Além disso, dois palestrantes serão convidados para falarem sobre Economia e sobre a própria Campanha da Fraternidade.
Em breve, um novo encontro será marcado para que sejam definidos os detalhes das ações e a data das palestras.
Segundo os parlamentares, por se tratar de uma iniciativa ecumênica, representantes de diversas religiões serão acionados e convidados a participar junto com suas comunidades.
“É importante que todos participem, independentemente das religiões que seguem. Só com união, poderemos trabalhar para que a campanha atinja seu objetivo”, enfatizam os vereadores Fontão [PSDB], Lelo Pagani [PT] e Professor Gamito [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Requerimento cobra contenção de erosão à beira do Lavapés

Requerimento [nº 095/2010] apresentado e aprovado na Câmara Municipal de Botucatu cobra o Poder Público sobre providências a serem tomadas em relação a erosões à beira do Ribeirão Lavapés ocasionadas pelas fortes chuvas que têm atingido a Cidade nas últimas semanas.
De acordo com o autor da proposta, vereador Professor Gamito [PT], diversos trechos às margens do ‘Lavapés’ apresentam erosões crescentes, com destaque à Avenida Marginal, próximo à ponte da Rua Tiradentes, na entrada da Vila Maria – onde, inclusive, já prejudica a via asfáltica.
Em função do aumento dessas ‘crateras’, como define Professor Gamito, residências próximas já começam a correr risco, além do perigo para os pedestres que transitam pelo local.
Neste contexto, o parlamentar questiona a Prefeitura sobre ações e prazos previstos para contenção das erosões, além das formas como serão empreendidos os trabalhos de recuperação das margens do Ribeirão Lavapés na área urbana.
O Executivo tem prazo de 15 dias para responder ao requerimento do vereador Professor Gamito [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Parlamentar solicita canaletas em cruzamentos da Cidade

Requerimento [nº 094/2010] apresentado e aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu solicita à Prefeitura informações sobre a colocação de canaletas em cruzamentos da Cidade previstas para 2010.
De acordo com o autor da proposta, vereador Professor Gamito [PT], diversas esquinas de Botucatu necessitam de canaletas de concreto para o adequado escoamento das águas pluviais. O parlamentar exemplifica a afirmação citando o caso do cruzamento da Rua Dr. Armando de Salles Oliveira com a Avenida Conde de Serra Negra.
Neste contexto, a propositura questiona a Administração Municipal sobre a existência de um cronograma de obras para construção de canaletas de concreto estabelecido para o ano de 2010 e, no caso positivo, quais locais seriam contemplados.
O Executivo tem prazo máximo de 15 dias para responder ao requerimento do vereador Professor Gamito [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Requerimento pede confirmação e prazo para pavimentação do acesso ao bairro Piapara

Foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu requerimento [nº 093/2010] de autoria do vereador Professor Gamito [PT] que solicita ao Poder Público informações sobre prazo para pavimentação da estrada que liga Botucatu ao bairro Piapara.
De acordo com o autor da proposta, existe grande possibilidade de a via ser contemplada com pavimentação asfáltica através de recursos programa “Pró-Vicinais”, do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, os sitiantes e moradores do referido bairro “cobram” dos vereadores tal benfeitoria – reivindicação antiga da região.
Neste contexto, o parlamentar solicita ao Poder Público a confirmação da ação e, no caso positivo, um prazo para que as obras sejam iniciadas.
A Administração Municipal tem prazo de 15 dias para responder ao requerimento de autoria do vereador Professor Gamito [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Requerimento pede ponto de ônibus na Vila Maria

Requerimento [nº 087/2010] de autoria do vereador Carlos trigo [PT], apresentado e aprovado na última sessão da Câmara Municipal de Botucatu, solicita ao Departamento de Engenharia de Tráfego [DET] da Prefeitura a instalação de ponto parada de ônibus na Avenida Petrarca Bachi, no trecho compreendido entre as Ruas Antonio Amaral César e Joaquim Leandro de Oliveira, na Vila Maria.
De acordo com o parlamentar, a solicitação se faz necessária tendo em vista que no local existe um ponto de parada de ônibus no sentido Vila Maria/Centro, mas não há o mesmo no sentido inverso.
A situação, conforme o vereador, se torna problemática em função de que, no caminho de volta à Vila Maria, os motoristas de ônibus não têm um lugar certo para parar, trazendo grandes transtornos aos usuários do transporte coletivo.
O Executivo Municipal tem 15 dias para responder ao requerimento do vereador Carlos Trigo [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Requerimento pede informatização de cemitérios

Requerimento [nº 079/2010] apresentado e aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu solicita ao Poder Público estudos sobre a possibilidade de informatização de todos os dados dos falecidos dos dois cemitérios municipais.
De acordo com o vereador, a ação seria parte integrante de um projeto de responsabilidade social e de respeito às muitas pessoas que visitam, diariamente, os jazigos de seus entes queridos. Além disso, a informatização ajudaria as pessoas que procuram por algum túmulo, empreendem algum tipo de pesquisa ou para o trabalho do dia-a-dia dos funcionários municipais.
Pagani destaca que a iniciativa é viável, já que atualmente existem sistemas baratos e simples para organizar os dados de cemitérios.
Para facilitar o processo de implantação, o parlamentar sugere parceria com a Faculdade de Tecnologia [Fatec] de Botucatu. Segundo o vereador, a mesma opção foi utilizada com sucesso no Teatro Municipal Camilo Fernandes Dinucci.
Uma cópia da propositura deverá ser encaminhada aos responsáveis pelas administrações dos Cemitérios Portal das Cruzes e Jardim.
O Poder Executivo deverá responder ao requerimento do vereador Lelo Pagani [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Afundamento de asfalto preocupa vereador

O afundamento de parte da pavimentação asfáltica em via do Residencial Arlindo Durante preocupa o vereador Professor Gamito [PT]. Por isso, o parlamentar apresentou requerimento [nº 075/2010] na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, destinado ao Poder Executivo da Cidade.
Segundo Professor Gamito, na altura do nº 560 da Rua Aécio Ramos, há um trecho que ameaça ceder e oferece riscos à população que transita de automóveis ou na condição de pedestres.
Conforme o vereador, a situação ocorre em virtude de infiltrações de águas pluviais no subsolo, e que teria deixado o piso “oco”, podendo ocasionar diversos problemas aos moradores locais e motoristas que trafegam pela área.
Neste contexto, o parlamentar destaca que a propositura solicita ao Poder Público estudos no sentido de viabilizar a solução do problema no local.
A Prefeitura tem prazo de 15 dias para oferecer resposta ao requerimento do vereador Professor Gamito [PT].
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ciro Gomes mais perto da disputa do governo de SP

Representantes do PSB, PDT, PT e PCdoB reuniram-se nesta quarta-feira com Ciro Gomes (PSB-CE) para discutir a sucessão ao governo de São Paulo.
Ciro afirmou, pela primeira vez de forma enfática, que poderá concorrer ao governo de São Paulo, apesar de manter sua disposição de disputar a Presidência da República.
"De repente, o projeto nacional que o presidente Lula representa precisaria ter como uma engrenagem modesta que eu aceitasse esse desafio (disputar São Paulo). Nesse caso, a serviço do Brasil, a serviço dessa fração de São Paulo eu não titubearia em ir", afirmou Ciro a jornalistas.

Ciro Gomes, em São Paulo, pode repetir Brizola no Rio, em 1982

Ciro Gomes ainda não confirma seu futuro político nesta eleição: por enquanto mantem sua candidatura à presidente, mas já admite também concorrer ao governo de São Paulo.
Se escolher São Paulo, muitos o vêem apenas como um candidato para fazer campanha de oposição ao governo tucano paulista e dar uma palanque combativo à Dilma, e não para vencer as eleições. É um erro essa avaliação.
Ciro, tendo boa exposição na TV, tendo apoio da militância da frente de partidos contra a hegemonia demo-tucana paulista, reúne todas as condições de sair vitorioso. Não será fácil, mas é muito menos difícil do que parece.
Há um paralelo na candidatura de Ciro ao governo paulista com a histórica eleição de Leonel Brizola ao governo do Rio de Janeiro, em 1982.
Em 1982, o gaúcho Leonel Brizola, resolveu se candidatar a governador no Rio de Janeiro, para desespero de muitos correligionários seus. Acreditavam que Brizola deixava uma eleição garantida no Rio Grande do Sul, para uma aventura no Rio de Janeiro.
Os temores tinham fundamento. Brizola começou como azarão, lá na rabeira das pesquisas, com algo em torno de 3% de intenção de voto.
Aquelas eleições começaram com o favoritismo do grupo chaguista, do então governador Chagas Freitas, do PMDB fisiológico (que negociava com o governo da ditadura, em troca de apoios e verbas para obras). Tinha a máquina administrativa, inaugurava muitas obras com dinheiro federal, tinha uma grande máquina partidária no estado, enraizada em todos os municípios, prefeituras, escolas de samba, tinha muito clientelismo, enfim, eram como são os tucanos hoje em São Paulo.
Mas havia também desgaste de popularidade, com acusações de corrupção e impunidade, além de repressão policial à trabalhadores, estudantes e favelados, insatisfação com os serviços públicos, funcionalismo desmotivado por arrochos e repressão.
Aproveitando o desgaste, outra candidata, boa comunicadora, despontou: Sandra Cavalcanti, do PTB falsificado, criado pelo General Golbery do Couto e Silva. Era herdeira política do udenismo de Carlos Lacerda, assumiu uma campanha de crítica à corrupção do chaguismo, e chegou a liderar as pesquisas por uns tempos, caindo gradualmente à medida que era desmascarada. Um dia seu telhado de vidro, já trincado pelas relações com Golbery e com Lacerda, se quebrou: havia ocupado cargos de confiança no Governo Chagas Freitas, a quem ela acusava de corrupção.
Ao longo da campanha, por onde Brizola passava convencia mais da metade da platéia a votar nele. Nos debates na TV, a mesma coisa.
Brizola era um gaúcho no Rio de Janeiro, acusado de "paraquedista" pelos adversários, que fez campanha sem esconder o sotaque e gírias gaúchas, e vez por outra, aparecia em comícios com lenço vermelho de maragato no pescoço. O lenço foi incorporado por muitos militantes; era comum encontrar nas manifestações de rua e no dia da eleição, cariocas da gema com lenço vermelho no pescoço.
Seu discurso era regional e nacional ao mesmo tempo. Não fazia grandes promessas a não ser a prioridade à educação (sua marca) e os compromissos trabalhistas vindos desde a era Vargas. Posicionava-se contra o chaguismo e contra os "filhotes da ditadura", representados por Sandra Cavalcanti e o candidato do partido sucessor da ARENA (Moreira Franco, que na época havia saído do PMDB para o PDS, e mais tarde voltou ao PMDB).
Mas Brizola transparecia a figura de um político estadista, de dimensão nacional e internacional, para o Rio de Janeiro recuperar seu prestígio político, perdido com a mudança da capital, e governado por pessoas que apequenavam o estado com políticas provincianas.
Venceu as eleições e venceu um esquema montado para fraudar os boletins eleitorais, que contou com o envolvimento do SNI e da TV Globo. Foi o escândalo da Proconsult.
Brizola fez um bom governo de 1983 a 1986, fazendo o programa dos CIEPS (implantando o ensino em tempo integral de qualidade), mesclando com grandes obras como o Sambódromo; fez o primeiro programa governamental de reurbanização de favelas e titulação dos terrenos; combateu o cartel das empresas de ônibus (chegou a encampar as empresas, após um locaute do empresários).
Ciro foi radicado e fez toda sua carreira política no Ceará, mas é um político nacional há anos, tendo disputado a presidência duas vezes, e poderia ser candidato ao governo de São Paulo mesmo que não tivesse nascido no estado, assim como Brizola não nasceu no Rio.
Ciro tem a oportunidade de fazer o mesmo que fez Brizola, e oferecer ao eleitor paulista, um governo estadual com dimensão de estadista, de liderança nacional, capaz de tirar São Paulo da mediocridade demo-tucana de fazer governos provincianos e decadentes, que limitam a vender patrimônio público, autorizar pedágios, arrecadar cada vez mais impostos e tarifas, e cada vez cortar mais serviços públicos, entregando-os à iniciativa privada. O abandono das atribuições de estado, causam alagões, insegurança pública, queda na qualidade da educação, custos mais altos para produtores e consumidores com pedágios abusivos e tarifas que encarecem o frete.
Ciro pode articular como governador pactos com outros estados que tirem o marasmo da guerra fiscal entre São Paulo e estados do Nordeste, onde os dois perdem, e viabilize uma reforma tributária mais ousada e mais justa para todos. O maior empecilho à estas reformas sempre foi o corporativismo de São Paulo, ao pensar pequeno, de forma provinciana, em vez de pensar em ganhos de escala.
Ciro pode reintegrar melhor São Paulo às políticas de desenvolvimento nacionais, estabelecendo parcerias mais sólidas com o governo federal. Para dar um exemplo, ao articular com governadores o programa "Minha Casa, Minha Vida", o governo de José Serra recusou-se a diminuir o ICMS sobre material de construção, prejudicando o barateamento de habitações de baixa renda.
A gente não vê Serra apresentando projetos habitacionais junto ao governo federal, para tirar a população de baixa renda das áreas de risco de desabamento, nem a população ribeirinha do Rio Tietê na várzea, onde há alagamentos. Ciro apresentaria, como já faz Cid Gomes, seu irmão que governa o Ceará.
São Paulo, como qualquer estado, tem seu bairrismo, todo mundo ama sua terra natal, seu estado, e deve amar mesmo. Só não deve pensar pequeno nem mesquinho esquecendo dos nossos irmãos brasileiros de todo o território nacional. São Paulo é cosmopolita, foi formado por muitos imigrantes, vindos de todos os lugares do Brasil e do mundo. Não há sentido trocar um governador estadista com visão ampla de projetar São Paulo para o Brasil e internacionalmnte, por um governador provinciano, que isola São Paulo do Brasil e está levando o estado à decadência.
Além disso, por mais que Alckmin (ou talvez Serra, se refugar da candidatura presidencial) desponte como favorito neste período pré-eleitoral (como eram os chaguistas no Rio), é óbvio que o povo paulista está com fadiga do PSDB, e deseja renovação. As enchentes, os pedágios abusivos, os fracassos na segurança pública, o pouco crescimento do Metrô comparado à outras cidades, os desabamentos de obras mal feitas, a falta de diálogo, falta de soluções, a falta de transparência, os escândalos abafados, mostram que a era demo-tucana já deu o que tinha que dar. Chega. Se não for Ciro o candidato, outro combativo que saiba expressar ao eleitor paulista a mensagem da renovação ao governo demo-tucano, acabará por vencer Alckmin ou Serra.

Chinaglia participa de consulta para pré-candidatura ao Governo de SP

Conforme calendário construído pelo Diretório Estadual, o PT dá continuidade à consulta formal junto às lideranças partidárias que desejam apresentar seus nomes à pré-candidatura ao governo do estado. No dia 22, o deputado federal e ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, participou da reunião da Executiva e colocou seu nome à disposição do partido.
Arlindo é a 4ª liderança consultada. Já passaram pela mesma reunião o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, o Ministro da Educação, Fernando Haddad e o Deputado Federal, Antônio Palocci.
De acordo com o presidente do PT-SP, Edinho Silva, a exposição de Arlindo durante a reunião foi elogiada por toda a Executiva. “Além de discutir a questão da possível candidatura, Chinaglia fez uma análise importante do quadro político nacional e no estado de São Paulo”, disse Edinho.
Na avaliação de Chinaglia, a inexistência de um nome ao Governo paulista, fragiliza a campanha da Ministra Dilma Rousseff, no estado onde se concentra 23% do eleitorado brasileiro. Para ele, um pré-candidato ao governo paulista neste momento seria importante para a organização dos partidos aliados e construção do Programa de Governo no estado. Segundo Edinho, Chinaglia deve esperar a posição do deputado Ciro Gomes (PSB) quanto sua candidatura ao governo paulista ou nacional, para intensificar as discussões em torno do seu nome.
A iniciativa de consulta formal às lideranças petistas foi aprovada em reunião ampliada de Executiva realizada em outubro de 2009. Na mesma ocasião foi deliberada a construção de um nome petista para ser apresentado aos partidos aliados.

Tática em São Paulo
De acordo com o presidente do PT-SP, foi consenso no debate realizado que o PT e os partidos aliados têm todas as condições para uma vitória em São Paulo devido aos desgastes dos consecutivos governos demotucanos. “Pela sua dificuldade em apresentar soluções aos principais problemas de infraestrutura, como por exemplo, as enchentes que provocaram muitas tragédias no estado, bem como as dificuldades de encontrar saídas para os problemas da educação, saúde, segurança pública, mesmo depois de muitos anos no governo”, disse Edinho.
Na reunião, a Executiva debateu a necessidade de construção da tática em São Paulo que leve a definição de um nome, contemple a formulação do programa de Governo e a construção de um campo de partidos aliados. O objetivo é chegar ao Encontro Estadual (com data a ser discutida e definida) com o nome do candidato do PT ou do campo de partidos aliados.

Aliados
“Hoje tem um nome apresentado pelos partidos aliados que é do deputado Ciro Gomes. Se ele tiver predisposição, não tenho dúvida que tem espaço dentro dos partidos para debater essa alternativa. Mas isso não impede que todos os partidos discutam internamente a construção de seus nomes”, disse Edinho. “Nós entendemos que, para que possa construir a tática eleitoral em São Paulo, nós precisamos saber efetivamente qual a posição oficial do deputado”, completou.

Consulta Formal
A próxima liderança do PT a ser consultada formalmente pela Executiva é o Senador Aloizio Mercadante. A reunião está agendada para o dia 26, às 10h00, na sede do Estadual. Serão convidados ainda o Senador Eduardo Suplicy e a ex-ministra, Marta Suplicy.

Lula chega ao Haiti para reforçar compromissos e anunciar projetos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Haiti nesta quinta-feira (25) para reforçar o compromisso do Brasil com o país caribenho, devastado por um forte terremoto em 12 de janeiro que deixou pelo menos 217 mil mortos.
O Brasil comanda desde 2004 uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no país e, depois da tragédia, se tornou um dos principais agentes de sua reconstrução, ao lado dos Estados Unidos e da França, antiga metrópole do que é hoje a mais pobre nação das Américas.
Logo em sua chegada, o presidente sobrevoará Porto Príncipe de helicóptero, como fizeram outros governantes que já visitaram o país, o que lhe permitirá ter uma visão geral dos danos causados pelo terremoto.
Depois, Lula participará da cerimônia de formação das tropas brasileiras da Missão de Estabilização das Nações Unidas (Minustah), liderada pelo Brasil, e almoçará com seus integrantes. O terremoto levou o governo brasileiro à decisão de dobrar o número de militares que mantém por lá, de 1.300 para 2.600. Além das tropas adicionais, o Brasil abriu o cofre para ajudar os haitianos: R$ 375 milhões, ao todo, até agora. O dinheiro do Brasil destinado ao Haiti, segundo relatório divulgado pelo Itamaraty, foi distribuído da seguinte forma: R$ 205,05 milhões para o Ministério da Defesa, R$ 135 milhões para o Ministério da Saúde, R$ 35,5 milhões para o Ministério das Relações Exteriores (essa quantia inclui os US$ 15 milhões doados pelo governo ao país, que é administrado pela ONU).
Fonte: Portal R7

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Entrevista Vaccarezza: “Não partilho do discurso do já ganhou. Temos de trabalhar para consolidar o favoritismo de Dilma. Ela já é a favorita”.

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, concedeu entrevista ao Jornalista Josias de Souza. Leia, abaixo:

- O que muda na campanha depois do Congresso do PT?
O Congresso deu um passo adiante. Sem adversários, a Dilma foi aclamada. Na convenção do partido, em junho, a candidatura será confirmada.

- Dilma intensificará a campanha?
Até 2 de abril ela ainda será ministra. Não pode fazer campanha. Parece formalidade, mas não é. Ela tem obrigações de Estado. A partir da saída do ministério, aí sim.

- Inaugurações e comícios ao lado de Lula não são parte da campanha?
Não. São atos administrativos.

- O que será feito depois que a candidata deixar o ministério?
O PT e os partidos que integram a aliança vão levá-la a vários eventos. Sempre em ambientes fechados, como prevê a lei.

- Dilma subiu nas pesquisas, mas está abaixo dos 30%. Era o esperado?
Ela está superando as expectativas. Não acreditava que chegasse nos índices que atingiu em fevereiro, acima de 25%.

- Quais são as metas do partido?
Não trabalhamos com metas. O que vamos fazer daqui até a convenção é torná-la ainda mais conhecida. Vamos estreitar as relações entre ela e as bases sociais do partido

- Acha que o prestígio de Lula levará à vitória?
As pesquisas mostram uma situação clara: a população quer a continuidade. Esse é o azar do Serra.

- Por que azar?
“Na sucessão de 2002, a população queria mudança. E o Serra foi o candidato da continuidade. Tentou se desvencilhar do Fernando Henrique, mas não conseguiu. Em 2010, a população quer a continuidade. E a Dilma é a candidata da continuidade. O Serra agora é o candidato da mudança. Ele está tentando se livrar da armadilha, mas não vai conseguir.

- O Sr. já dá de barato que o rival de Dilma será Serra?
Até dezembro eu não dava. Agora, ele está numa sinuca de bico. Não tem mais como recuar. Sob pena de deixar a oposição sem candidato. A essa altura, não é certo que o Aécio assuma o desafio. Ficou difícil para o Serra não ser candidato.

- Acha que a polarização levará a um resultado apertado?
Qualquer pessoa que fizer previsão será na base do achismo. Mas posso dizer, com base nos elementos que nós temos, que tudo aponta para um favoritismo de Dilma.

- Favoritismo?
Sim, favoritismo. É óbvio que esse favoritismo não se transforma em vitória certa. Isso não existe. O cenário mais provável é o de uma disputa acirrada. Se não cometermos erros e se acertarmos mais do que os adversários, temos condições de aumentar o favoritismo da nossa candidata, que já existe.

- Não acha que a tese do favoritismo soa a já ganhou?
Não partilho do discurso do já ganhou. Pior do que o discurso do já ganhou, só o discurso do já perdeu. Temos de trabalhar para consolidar o favoritismo da Dilma. Ela já é a favorita.

- Não exagera quando diz que Dilma é favorita?
Não. Os elementos de pesquisa dão a ela esse favoritismo. Basta observar o que aconteceu nesse último ano. O Serra só caiu. E a Dilma, à medida que a população foi conhecendo ela, subiu. A aprovação do presidente e do governo, associada ao desejo das pessoas de votarem no candidato que dê continuidade à gestão Lula, vão impulsionar a candidatura da Dilma.

- Não acha que o prestígio de Lula já foi incorporado à candidatura?
Não completamente. Muita gente não sabe ainda que a Dilma é a candidata do Lula. Além disso, é preciso considerar o elevado nível de exposição do Serra. Ele vem de três eleições: prefeitura, governo e, antes, a presidência. O Serra tem um recall de pesquisa que a Dilma não tem.

- Há risco de a aliança com o PMDB não ser fechada?
Risco sempre existe, mas diria que, hoje, as chances de o acordo PT-PMDB ser fechado são de 99%.

- As ambições estaduais do PT não podem comprometer o projeto nacional?
Não, ao contrário, Pela primeira vez, o PT decidiu disputar o governo em poucos Estados, menos da metade das unidades da federação. O PT amadureceu.

- Essa maturidade já chegou a Minas Gerais?
Em Minas, não está resolvido se iremos disputar. O que está resolvido é que iremos discutir –lá para maio, junho— qual o melhor nome para disputar a eleição. Temos três nomes –Helio Costa, pelo PMDB, Fernando Pimentel e Patrus Ananias, pelo PT. Um deles será o nosso candidato.

- Há incômodo do partido com a entrega da vice a Michel Temer?
Tudo se encaminha para Michel Temer ser o vice, sem nenhuma contestação.

- O PT já aceita a tese de que a indicação é prerrogativa do PMDB?
Sou contra o PT escolher vice. Quem tem que escolher é a coligação e a Dilma. A candidata precisa ser ouvida. Mas quem vai indicar é o PMDB.

- O programa aprovado pelo PT será assumido por Dilma?
Nós não aprovamos um programa, mas as diretrizes de programa. Não são as diretrizes da Dilma. São do PT. Desde 1982 que o PT já aprendeu: candidato majoritário a cargos executivos não são porta-vozes do partido. São eleitos por toda a sociedade, num leque mais amplo do que o PT. Portanto, quem decide o programa é o candidato, não o partido. Não estaríamos falando sério se disséssemos que PT não tem a maior influência. Mas quem decide é a Dilma, ouvindo os demais partidos.

- José Dirceu disse que participará da campanha. Não prejudica?
Sou favorável à participação do Dirceu. Mas a Dilma não montou nada ainda. O que ela disse é que todos os dirigentes partidários terão participação. Não disse que vai montar uma coordenação com a participação do José Dirceu. Isso ainda não foi definido.

América Latina pretende criar liga de nações sem EUA

Na abertura da reunião da Cúpula da América Latina e Caribe (CALC), o presidente mexicano, Felipe Calderón, propôs a criação de uma nova organização de integração dos países da América Latina e Caribe, sem os EUA e Canadá.
O documento final do encontro vai trazer um tópico aprovando a integração da CALC com o Grupo do Rio, que ainda não tem um nome definido, mas já está sendo informalmente chamado de OEA do B.
A nova organização, funcionará paralelamente à OEA, criticada no seu papel de guardiã da democracia regional depois dos seus infrutíferos esforços para reverter o golpe de Estado de junho em Honduras.
Calderon evocou o líder revolucionário Simon Bolívar para defender a unidade dos países da América Latina: "No México estamos convencidos de que o ideal de Bolívar, de uma América unida, continua vivo e está mais vivo do que nunca; esse foi o sonho de Bolívar, de uma só nação americana, unida em seus valores de democracia, justiça e igualdade."
Na chegada para o encontro na manhã de ontem, foi possível ver o uniforme da "OEA do B": a guayabera branca. Todos os chefes de Estado apareceram vestindo guayaberas brancas, oferecidas pelo anfitrião, que mandou confeccioná-las especialmente para a ocasião. Uma forma de reafirmar a identidade das nações da região. Apenas o presidente venezuelano Hugo Chávez não seguiu o figurino e optou por uma camisa verde-militar com uma camiseta vermelha por baixo.
A cúpula se inspirou nas reuniões da Apec, a entidade de cooperação da Ásia pacífico, onde todos os anos os chefes de Estado usam a mesma roupa.
O presidente Lula, apesar de ter ganho uma nova guayabera, também preferiu usar a sua antiga, que trouxe na mala do Brasil.

Café com o presidente trata da viagem ao México, Cuba, Haiti e El Salvador

Transcrição
Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa, agora, o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?
Presidente: Tudo bem, Luciano.

Presidente, estamos gravando o programa na base aérea de Brasília. O senhor inicia um roteiro de viagens percorrendo quatro países: México, Cuba, Haiti e El Salvador. Hoje, participa do Grupo do Rio e da Segunda Cúpula da América Latina em Cancún, no México. Além do encontro com líderes desses países, que outros pontos o senhor destacaria, presidente?
Olha, eu acredito que esse processo de integração que nós estamos fazendo na América do Sul, na América Latina e, agora, incluindo o Caribe, é a mais importante possibilidade que nós temos de fortalecer, do ponto de vista político, do ponto de vista econômico e do ponto de vista do desenvolvimento, o nosso continente. Nós fizemos a primeira reunião entre todos os países da América Latina e do Caribe na Bahia, em dezembro de 2008. Ou seja, foi a primeira vez que se conseguiu reunir todos os países do Caribe e da América Latina sem a participação dos americanos ou do Canadá. Portanto, é um fórum novo que nós criamos, aonde a gente pode discutir os nossos problemas com mais desenvoltura e, ao mesmo tempo, a gente descobrir as nossas potencialidades de troca de investimentos, de trocas comerciais e de entrosamento na área política e cultural. E também vamos participar do Grupo do Rio para discutir assuntos que eu considero extremamente importantes: a discussão da integração regional, a política de solidariedade ao Haiti, que nós precisamos dedicar muito tempo, a política de desenvolvimento da América Latina, as mudanças climáticas que nós vamos ter que ainda este ano no México tomar uma decisão para saber se nos colocamos de acordo em relação a isso. Portanto, é uma viagem muito importante ao México e depois nós vamos ter uma bilateral com o México onde vamos ter reuniões empresariais entre empresários brasileiros e empresários mexicanos. Há grandes investimentos brasileiros no México, nesse momento, há construção de um grande projeto petroquímico entre a Braskem e a empresa mexicana, e, portanto, eu acho que vai ser produtivo para o México e para o Brasil, essa reunião bilateral.

Além desse encontro com o presidente do México, em seguida o senhor vai a Cuba. Qual o acordo previsto nesse roteiro, presidente?
Olha, nós temos um acordo importante de investimento para recuperação do porto de Mariel. É um investimento prioritário em Cuba e, além do que, nós temos interesse em fazer novos investimentos em Cuba e contribuir para recuperar a rede hoteleira de Cuba, as rodovias de Cuba. Ou seja, nós estamos discutindo, o ministro da Indústria e Comércio já está em Havana e nós pretendemos consolidar esses acordos com Cuba, porque nós queremos ser solidário a Cuba e ajudar Cuba a se desenvolver. A Petrobras vai fazer uma fábrica de óleo combustível em Havana e também a Petrobras está preparando os estudos para fazer o teste de prospecção para ver se achamos petróleo em Cuba. E tudo isso nós pretendemos que aconteça este ano.

Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do Presidente Lula. Presidente, a próxima parada será Porto Príncipe, no Haiti, onde terá um encontro com o presidente René Preval. O que o senhor deve levar de novidades para a reconstrução daquele país?
Olha, primeiro, Luciano, a nossa viagem ao Haiti é uma viagem de solidariedade, é uma viagem para que a gente possa dizer ao povo do Haiti e ao governo do Haiti que o Brasil vai continuar sendo solidário, além do que já tem feito, porque o Brasil já fez em nível de doação, praticamente um investimento de R$ 375 milhões de reais, além da doação que nós tomamos uma decisão de colocar através do Itamaraty US$ 15 milhões de dólares, que é dentro do plano de recuperação do Haiti. Então, nós estamos dispostos a fazer tudo o que for necessário, para que a gente possa reconstruir o Haiti junto com outros países da Europa, subordinados a uma coordenação das Nações Unidas. Luciano, uma coisa extremamente importante que o Brasil vai fazer no Haiti, além de toda a política de solidariedade, além da coordenação da Força de Paz, é a gente construir uma hidrelétrica no Haiti. O projeto já está feito pelo Exército brasileiro e nós pretendemos financiar empresas brasileiras e fazer a construção da hidrelétrica, porque aí sim, você vai poder utilizar o lago da hidrelétrica para fazer irrigação, para ajudar a agricultura do Haiti e, ao mesmo tempo, você vai dar energia e vai poder garantir que a indústria possa se instalar no Haiti. Então, é um grande projeto, e eu acho que é uma grande contribuição que o Brasil vai dar ao Haiti. E eu vou lá para discutir com o presidente Preval quais são as prioridades e discutir com as Forças Armadas Brasileiras, que são coordenadoras da Força de Paz, naquilo que a gente pode definir como prioridade, porque o Haiti está precisando do mundo e o mundo, agora, vai ter que fazer pelo Haiti aquilo que não fez nas décadas passadas.

Bem, presidente, o senhor conclui o roteiro em El Salvador. O que será tratado lá?
Olha, El Salvador nós temos um novo governo e esse novo governo tem demonstrado muito interesse em aprimorar as relações com o Brasil. Nós pretendemos também, junto com a delegação de empresários, fazer um levantamento das oportunidades de investimento que nós temos para fazer em El Salvador. Portanto, nós vamos lá para estreitar ainda mais os laços de amizade entre El Salvador e o Brasil.

Muito obrigado, presidente Lula, e até a próxima semana.
Obrigado a você, Luciano, e até a próxima semana.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DEM queria acabar com a nossa raça....Mas, Arruda está preso e Justiça Eleitoral cassa mandato de Kassab (DEM)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e a vice, Alda Marco Antonio (PMDB), tiveram o mandato cassado pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira, por recebimento de doações consideradas ilegais na campanha de 2008. A decisão, em primeira instância, torna Kassab o primeiro prefeito da capital cassado no exercício do mandato desde a redemocratização, em 1985. Como o recurso tem efeito suspensivo imediato, os dois podem recorrer da sentença sem ter de deixar os cargos.
Entre as doadoras consideradas ilegais estão a Associação Imobiliária Brasileira (AIB) e empreiteiras acionistas de concessionárias de serviços públicos, como Camargo Corrêa e OAS. Ao todo, a coligação de Kassab e Alda gastou R$ 29,76 milhões na campanha, dos quais R$ 10 milhões são considerados irregulares pela Justiça. A sentença será publicada no Diário Oficial de terça-feira, quando passa a contar o prazo de três dias para o recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Silveira disse neste sábado, 20, ao Jornal da Tarde que já julgou os processos de Kassab, nove vereadores e dos candidatos derrotados na eleição à Prefeitura em 2008, Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), todos alvos de representação do Ministério Público Eleitoral (MPE), mas que não poderia informar quais dos réus foram cassados antes da publicação, na terça. Falta julgar o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Rodrigues (PR), e duas empresas acusadas de repasse ilegal.
O juiz afirmou, contudo, que manteve nas suas decisões o mesmo entendimento que levou à cassação de 16 vereadores no fim do ano passado. No caso, todos os políticos que receberam acima de 20% do total arrecadado pela campanha de fonte considerada vedada foram cassados. "Se passou de 20%, independentemente do nome, tenho aplicado a pena por coerência e usado esse piso como caracterizador do abuso de poder econômico na eleição, um círculo vicioso que dita a campanha e altera a vontade do eleitor", afirmou Silveira.
Além de cassar o diploma do prefeito e da vice, a sentença os torna inelegíveis por três anos. Dos 13 vereadores que aguardavam a decisão da Justiça Eleitoral, dez ultrapassavam o limite em doações consideradas ilegais. São eles: o líder do governo, José Police Neto (PSDB), Marco Aurélio Cunha (DEM), Gilberto Natalini (PSDB) e Edir Sales (DEM), da base governista, e os petistas Antonio Donato, Arselino Tatto, Ítalo Cardoso, José Américo e Juliana Cardoso, além de Rodrigues (PR).

Fonte vedada
Nas decisões, Silveira considerou como fonte vedada de doação eleitoral empreiteiras que integram concessionárias de serviços públicos e a AIB. A entidade é acusada pelo Ministério Público Estadual (MPE) de servir de fachada do Sindicato da Habitação (Secovi). Por lei, sindicatos não podem fazer doações a candidatos, comitês e partidos. Só da AIB a campanha de Kassab recebeu R$ 2,7 milhões. A entidade e o Secovi negam haver irregularidades.
"Um acionista, mesmo que minoritário, que tem faturamento de R$ 500 milhões, faz estrago numa campanha porque ele tira renda da concessionária. Embora seja um voto vencido, por conta da decisão do ministro Velloso, me convenceu", afirmou Silveira, citando decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Velloso favorável a essas doações nas eleições de 2006.
O inciso 3º do artigo 24 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) proíbe "concessionário ou permissionário" de fazer doações de qualquer espécie a candidatos ou partidos políticos. E embora a última manifestação do TSE, em 2006, tenha considerado legais doações de empresas com participação em concessionárias, votos proferidos no passado pelos ministros Cezar Peluso, Carlos Ayres Brito e Ellen Gracie repudiaram a prática.
Agência Estado
Jorge Bornhausen (PFLDEM - SC), queria acabar com a nossa raça. Mas...
O único governador do partido DEM está na cadeia por corrupção em Brasília...Agora, Kassab, amigo íntimo do José Serra, prefeito da maior cidade do país é cassado...

O PT tem lado e sabe o que o quer para o Brasil, diz Lula na posse do novo DN

"Aqueles que queriam acabar com a nossa raça, hoje estão se acabando". Com essa afirmação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a força da militância do Partido dos Trabalhadores que comemora 30 anos de fundação, durante o ato de posse dos novos membros do Diretório Nacional do partido.
O ato ocorreu na noite desta sexta-feira (19), dentro da programação do IV Congresso realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, quando foram empossados o novo presidente José Eduardo Dutra e os 81 membros do novo DN .
Lula lembrou os momentos difíceis vividos pelo partido em três décadas de existência e destacou que a firmeza ideológica faz com a militância petista supere o "medo de turbulências". "O nosso partido tem lado e sabe o que quer para o Brasil. Nestes 30 anos nós construimos o maior paradigma de esquerda existente em um país democrático. Aprendemos a construir uma convivência democrática interna e hoje praticamos essa convivência com outras forças políticas aliadas", disse o presidente.
Ele destacou ainda as disputas internas do PT como um exemplo para o mundo. "A grande virtude do PT é o debate de idéias na disputa interna entre as várias correntes do partido e esse aprendizado precisa ser socializado e repartido pelo mundo", afirmou Lula
Lula reforçou também a importância do PT para a integração política na América Latina. "É importante que a gente faça no próximo período uma amarração com partidos e movimentos sociais de países latinoamericanos para que possamos ter uma verdadeira integração, política e ideológica. Existem duas coisas que eu quero fazer após deixar a presidência: trabalhar fortemente por essa integração e atuar para uma integração maior da América Latina com a África", enfatizou.
Primeiro presidente da história do PT, Lula finalizou sua fala saudando o novo presidente José Eduardo Dutra: "Vocês todos vão se orgulhar muito deste companheiro na presidência do partido".
Também o vice-presidente José de Alencar participou da cerimônia que contou ainda com a presença de ministros petistas, parlamentares, lideranças políticas de partidos aliados, além dos 1.350 delegados e delegadas participantes do Congresso e demais militantes petistas.
Alencar também deixou uma bela mensagem à militância petista e afirmou que o PT é "uma escola política de comportamento admirável". Ao mencionar a ministra Dilma Rousseff, que foi indicada no sábado (20) como pré-candidata do PT à Presidência da República, ele afirmou que a sua principal qualidade é a grande bravura e que a ministra tem todas as qualidades para assumir a presidência do país.
O deputado federal Ricardo Berzoini, que deixa a presidência do partido, fez um resgate histórico das dificuldades e vitórias políticas vividas pelo PT nos seus 30 anos de história e convocou a militância para enfrentar o grande desafio de dar continuidade à luta em 2010.
O presidente empossado, José Eduardo Dutra, fez um discurso emocionado durante o ato de posse. "Eu assumo o compromisso de não ser o presidente da tendência A, B ou C, mas sim como presidente de todo o conjunto do partido", afirmou. Ele fez uma homenagem a todos os presidentes da história do PT mencionando os estilos, os desafios e a contribuição política de cada um deles, de Lula a Berzoini, passando por Olívio Dutra, Rui Falcão, Luiz Gushiken, Tarso Genro, José Dirceu e José Genoíno.
Dutra também destacou as tentativas dos adversários em tentar destruir o PT. "Eles não conseguiram acabar com a nossa 'raça' porque a nossa raça é forjada no suor de milhões de trabalhadores de todas as regiões do país, na luta dos seringueiros da Amazônia, no sangue derramado por Chico Mendes e de milhares de companheiros que dedicaram a sua vida à causa da liberdade, pela democracia e ao socialismo", ressaltou.
Ele encerrou sua fala reafirmando que o PT irá eleger em 2010 a primeira mulher presidente da República da história do Brasil.
O encerramento do ato de posse foi coroado com a chegada de um grande bolo simbólico em homenagem aos 30 anos do partido e todos os presentes cantaram Parabéns pra você juntamente com o presidente Lula e os convidados.

DN reúne e define a nova Comissão Executiva Nacional do PT

O Diretório Nacional do PT se reuniu na tarde deste sábado (20) exclusivamente para discutir e definir a composição da nova Comissão Executiva Nacional. A reunião ocorreu nas dependências do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A CEN é formada por 21 membros com direito a voz e voto, incluindo neste total o presidente nacional do partido e os líderes das bancadas na Câmara e no Senado.

Após a discussão do tema, a nova CEN ficou assim constituída:
Presidente: José Eduardo Dutra

Líder do PT na Câmara: Fernando Ferro

Líder do PT no Senado: Aloísio Mercadante

Secretaria Geral: José Eduardo Cardozo

Secretaria de Finanças: João Vaccari Neto

Secretaria de Organização: Paulo Frateschi

Secretaria de Comunicação: André Vargas

Secretaria de Movimentos Populares: Renato Simões

Secretaria de Mobilização: Jorge Coelho

Secretaria de Formação Política: Carlos Henrique Árabe

Secretaria de Assuntos Institucionais: Geraldo Magela

Secretaria de Relações Internacionais: Iriny Lopes

1º Vice-Presidente: Rui Falcão

2º Vice-Presidente: Humberto Costa

3º Vice-Presidente: Fátima Bezerra

Vogais:
Maria do Carmo Lara

Benedita da Silva

Mariene Pantoja

Arlete Sampaio

Virgílio Guimarães

João Motta

Veja quem são os integrantes do novo Diretório Nacional do PT

MEMBROS DN 2010/2014

JOSÉ EDUARDO DE BARROS DUTRA – PRESIDENTE-SE

ADILSON PIRES-RJ

ALBERTO LOPES CANTALICE-RJ

ALEXANDRE LUIS CÉSAR-MT

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA-PA

ANDRÉ LUIZ VARGAS ILÁRIO -PR

ARLETE AVELAR SAMPAIO-DF

BENEDITA SOUZA DA SILVA SAMPAIO-RJ

CARLOS HENRIQUE ÁRABE-SP

CARLOS MAGNO RIBEIRO DA COSTA-MG

DELCIDIO DO AMARAL GOMES-MS

DEVANIR RIBEIRO-SP

ESTELA ALEXANDRE ALMAGRO-SP

ESTILAC MARTINS RODRIGUES XAVIER-RS

FABIANO PEREIRA-RS

FRANCISCO JOSÉ CAMPOS RODRIGUES-SP

GERALDO MAGELA PEREIRA-DF

GIVALDO VIEIRA SILVA-ES

GLEBER NAIME DE PAULA MACHADO-MG

GLEISI HELENA HOFFMANN-PR

HUMBERTO SÉRGIO COSTA LIMA-PE

IRINY NICOLAU CORRES LOPES-ES

JILMAR AGUSTINHO TATTO-SP

JOÃO CONSTATINO PAVANI MOTTA -RS

JOÃO PAULO CUNHA-SP

JOÃO PAULO LIMA E SILVA-PE

JOÃO VACCARI NETO-SP

JORGE LUIZ CABRAL COELHO-SP

JORGE RICARDO BITTAR-RJ

JOSÉ DIRCEU DE OLIVEIRA E SILVA-SP

JOSÉ EDUARDO MARTINS CARDOZO-SP

JOSÉ FRITSCH-SC

JOSÉ GENOINO NETO-SP

JOSÉ ILÁRIO GONÇALVES MARQUES -CE

JOSÉ MENTOR GUILHERME DE MELLO NETTO-SP

JOSÉ NOBRE GUIMARÃES -CE

JOSÉ REUDSON DE SOUZA -CE

LUIZ ALBUQUERQUE COUTO -PB

LUIZ SOARES DULCI -MG

LUIZIANNE DE OLIVEIRA LINS-CE

MARCEL MARTINS FRISON-RS

MÁRCIO COSTA MACÊDO-SE

MARCO ANTONIO PEREIRA DE OLIVEIRA-PA

MARCO AURÉLIO DE ALMEIDA GARCIA-SP

MARIA APARECIDA DE JESUS -MG

MARIA BERNADETE DA SILVA ACCARINO-RJ

MARIA DA GLORIA RIBEIRO DA SILVA-RJ

MARIA DALVA DE SOUZA FIGUEIREDO-AP

MARIA DE FÁTIMA BEZERRA-RN

MARIA DE FÁTIMA NUNES DO CARMO-BA

MARIA DO CARMO LARA PERPÉTUO-MG

MARIA DO ROSARIO NUNES-RS

MARIA EUNICE DIAS WOLF-RS

MARIA MARINETE MERSS-SC

MARIA REGINA SOUSA-PI

MARIA TEREZA LEITÃO DE MELO-PE

MARIENE PANTOJA DE LIMA-AM

MARKUS SOKOL-SP

MARTA TEREZA SUPLICY -SP

MAURO RUBEM DE MENEZES JONAS-GO

MOEMA GRAMACHO-BA

MÔNICA VALENTE-SP

OLAVO NOLETO ALVES-GO

OSVALDO DIAS-SP

PATRUS ANANIAS DE SOUSA-MG

PAULO FRATESCHI-SP

RAUL JORGE ANGLADA PONT-RS

RENATA ALVAREZ ROSSI-BA

RENATO SIMÕES-SP

RICARDO JOSÉ RIBEIRO BERZOINI -SP

ROMÊNIO PEREIRA-MG

RUI GOETHE DA COSTA FALCÃO-SP

SEBASTIÃO SIBÁ MACHADO OLIVEIRA-AC

SERGE GOULART-SC

SÔNIA SOUZA DO NASCIMENTO BRAGA-CE

TARSO FERNANDO HERZ GENRO-RS

VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR-SP

VANDER LUIZ DOS SANTOS LOUBET-MS

VILSON AUGUSTO DE OLIVEIRA-SP

VIRGILIO GUIMARÃES DE PAULA-MG

WELLINGTON FERNANDES PRADO-PI

ALOISIO MERCADANTE OLIVA – LÍDER NO SENADO-SP

FERNANDO FERRO – LÍDER DA CAMARA DE DEPUTADOS-PE

SECRETARIAS SETORIAIS
JOÃO ANTONIO FELICIO - Secretaria Sindical Nacional-SP

JULIO BARBOSA AQUINO - Secretaria Nacional de Meio Ambiente-AC

LAISY MORIÉRE CÂNDIDA ASSUNÇÃO - Secretaria Nacional de Mulheres-GO

MARIA APARECIDA DA SILVA ABREU - Secretaria de Combate ao Racismo-RJ

MORGANA ENEILE - Secretaria Nacional de Cultura-RJ

SEVERINE MACEDO - Secretaria Nacional de Juventude-SC

COMISSÃO DE ÉTICA E DISCIPLINA
FRANCISCO ROCHA DA SILVA-SP

MARIA ROSA LAZINHO-SP

ROSANA RAMOS DA CONCEIÇÃO-SP

VERA LUCIA FERREIRA GOMES-PE

WILMAR LACERDA-DF

CONSELHO FISCAL
ADELI SELL-RS

ANTONIO ERISMAR CASTRO-MA

CARLA LOPES DA SILVA-MS

MARIA DE JESUS DEMETRIO GAIA-PA

NATAL GABRIEL ORTEGA-MS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bom Carnaval à todos e até dia 18 (quinta-feira)


Isto é uma ficção, qualquer semelhança com a realidade de nossa cidade é mera coincidência

Assista ao comercial dos 30 anos do PT e ao making off das gravações

Foi ao ar na noite desta quinta-feira (11), no rádio e na TV, o comercial produzido pelo PT em comemoração aos seus 30 anos. A peça de 1 minuto foi exibida durante a programação das emissoras, entre 19h30 e 22h.
A inserção, que lembra as lutas e conquistas do PT nestas três décadas, é encerrada com as participações do presidente Lula e da ministra Dilma.
Abaixo, assista ao comercial e ao making off produzido pela TVPT durante a gravação do Lula e Dilma:

Comercial


Making off

Prisão abre crise no DEM

Cadê Agripino Maia? Demostenes Torres? Katia Abreu? Caiado? Bombeiro Tavares (Líder do Prefeito de Botucatu) e Bornhausen o "vamos acabar com a raça do PT"?
A cúpula do DEM soube anteontem que o governador José Roberto Arruda seria preso.Mesmo assim, resistiu à pressão de alguns de seus parlamentares mais expressivos em dissolver o diretório do DF e exigir a saída de todos os que ainda participam do governo.Pressão, diga-se a bem da verdade, renovada, porque já tinha sido feita quando o vice-governador Paulo Octávio levou o diretório do DF a apoiar, em nota, o governo de Arruda depois de todo o escândalo ter ganhado as ruas.
Ontem, o senador Demóstenes Torres (GO) e o deputado Ronaldo Caiado (GO), entre outros, ainda insistiram na cobrança de providências ao presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ).Em vão. Maia protelou, mais uma vez. Pode não ter acreditado na informação privilegiada que chegou ao partido, mas a certeza dos que discordam de sua conduta é a de que ele preserva interesses seus e da bancada do DF no governo de Brasília.
Demóstenes não esconde a revolta. “É uma covardia e uma vergonha. Não aceito isso, eles estão matando o partido”, desabafou. O clima da reunião em que Maia recusou o pedido de dissolução do diretório do DF foi em alta temperatura. Na proporção da crise que ameaça implodir o DEM. Não faltaram palavrões e troca de acusações.
Os desdobramentos virão após o carnaval, feriado que Maia pensou ser suficiente para abrandar os ânimos. Mas a prisão de Arruda veio antes.
É provável que o partido aprove a dissolução do diretório regional do DF, mas a decisão será interpretada como uma reação tardia, quando já não seria possível qualquer outra.
(Enviado por nosso leitor Marcos Cesar, do blog do Estadão)
Fonte: os amigos do presidente Lula

Berzoini: PT é patrimônio da militância e referência de compromisso com o povo

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) fez no dia 10, em plenário, discurso de despedida da presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, cargo que ocupou por quatro anos. Berzoini também homenageou o aniversário de 30 anos do PT lembrando que a decisão de fundar um partido dos trabalhadores "foi ousada e fundamental para a democracia brasileira".
Berzoini lembrou que o PT surgiu sob críticas que não "atemorizaram" o grupo de militantes populares dos movimentos sindical, de moradia, de luta pela educação, de luta contra a ditadura militar, que ainda existia no Brasil. "Muitos diziam que era inviável o projeto do PT, que não havia no Brasil viabilidade do ponto de vista da estruturação dos partidos brasileiros, mas isso não atemorizou aqueles que decidiram realizar o sonho de uma geração, de constituir um partido com compromisso com a democracia e que tivesse como meta a apresentação de uma alternativa de poder para o Brasil e pudesse estabelecer novos marcos e metas para a nossa democracia. Superamos a ditadura militar, conquistamos espaço no movimento social e estabelecemos, à frente das primeiras prefeituras que assumimos, o modo petista de governar", disse.
Esse modo de governar, ressaltou Berzoini, "criou referências fundamentais, como o Orçamento Participativo; os programas de transferência direta de renda; o IPTU progressivo; a democratização do debate para além do Parlamento".
Ao lembrar o início de sua tarefa de dirigir o partido, em 2005, primeiro interinamente, à frente da Secretaria Geral e depois pela via eleitoral, Ricardo Berzoini afirmou que o PT também é inovador nesse sentido. "Tínhamos um cenário de crise profunda que, no nosso entendimento, resultou de um cerco político para tentar inviabilizar o governo Lula. Naquele momento, tivemos que reunir todas as forças da militância do PT, reunir o apoio dos aliados e dos movimentos populares, fundamentalmente, do movimento sindical, para deixar claro que este projeto, democraticamente eleito, não seria inviabilizado pela via do cerco político e que os trabalhadores do Brasil, os militantes políticos e os militantes populares fariam valer a vontade popular através de um processo de mobilização e resistência", disse Berzoini.
Para Berzoini, uma das grandes satisfações como presidente nacional do PT "foi perceber que cada militante tem a mais profunda convicção de que o PT não pertence à sua direção, não pertence ao Presidente Lula, não pertence a qualquer governador, prefeito ou parlamentar. O PT é um patrimônio da sua militância, que deu demonstração dessa firmeza, em 2005, através da sua participação na eleição que me elegeu pela primeira vez, e que, naquele momento teve o simbolismo de dizer não àqueles que queriam destruir a história e a honra do Partido dos Trabalhadores", frisou.
Na avaliação do deputado, o segundo mandato do presidente Lula, conquistado em 2006, se transformou numa referência, "ainda mais forte", de compromisso com o povo e com a Nação. "Isso permitiu que tivéssemos, hoje, a extraordinária aprovação de mais de 80% ao Presidente Lula e o PT chegando ao recorde histórico de identidade partidária com 30%, segundo a pesquisa Vox Populi do ano passado".
Esse quadro de aprovação popular e de compromisso com os grandes objetivos nacionais, acrescentou Berzoini, "permite hoje dizer que o PT vai para as eleições de 2010 com o sentimento de que pode debater qualquer assunto, de qualquer área, com autoridade para demonstrar sua realização, mas muito mais do que isso: autoridade para propor para o povo brasileiro novos desafios".
Ricardo Berzoini lembrou ainda que o PT está pronto para novos desafios. "Aprovamos a constituição de uma escola nacional de formação, que já está com estrutura definida, estatuto e regimento interno devidamente estabelecidos para que seja de fato um instrumento de capacitação e de educação política para a nossa militância. Ao mesmo tempo, fizemos um processo de reorganização político-administrativa.O partido está saneado, com as suas contas em dia, com as suas obrigações tributárias absolutamente adequadas. Hoje, o PT é uma referência de organização, representação e mobilização fundamental para o nosso país. E, hoje, 30 anos depois da fundação do PT, podemos comemorar com orgulho o reconhecimento mundial à gestão do PT, com os partidos aliados, à frente da Presidência da República, tendo a certeza de que essa trajetória valeu a pena para os petistas e para o povo brasileiro", disse.
Ao encerrar seu discurso de despedida, Ricardo Berzoini desejou sucesso ao seu sucessor, José Eduardo Dutra, e à nova direção do PT e afirmou que "a tarefa é árdua e a construção do PT apenas começou nesses 30 anos. Viva os 30 anos do Partido dos Trabalhadores! Viva as conquistas da classe trabalhadora! E viva principalmente a militância do PT!", finalizou.

Elogios dos colegas
A gestão do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) à frente da presidência nacional do PT foi elogiada, na Tribuna, por vários parlamentares da bancada. Todos foram unânimes em afirmar que Berzoini contribuiu para que o PT ajudasse o país a avançar na democracia.
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), lembrou o surgimento do partido há três décadas e afirmou que Ricardo Berzoini "ajudou a construir esse projeto, que muito nos orgulha".
Carlos Zarattini (PT-SP) lembrou que durante sua gestão na presidência do PT, Ricardo Berzoini soube enfrentar o momento de crise. "Nos erguemos novamente e mostramos que era possível continuar a batalha democrática, e avançar neste Brasil, no sentido da justiça social e do desenvolvimento", disse.
O deputado Odair Cunha (PT-MG), 3º secretário da Câmara, afirmou que Berzoini conduziu a presidência do PT com bravura e dedicação. "Tenho certeza de que expresso o sentimento dos militantes, dos filiados do PT, dos funcionários da nossa Liderança, que se orgulham de pertencer ao partido e de terem tido a oportunidade de estar no PT sob a sua presidência", disse. O deputado Carlos Santana (PT-RJ) afirmou que Berzoini "é um orgulho para nós do PT, enquanto homem e cidadão".
O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) afirmou que Berzoini, como outros militantes do partido, contribuiram para construir e fortalecer o PT. Iriny Lopes (PT-ES) parabenizou Ricardo Berzoini "e todos aqueles que acreditaram no Partido dos Trabalhadores ".
O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) destacou que Berzoini "soube honrar a bandeira do PT com seu jeito simples, de diálogo, mas firme. Continue assim, companheiro, porque a luta vale a pena quando a alma não é pequena!".
O deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que Ricardo Berzoini "ao deixar a Presidência do PT, deixa marcas muito fortes do seu trabalho à frente desse que é um dos maiores partidos de esquerda da América Latina".
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) afirmou que a história de Berzoini "no PT e no movimento sindical, dignifica a política brasileira". O deputado Maurício Rands (PT-PE) parabenizou Berzoini pelo trabalho desenvolvido nos quatro anos que presidiu o partido "e que contribuiu para o crescimento da democracia".
O deputado Nilson Mourão (PT-AC) agradeceu à Ricardo Berzoini em nome do povo acreano pelo período em que esteve à frente do partido. "O povo do Acre que gerou e deu ao mundo Chico Mendes, símbolo da luta pela questão ambiental é formado na escola do PT".
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que Berzoini "foi um presidente, equilibrado, que soube trabalhar os grandes temas do país e unir as diversas forças políticas do PT na direção da construção deste governo".
Para o deputado Pedro Eugênio (PT-PE) o Partido dos Trabalhadores sob a presidência de Ricardo Berzoini "saiu-se muito bem como instituição política representativa do povo brasileiro, afirmando-se como grande partido transformador da nossa Nação".
O deputado Pedro Wilson (PT-GO) agradeceu à Berzoini pela sua participação na construção do PT e o parabenizou pela sua trajetória como presidente do PT.
O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) destacou a coragem, dedicação e generosidade, como Berzoini conduziu o PT nestes últimos anos.
O deputado Zé Geraldo (PT-PA) parabenizou Ricardo Berzoini "como excelente deputado, ministro, presidente do PT e construtor do partido".

PAC moderniza e amplia a infraestrutura, reduz desigualdades regionais e mostra que o estado voltou a investir nas comunidades populares

O balanço de três anos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – divulgado pela ministra da Casa Civil e coordenadora do Programa, Dilma Rousseff, mostra o papel do governo como indutor do crescimento e do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Planejado e coordenado pelo governo federal, o programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras, os governos estaduais e também com o setor privado.
Mais de 63% dos investimentos previstos para o período 2007/2010 foram executados; mais de 40% das obras estão concluídas; muitas obras estão em andamento, mais de 2.400 ações estão sendo monitoradas, sem contar as das áreas de Saneamento e Habitação desenvolvidas em 3.582 cidades e que beneficiam mais de 20 milhões de famílias.
O líder do Governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, comemora os resultados e destaca que os números são muito bons e ainda mais fortes se considerarmos que setor público já não mais tinha agilidade para criar projetos e desenvolver obras para impulsionar e sustentar o crescimento do País. E tudo isso em apenas três anos: antes das obras, foram feitos os projetos, os licenciamentos, as licitações, os contratos.

Infraestrutura
Estão concluídos 1.634 quilômetros de rodovias. Outros 4.916 km estão sendo construídos e mais 53 mil km passam por manutenção. A concessão de 3.282 km de estradas significa tarifas até 75% menores. A malha ferroviária voltou a ser valorizada, depois de 20 anos de abandono. O PAC já assentou 356 km de estradas de ferro e mais 2.632 km estão em construção. Os portos brasileiros estão mais competitivos. Dezoito deles estão realizando obras de ampliação e modernização; três estão prontos.
A estrutura das eclusas de Tucuruí, uma das maiores obras do gênero no mundo, avança. O Brasil tem, hoje, energia garantida para sustentar o crescimento dos próximos anos. Os investimentos neste setor totalizam R$ 175 bilhões. As obras de geração elétrica ampliaram a oferta em 5.964 megawatts. Foram concluídas 109 usinas e 89 estão em construção. Toda essa força será transportada com segurança nos 7.368 km de linhas de transmissão já em operação.
A produção de petróleo e derivados bate recordes sucessivos. O País já pode contar com 13 novas plataformas de exploração e, em breve, mais cinco entrarão em operação. Em poucos anos, a rede de gasodutos foi duplicada. Só no PAC, 2.350 km de tubos foram implantados e mais 1.505 estão em obras. Com as descobertas do pré-sal e a retomada dos investimentos em plataformas e embarcações, a indústria naval brasileira ressurgiu. Três novos estaleiros estão operando, entre eles o maior da América Latina, e muitos que já existiam voltaram a produzir.

Área social e urbana
Os recursos destinados à urbanização de favelas, saneamento, transporte urbano, recursos hídricos e eletrificação rural alcançaram, até agora, R$ 176 bilhões.
O Programa Luz Para Todos executou 75% da meta prevista, levando os benefícios da energia elétrica para 11 milhões de pessoas. Água para beber e para a irrigação começou a chegar aonde antes se morria de sede. Foram construídos 286 km de adutoras e irrigados 13 mil hectares de terras. No Projeto São Francisco, 119 municípios de cinco estados recebem esgoto sanitário, enquanto nas áreas rurais da região 7.945 cisternas ajudam as famílias a armazenar água. Com as ações de recomposição vegetal e contenção de barrancas nas margens, aos poucos o São Franciso vai recuperando seu esplendor.
Em sete regiões metropolitanas, o PAC também investe na modernização e na ampliação do sistema de metrôs. E em 3.582 cidades brasileiras o programa atua nas áreas de habitação e saneamento, beneficiando mais de 20 milhões de famílias. Estão em andamento obras de urbanização de favelas e de construção de moradias em 1.151 comunidades, onde vivem quase dois milhões de famílias de baixa renda.
Assessoria do deputado Cândido Vaccarezza