sábado, 30 de janeiro de 2010

Lula: Brasil provou que melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) representou nesta sexta-feira (29)o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Amorim recebeu no lugar de Lula a distinção de Estadista Global e leu o discurso do presidente brasileiro.

Amorim recebe prêmio para Lula
Foto: Virgínia Mayo/AP

Na mensagem, o presidente brasileiro tratou da necessidade de mudanças na economia global, para evitar novas crises, e de esforços mais fortes pela preservação do meio ambiente. O discurso também descreveu os avanços obtidos pelo Brasil nos últimos anos, que permitiram uma recuperação rápida em meio à turbulência global, na avaliação do presidente.
"O Brasil provou aos céticos que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza." Ele avalia que o olhar para o Brasil hoje é muito diferente do que há sete anos, quando esteve pela primeira vez em Davos, logo que chegou ao poder. Havia dúvida sobre o operário sem diploma universitário, vindo da esquerda sindical. No discurso de 2003, Lula frisou que era necessário construir uma nova ordem econômica internacional. "Sete anos depois posso olhar nos olhos de cada um de vocês e do meu povo e dizer que o Brasil fez a sua parte", diz a mensagem lida por Amorim. "Ainda precisamos avançar muito, mas ninguém pode negar que o Brasil melhorou."
Ele lembrou que 20 milhões de pessoas saíram do estágio de pobreza absoluta, enquanto o País reduziu o endividamento externo e se tornou credor do FMI. Para Lula, o Brasil caminha para se tornar a quinta economia mundial. O discurso também trouxe críticas ao capitalismo financeiro e a defesa do papel do Estado na economia. O presidente avalia que o principal fator que ajudou o Brasil no combate à crise foi o modelo econômico de incentivo ao crédito e ao consumo e de redução de impostos, reforçado durante a turbulência. Lula, conforme as palavras lidas por Amorim, pediu uma mudança profunda na ordem econômica, de forma a privilegiar a produção e não a especulação.
Segundo ele, os governos devem recuperar o seu papel original, que é o papel de governar. "É hora de reinventar o mundo e suas instituições." O presidente brasileiro também mandou uma mensagem de frustração com o cenário mundial. "Os desafios do mundo são maiores que os enfrentados pelo Brasil. O mundo precisa de mudanças mais profundas e complexas."
Segundo ele, Copenhague foi um exemplo, já que a humanidade perdeu uma oportunidade de avançar na preservação ao meio ambiente. "Espero que cheguemos com espíritos desarmados (na próxima reunião) no México".
O prêmio "Estadista Global", concedido pela primeira vez pelo Fórum Econômico Mundial, foi entregue pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan ao ministro Amorim, que representou Lula. A cerimônia foi encerrada há instantes.

Leia abaixo a íntegra do discurso:
"Minhas senhoras e meus senhores,
Em primeiro lugar, agradeço o prêmio "Estadista Global" que vocês estão me concedendo.
Nos últimos meses, tenho recebido alguns dos prêmios e títulos mais importantes da minha vida.
Com toda sinceridade, sei que não é exatamente a mim que estão premiando - mas ao Brasil e ao esforço do povo brasileiro. Isso me deixa ainda mais feliz e honrado.
Recebo este prêmio, portanto, em nome do Brasil e do povo do meu país. Este prêmio nos alegra, mas, especialmente, nos alerta para a grande responsabilidade que temos.
Ele aumenta minha responsabilidade como governante, e a responsabilidade do meu país como ator cada vez mais ativo e presente no cenário mundial.
Tenho visto, em várias publicações internacionais, que o Brasil está na moda. Permitam-me dizer que se trata de um termo simpático, porém inapropriado.
O modismo é coisa fugaz, passageira. E o Brasil quer e será ator permanente no cenário do novo mundo.
O Brasil, porém, não quer ser um destaque novo em um mundo velho. A voz brasileira quer proclamar, em alto e bom som, que é possível construir um mundo novo.
O Brasil quer ajudar a construir este novo mundo, que todos nós sabemos, não apenas é possível, mas dramaticamente necessário, como ficou claro, na recente crise financeira internacional – mesmo para os que não gostam de mudanças.


Meus senhores e minhas senhoras,
O olhar do mundo hoje, para o Brasil, é muito diferente daquele, de sete anos atrás, quando estive pela primeira vez em Davos.
Naquela época, sentíamos que o mundo nos olhava mais com dúvida do que esperança. O mundo temia pelo futuro do Brasil, porque não sabia o rumo exato que nosso país tomaria sob a liderança de um operário, sem diploma universitário, nascido politicamente no seio da esquerda sindical.
Meu olhar para o mundo, na época, era o contrário do que o mundo tinha para o Brasil. Eu acreditava, que assim como o Brasil estava mudando, o mundo também pudesse mudar.
No meu discurso de 2003, eu disse, aqui em Davos, que o Brasil iria trabalhar para reduzir as disparidades econômicas e sociais, aprofundar a democracia política, garantir as liberdades públicas e promover, ativamente, os direitos humanos.
Iria, ao mesmo tempo, lutar para acabar sua dependência das instituições internacionais de crédito e buscar uma inserção mais ativa e soberana na comunidade das nações.
Frisei, entre outras coisas, a necessidade de construção de uma nova ordem econômica internacional, mais justa e democrática.
E comentei que a construção desta nova ordem não seria apenas um ato de generosidade, mas, principalmente, uma atitude de inteligência política.
Ponderei ainda que a paz não era só um objetivo moral, mas um imperativo de racionalidade. E que não bastava apenas proclamar os valores do humanismo. Era necessário fazer com que eles prevalecessem, verdadeiramente, nas relações entre os países e os povos.
Sete anos depois, eu posso olhar nos olhos de cada um de vocês – e, mais que isso, nos olhos do meu povo – e dizer que o Brasil, mesmo com todas as dificuldades, fez a sua parte. Fez o que prometeu.
Neste período, 31 milhões de brasileiros entraram na classe média e 20 milhões saíram do estágio de pobreza absoluta. Pagamos toda nossa dívida externa e hoje, em lugar de sermos devedores, somos credores do FMI.
Nossas reservas internacionais pularam de 38 bilhões para cerca de 240 bilhões de dólares. Temos fronteiras com 10 países e não nos envolvemos em um só conflito com nossos vizinhos. Diminuímos, consideravelmente, as agressões ao meio ambiente. Temos e estamos consolidando uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, e estamos caminhando para nos tornar a quinta economia mundial.
Posso dizer, com humildade e realismo, que ainda precisamos avançar muito. Mas ninguém pode negar que o Brasil melhorou.
O fato é que Brasil não apenas venceu o desafio de crescer economicamente e incluir socialmente, como provou, aos céticos, que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza.
Historicamente, quase todos governantes brasileiros governaram apenas para um terço da população. Para eles, o resto era peso, estorvo, carga.
Falavam em arrumar a casa. Mas como é possível arrumar um país deixando dois terços de sua população fora dos benefícios do progresso e da civilização?
Alguma casa fica de pé, se o pai e a mãe relegam ao abandono os filhos mais fracos, e concentram toda atenção nos filhos mais fortes e mais bem aquinhoados pela sorte?
É claro que não. Uma casa assim será uma casa frágil, dividida pelo ressentimento e pela insegurança, onde os irmãos se vêem como inimigos e não como membros da mesma família.
Nós concluímos o contrário: que só havia sentido em governar, se fosse governar para todos. E mostramos que aquilo que, tradicionalmente, era considerado estorvo, era, na verdade, força, reserva, energia para crescer.
Incorporar os mais fracos e os mais necessitados à economia e às políticas públicas não era apenas algo moralmente correto. Era, também, politicamente indispensável e economicamente acertado. Porque só arrumam a casa, o pai e a mãe que olham para todos, não deixam que os mais fortes esbulhem os mais fracos, nem aceitam que os mais fracos conformem-se com a submissão e com a injustiça. Uma casa só é forte quando é de todos – e nela todos encontram abrigo, oportunidades e esperanças.
Por isso, apostamos na ampliação do mercado interno e no aproveitamento de todas as nossas potencialidades. Hoje, há mais Brasil para mais brasileiros. Com isso, fortalecemos a economia, ampliamos a qualidade de vida do nosso povo, reforçamos a democracia, aumentamos nossa auto-estima e amplificamos nossa voz no mundo.


Minhas senhoras e meus senhores,
O que aconteceu com o mundo nos últimos sete anos? Podemos dizer que o mundo, igual ao Brasil, também melhorou?
Não faço esta pergunta com soberba. Nem para provocar comparações vantajosas em favor do Brasil.
Faço esta pergunta com humildade, como cidadão do mundo, que tem sua parcela de responsabilidade no que sucedeu – e no que possa vir a suceder com a humanidade e com o nosso planeta.
Pergunto: podemos dizer que, nos últimos sete anos, o mundo caminhou no rumo da diminuição das desigualdades, das guerras, dos conflitos, das tragédias e da pobreza?
Podemos dizer que caminhou, mais vigorosamente, em direção a um modelo de respeito ao ser humano e ao meio ambiente?
Podemos dizer que interrompeu a marcha da insensatez, que tantas vezes parece nos encaminhar para o abismo social, para o abismo ambiental, para o abismo político e para o abismo moral?
Posso imaginar a resposta sincera que sai do coração de cada um de vocês, porque sinto a mesma perplexidade e a mesma frustração com o mundo em que vivemos.
E nós todos, sem exceção, temos uma parcela de responsabilidade nisso tudo.
Nos últimos anos, continuamos sacudidos por guerras absurdas. Continuamos destruindo o meio-ambiente. Continuamos assistindo, com compaixão hipócrita, a miséria e a morte assumirem proporções dantescas na África. Continuamos vendo, passivamente, aumentar os campos de refugiados pelo mundo afora.
E vimos, com susto e medo, mas sem que a lição tenha sido corretamente aprendida, para onde a especulação financeira pode nos levar.
Sim, porque continuam muitos dos terríveis efeitos da crise financeira internacional, e não vemos nenhum sinal, mais concreto, de que esta crise tenha servido para que repensássemos a ordem econômica mundial, seus métodos, sua pobre ética e seus processos anacrônicos.
Pergunto: quantas crises serão necessárias para mudarmos de atitude? Quantas hecatombes financeiras teremos condições de suportar até que decidamos fazer o óbvio e o mais correto?
Quantos graus de aquecimento global, quanto degelo, quanto desmatamento e desequilíbrios ecológicos serão necessários para que tomemos a firme decisão de salvar o planeta?


Meus senhores e minhas senhoras,
Vendo os efeitos pavorosos da tragédia do Haiti, também pergunto: quantos Haitis serão necessários para que deixemos de buscar remédios tardios e soluções improvisadas, ao calor do remorso?
Todos nós sabemos que a tragédia do Haiti foi causada por dois tipos de terremotos: o que sacudiu Porto Príncipe, no início deste mês, com a força de 30 bombas atômicas, e o outro, lento e silencioso, que vem corroendo suas entranhas há alguns séculos.
Para este outro terremoto, o mundo fechou os olhos e os ouvidos. Como continua de olhos e ouvidos fechados para o terremoto silencioso que destrói comunidades inteiras na África, na Ásia, na Europa Oriental e nos países mais pobres das Américas.
Será necessário que o terremoto social traga seu epicentro para as grandes metrópoles européias e norte-americanas para que possamos tomar soluções mais definitivas?
Um antigo presidente brasileiro dizia, do alto de sua aristocrática arrogância, que a questão social era uma questão de polícia.
Será que não é isso que, de forma sutil e sofisticada, muitos países ricos dizem até hoje, quando perseguem, reprimem e discriminam os imigrantes, quando insistem num jogo em que tantos perdem e só poucos ganham?
Por que não fazermos um jogo em que todos possam ganhar, mesmo que em quantidades diversas, mas que ninguém perca no essencial?
O que existe de impossível nisso? Por que não caminharmos nessa direção, de forma consciente e deliberada e não empurrados por crises, por guerras e por tragédias? Será que a humanidade só pode aprender pelo caminho do sofrimento e do rugir de forças descontroladas?
Outro mundo e outro caminho são possíveis. Basta que queiramos. E precisamos fazer isso enquanto é tempo.

Meus senhores e minhas senhoras,
Gostaria de repetir que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza. Esta também é uma das melhores receitas para a paz. E aprendemos, no ano passado, que é também um poderoso escudo contra crise.
Esta lição que o Brasil aprendeu, vale para qualquer parte do mundo, rica ou pobre.
Isso significa ampliar oportunidades, aumentar a produtividade, ampliar mercado e fortalecer a economia. Isso significa mudar as mentalidades e as relações. Isso significa criar fábricas de emprego e de cidadania.
Só fomos bem sucedidos nessas tarefas porque recuperamos o papel do Estado como indutor do desenvolvimento e não nos deixamos aprisionar em armadilhas teóricas – ou políticas – equivocadas sobre o verdadeiro papel do estado.
Nos últimos sete anos, o Brasil criou quase 12 milhões de empregos formais. Em 2009, quando a maioria dos países viu diminuir os postos de trabalhos, tivemos um saldo positivo de cerca de um milhão de novos empregos.
O Brasil foi um dos últimos países a entrar na crise e um dos primeiros a sair. Por que? Porque tínhamos reorganizado a economia com fundamentos sólidos, com base no crescimento, na estabilidade, na produtividade, num sistema financeiro saudável, no acesso ao crédito e na inclusão social.
E quando os efeitos da crise começaram a nos alcançar, reforçamos, sem titubear, os fundamentos do nosso modelo e demos ênfase à ampliação do crédito, à redução de impostos e ao estímulo do consumo.
Na crise ficou provado, mais uma vez, que são os pequenos que estão construindo a economia de gigante do Brasil.
Este talvez seja o principal motivo do sucesso do Brasil: acreditar e apoiar o povo, os mais fracos e os pequenos. Na verdade, não estamos inventando a roda. Foi com esta força motriz que Roosevelt recuperou a economia americana depois da grande crise de 1929. E foi com ela que o Brasil venceu preventivamente a última crise internacional.
Mas, nos últimos sete anos, nunca agimos de forma improvisada. A gente sabia para onde queria caminhar. Organizamos a economia sem bravatas e sem sustos, mas com um foco muito claro: crescer com estabilidade e com inclusão.
Implantamos o maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, que hoje beneficia mais de 12 milhões de famílias. E lançamos, ao mesmo tempo, o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, maior conjunto de obras simultâneas nas áreas de infra-estrutura e logística da história do país, no qual já foram investidos 213 bilhões de dólares e que alcançará, no final do ano de 2010, um montante de 343 bilhões.
Volto ao ponto central: estivemos sempre atentos às politicas macro-econômicas, mas jamais nos limitamos às grandes linhas. Tivemos a obsessão de destravar a máquina da economia, sempre olhando para os mais necessitados, aumentando o poder de compra e o acesso ao crédito da maioria dos brasileiros.
Criamos, por exemplo, grandes programas de infra-estrutura social voltados exclusivamente para as camadas mais pobres. É o caso do programa Luz para Todos, que levou energia elétrica, no campo, para 12 milhões de pessoas e se mostrou um grande propulsor de bem estar e um forte ativador da economia.
Por exemplo: para levar energia elétrica a 2 milhões e 200 mil residências rurais, utilizamos 906 mil quilômetros de cabo, o suficiente para dar 21 voltas em torno do planeta Terra. Em contrapartida, estas famílias que passaram a ter energia elétrica em suas casas, compraram 1,5 milhão de televisores, 1,4 milhão de geladeiras e quantidades enormes de outros equipamentos.
As diversas linhas de microcrédito que criamos, seja para a produção, seja para o consumo, tiveram igualmente grande efeito multiplicador. E ensinaram aos capitalistas brasileiros que não existe capitalismo sem crédito.
Para que vocês tenham uma idéia, apenas com a modalidade de "crédito consignado", que tem como garantia o contracheque dos trabalhadores e aposentados, chegamos a fazer girar na economia mais 100 bilhões de reais por mês. As pessoas tomam empréstimos de 50 dólares, 80 dólares para comprar roupas, material escolar, etc, e isto ajuda ativar profundamente a economia.


Minhas senhoras e meus senhores,
Os desafios enfrentados, agora, pelo mundo são muito maiores do que os enfrentados pelo Brasil.
Com mudanças de prioridades e rearranjos de modelos, o governo brasileiro está conseguindo impor um novo ritmo de desenvolvimento ao nosso país.
O mundo, porém, necessita de mudanças mais profundas e mais complexas. E elas ficarão ainda mais difíceis quanto mais tempo deixarmos passar e quanto mais oportunidades jogarmos fora.
O encontro do clima, em Copenhague, é um exemplo disso. Ali a humanidade perdeu uma grande oportunidade de avançar, com rapidez, em defesa do meio-ambiente.
Por isso cobramos que cheguemos com o espírito desarmado, no próximo encontro, no México, e que encontremos saídas concretas para o grave problema do aquecimento global.
A crise financeira também mostrou que é preciso uma mudança profunda na ordem econômica, que privilegie a produção e não a especulação.
Um modelo, como todos sabem, onde o sistema financeiro esteja a serviço do setor produtivo e onde haja regulações claras para evitar riscos absurdos e excessivos.
Mas tudo isso são sintomas de uma crise mais profunda, e da necessidade de o mundo encontrar um novo caminho, livre dos velhos modelos e das velhas ideologias.
É hora de re-inventarmos o mundo e suas instituições. Por que ficarmos atrelados a modelos gestados em tempos e realidades tão diversas das que vivemos? O mundo tem que recuperar sua capacidade de criar e de sonhar.
Não podemos retardar soluções que apontam para uma melhor governança mundial, onde governos e nações trabalhem em favor de toda a humanidade.
Precisamos de um novo papel para os governos. E digo que, paradoxalmente, este novo papel é o mais antigo deles: é a recuperação do papel de governar.
Nós fomos eleitos para governar e temos que governar. Mas temos que governar com criatividade e justiça. E fazer isso já, antes que seja tarde.
Não sou apocalíptico, nem estou anunciando o fim do mundo. Estou lançando um brado de otimismo. E dizendo que, mais que nunca, temos nossos destinos em nossas mãos.
E toda vez que mãos humanas misturam sonho, criatividade, amor, coragem e justiça elas conseguem realizar a tarefa divina de construir um novo mundo e uma nova humanidade.
Muito obrigado."

PT, com agências

Vox Populi: Dilma sobe nove pontos, vai a 27% e se aproxima da liderança

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, subiu nove pontos em pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Vox Populi e se aproximou do tucano José Serra, que caiu cinco pontos no mesmo levantamento.
A pesquisa, divulgada na sexta-feira à noite (29) pela TV Bandeirantes, foi realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro e ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Segundo o Vox Populi, Serra caiu de 39% (em dezembro) para 34% agora, enquanto Dilma subiu de 18% para 27%.
O instituto também apurou que 30% dos eleitores votariam “com certeza” no candidato apoiado pelo presidente Lula.

Veja abaixo a posição dos concorrentes, em cenários com e sem Ciro Gomes (PSB):

Cenário 1
José Serra (PSDB) – 34%
Dilma Rousseff (PT) – 27%
Ciro Gomes (PSB) – 11%
Marina Silva (PV) – 6%

Cenário 2
José Serra (PSDB) – 38%
Dilma Rousseff (PT) –29%
Marina Silva (PV) – 8%

O Tombo

Governo José Serra pagou R$ 1 bilhão para privatizar a água e resultou no ALAGÃO

A SABESP do governo José Serra PRIVATIZOU as águas do sistema Produtor Alto Tietê (SPAT).
Em vez de manejar e tratar a água para abastecer a população, a SABESP entregou para empreiteiras essas atividades, e passou atuar mais como uma empresa financeira, ou mera distribuidora: compra a água da empreiteira que a maneja e trata, e vende para o consumidor, terceirizando sua atividade fim.
Já neste primeiro ano de privatização do SPAT, aconteceu das empreiteiras reterem água nas represas, sem baixar ao nível adequado dos reservatórios, antes da época das chuvas.
Com a chegada das chuvas, as represas já estavam cheias e atingiram o limite máximo. Algumas transbordaram, e todas precisaram abrir as comportas fora de hora, em plena cheia dos rios, fazendo o nível dos rios subirem mais ainda, produzindo alagamentos a mais e por mais tempo do que a chuva provocaria.
O resultado da privatização demo-tucana no setor elétrico foi o APAGÃO de 2001 no governo FHC / Serra.
O resultado da privatização demo-tucana das águas em São Paulo está sendo o ALAGÃO de 2010 no governo paulista de José Serra.

Cuidado... o PSDB vai entrar no TSE, com medo do robô votar na Dilma

Dilma é fã de inovação e tecnologia, e o pessoal do Campus Party (festival de tecnologia, mídia, entretenimento, cultura e sociedade digital) a levou para conhecer a área de robótica.
Esse aí em cima é o CP01, um robô construído com as especificações do projeto TORP ("The Open Robot Project"), onde todas as especifícações (parte elétrica, mecânica e software), são abertas. O projeto é público e pode ser copiado livremente por qualquer aficcionado que queira construir. Pode ser baixado gratuitamente no site http://www.theopenrobotproject.org/

PSDB terá que devolver R$ 78 mil

No rodapé da página do jornal da Tarde, bem escondidinho, a notinha": O Tribunal Regional Eleitoral suspendeu repasses do fundo partidário ao PSDB de São Paulo, por irregularidades na prestação de contas de 2005. O partido, que terá de devolver R$ 78 mil"...

Presidente Lula anuncia volta ao trabalho

O Presidente disse neste sábado, após fazer exames de check-up, em São Paulo, que vai continuar sua agenda de viagens este ano, o último de seu segundo mandato. "Eu sempre digo que quem engorda o porco é o olho do dono. Se o presidente não ficar em cima cobrando, as coisas não funcionam", afirmou Lula.
Lula disse que embora seja o último ano de mandato, não pode "deixar a peteca cair". O médico do Presidente Lula, cardiologista Roberto Kalil, que estava no InCor, disse que os exames demonstram que Lula está com a saúde perfeita e creditou a hipertensão que teve na última quarta à agenda de compromissos e falta de descanso. "De repente, a gente percebe que o dia só tem 24h e a agenda tem uma utilização de horários de mais de 24h".
Lula disse que ficou preocupado com o ocorrido e com a realização de exames e comparou o organismo com um automóvel. "Toda vez que venho fazer check-up, fico preocupado. "Pega você e leva seu carro na concessionária achando que ele está com problema na porta direita. Aí deixa lá e você vai ver que o problema é em todo lugar", afirmou. Lula afirmou, porém, que deve melhorar a sua dieta e a sua qualidade de vida.
O cardiologista Roberto Kalil disse que o Presidente está liberado para retomar as atividades e não precisará fazer uso de nenhuma medicação. Ele recomendou apenas que Lula retome as atividades físicas que ele não pode fazer nas últimas semanas e que durma mais.
"O Presidente é uma pessoa saudável, mas teve esse quadro de hipertensão mais por estafa e estresse", afirmou o médico, que não diagnosticou hipertensão em Lula, mas apenas um pico em um momento de cansaço excessivo.

Lula, o povo brasileiro está contigo

Assustei-me quando soube que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou uma noite internado em um hospital do Recife. Apesar de os médicos falarem que o presidente teve apenas uma pequena crise hipertensiva, gostaria de deixar claro que, nesse momento, a população está com o presidente. Tem coisas que nem mesmo um coração corintiano, como é o de Lula, aguenta. As emoções e as preocupações que ele precisa enfrentar como presidente da República são muito numerosas e, porisso, seu corpo e sua mente precisam estar bem descansados. Força, Lula. O Brasil precisa de você para continuar trilhando o nosso caminho e alcançando o sucesso. Digo e repito: força, companheiro! (Turíbio Liberatto - São Caetano do Sul).. Essa mensagem eu encontrei na coluna carta do leitor do Jornal da Tarde

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Imprensa, pelo menos parte dela, se cala diante de denúncia!

A imprensa de Botucatu, ou melhor, parte dela se calou diante das denúncias feitas pela TV TEM dando conta que existiriam possíveis irregularidades no que diz respeito a contrataçào de cargos de confiança no Governo João Cury. De acordo com a reportagem que foi ao ar na sexta-feira, existiriam desvios de função e também descumprimento de carga horária.

Mas não é isso que me chama a atenção. Não fico surpreso com o poscionamento da Imprensa Oficial Privada de Botucatu, que nunca fez questão de demonstrar o seu lado. Não foi novidade notar que alguns veículos de comunicação e jornalistas que sempre estão à frente de polêmicas ignoraram, pelo menos até agora, o fato. Os defensores da elite dominante parecem que não querem desagradar os patrões.
Aliás, não vejo nada de errado em defender um lado, eu também faço isso sem nenhum tipo de dor na consciência. A diferença é que faço isso claramente, dentro da Trincheira, que é um veículo opinativo.

Tem dois aspectos nesta questão que gostaria de relatar:
1) Não acho legal, na verdade, é criminoso, utilizar um veículo de imprensa, em alguns casos oriundo de concessão pública, e deixar de denunciar um fato político que desagrade o reinado tucano.
2) Se por um lado pode não ser ilegal, mas é, no mínimo anti-ético e hipócrita ver alguns veículos de comunicação fazerem publicidade de sua fantasiosa imparcialidade.
Érik Facioli
fonte: Trincheira do Facioli

ENTREVISTA: Dilma não precisará apenas de votos de Lula, diz Vaccarezza

Para o novo líder do Governo, a oposição não quer comparar os governos FHC e Lula porque 'se assusta'

BRASÍLIA - Horas antes de ser escolhido novo líder do governo, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) afirmou que a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, é "a melhor ministra do governo" e que não dependerá apenas da transferência de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição. "A Dilma tem capacidade de aprofundar os acertos do nosso governo, de corrigir eventuais erros e de trazer novas perspectivas e desafios que serão postos no futuro", disse. Dez quilos mais magro - pouco dias depois de fazer uma cirurgia reversível para redução de estômago -, Vaccarezza considera que a pré-campanha não começou mal, apesar do tom agressivo trocado entre governistas e oposicionistas nos últimos dias.
Para ele, a oposição não quer comparar os governos FHC e Lula porque "se assusta" com a própria gestão. Ele ainda defendeu o veto do presidente ao pedido de exclusão do orçamento de obras da Petrobrás. A seguir, os principais trechos da entrevista ao Estado.

O presidente Lula vetou a exclusão de obras da Petrobrás do orçamento. Esse será um primeiro conflito que o novo líder do governo terá que enfrentar no Congresso?
Foi justo o veto do presidente, já que se trata de quatro obras que caso não fossem adiante o prejuízo seria de bilhões de investimentos. É correto a continuidade e isso não impede que elas continuem sendo fiscalizadas. Espero que a oposição entenda. É preciso pensar no Brasil.

A pré-campanha começou com um tom agressivo, com troca de farpas entre PT e PSDB e com o presidente Lula chamando de "babaca" o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE). A disputa presidencial não começa mal?
Não. Eu acho que o essencial desta campanha, mesmo com altercações de tom, tem sido o debate de projetos. Quando o presidente do PSDB falou aquela bobagem, que ia acabar com o PAC, mexer no câmbio, mudar a política econômica, ele expressou a posição política do partido dele. É só ver o que foi o governo do presidente Fernando Henrique e o que foi o governo do presidente Lula. São projetos diferentes e nós estamos debatendo projetos e caminhos para o País.

O PSDB aposta que não é hora de comparar os governos FHC e Lula, mas sim discutir o futuro.
A oposição rejeita porque fica assustada com a comparação. Eles não conseguem defender o que fizeram. Seria mais fácil que pedissem desculpas e apresentassem um outro projeto, fazendo uma autocrítica. Isso seria mais ético. Nós não vamos restringir a nossa campanha à comparação de projetos, vamos discutir o Brasil do futuro.

O presidente Lula é apontado com um dos políticos mais populares do mundo. Mas nem sempre se consegue transferir votos, veja o caso do Chile. Qual a expectativa de transferência de votos dele para a Dilma?
A eleição não será apenas a transferência de votos do Lula para Dilma. A eleição vai ser muito projeto e programa para o futuro do País. A Dilma foi a principal ministra do governo e é uma das principais responsáveis pelo sucesso do governo Lula. A Dilma tem capacidade de aprofundar os acertos do nosso governo, de corrigir eventuais erros e de trazer novas perspectivas e desafios que serão postos no futuro.

A ministra Dilma é apontada como uma pessoal difícil. Que conselho o senhor daria a ela para a campanha?
As pessoas não conhecem a Dilma. Eu, por exemplo, acho a Dilma fácil, simpática e muito doce. Não são as características pessoais que vão definir a eleição, mesmo porque dizem que o Serra (José, governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB) é muito difícil.~
Ana Paula Scinocca, da Agência Estado

Serra, deixe a "modéstia" de lado e compareça à inauguração das praças de pedágio!

José Serra (PSDB/SP) brindou o distinto público com esse auto-elogio à seu governo:

"Fazemos tanto que não dá para inaugurar tudo".
Pelo menos quanto as praças de pedágio, concordamos.
Nunca antes na história deste país, se fez tantas praças de pedágios como no estado de São Paulo, na gestão demo-tucana de José Serra.
Na rodovia Castelo Branco, o motorista que viaja ao interior paga pedágio no km 18 (Osasco), depois anda apenas mais 15Km e já encontra outra praça no Km 33 e tem que pagar de novo.
As praças de pedágio, estão em ritmo frenético de construção e funcionamento.
Defendemos que José Serra deixe a "modéstia" de lado, e compareça à inauguração das praças de pedágio, que ele autoriza a funcionar.

Marketing de estatais paulistas consome quase R$ 200 milhões em início de ano eleitoral

Os contratos de publicidade de empresas paulistas, como a Sabesp e o Metrô, já somam R$ 198 milhões. A ofensiva de marketing da gestão José Serra coincide com o ano eleitoral. Reportagem publicada nesta terça-feira (26/01) pelo Jornal da Tarde resume detalhes reveladores dos contratos assinados pelas seguintes estatais: CDHU, Cetesb, Codasp, CPTM, Dersa, Imprensa Oficial, Metrô, Prodesp e Sabesp.
“Além de prorrogar as contas em 2009, algumas empresas aproveitaram para aditar o valor dos contratos. É o caso da Sabesp, dona do maior orçamento mensal médio com propaganda do governo - R$ 7,3 milhões. Em novembro, a companhia renovou contas com as agências Nova S/B e Lew Lara até 2 de junho com aumento de cerca de 25%, o máximo permitido pela Lei de Licitações.
A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pelas obras do Rodoanel e ampliação da Marginal do Tietê, duas vitrines do presidenciável tucano, fez o mesmo. Uma das contas, no valor de R$ 36 milhões, é da agência Lua Branca, do publicitário Luiz Gonzales, que fez as campanhas de Serra em 2004 e 2006 e que ajudou a reeleger o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em 2008”, explica reportagem.

Leia aqui a matéria completa sobre os anúncios das estatais paulistas
Jornal da Tarde, 26 de janeiro de 2010
Anúncios de estatais: R$ 198 mi
Publicidade nas empresas públicas do governo de São Paulo é 80% superior à da administração direta
Responsáveis pelas principais obras do governo, empresas públicas e estatais paulistas, como Sabesp, Dersa e Metrô entram no ano eleitoral - em que o governador José Serra (PSDB) deve concorrer à Presidência - com contratos de publicidade que somam até R$ 198 milhões. A cifra é 80% maior que os R$ 110 milhões destinados à administração direta paulista (as secretarias estaduais), cuja publicidade está dividida em três contas.
Das 17 empresas, nove mantêm hoje contratos de publicidade assinados ou renovados em 2009. Como as agências foram contratadas em diferentes datas e os prazos variam entre seis meses e um ano, há contratos que terminam no mês que vem e outros vigoram até novembro, logo após o 2º turno das eleições (veja ao lado). Sabe-se, contudo, que, em um mês, as estatais gastam, em média, R$ 27,7 milhões em marketing.
Além de prorrogar as contas em 2009, algumas empresas aproveitaram para aditar o valor dos contratos. É o caso da Sabesp, dona do maior orçamento mensal médio com propaganda do governo - R$ 7,3 milhões. Em novembro, a companhia renovou contas com as agências Nova S/B e Lew Lara até 2 de junho com aumento de cerca de 25%, o máximo permitido pela Lei de Licitações.
A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pelas obras do Rodoanel e ampliação da Marginal do Tietê, duas vitrines do presidenciável tucano, fez o mesmo. Uma das contas, no valor de R$ 36 milhões, é da agência Lua Branca, do publicitário Luiz Gonzales, que fez as campanhas de Serra em 2004 e 2006 e que ajudou a reeleger o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em 2008.

Horário nobre
As contas das estatais fazem parte de ofensiva publicitária que o governo Serra empreende desde o segundo semestre de 2009 e que inclui uma série de inserções comerciais em emissoras de rádio e TV no horário nobre. Na última quinta-feira, por exemplo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) levou ao ar peça de um minuto no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, falando de ciclovias e bicicletários implantados na capital. Um minuto de exibição na Globo, no mesmo horário, custa R$ 296 mil.
A CPTM divide com o Metrô a divulgação do programa Expansão São Paulo. Das três contas do Metrô, a mais cara - R$ 14 milhões - é da DM&AP, do publicitário Duda Mendonça, um dos 40 réus no processo do mensalão do PT de 2005, no Supremo Tribunal Federal.
Para o ano eleitoral, as ações de marketing do governo paulista ganharam reforço de empresas que não investiam antes em propaganda. É o caso da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codasp), que fechou em dezembro contrato de seis meses com a Sabiá Comunicação, no valor de R$ 5 milhões.

Autarquia e fundação
O empenho na divulgação das ações de governo não está restrito às empresas e à administração direta. Autarquias como a Fundação Florestal, que nunca havia gasto com publicidade, tem contrato de R$ 5 milhões, mesmo valor do contrato firmado pela Fundação Casa, ex-Febem. Já a Artesp, agência responsável pelas concessões de rodovias, contratou a White Propaganda por R$ 10 milhões para divulgar obras em rodovias do Estado e, em menos de dois meses, elevou o valor do contrato em R$ 2,35 milhões.
Como todas as peças seguem padrão imposto pela Secretaria de Comunicação, levam o logotipo do Governo do Estado e um slogan - o “Governo de São Paulo, Trabalhando por você” foi trocado, há alguns dias, por “Cada vez Melhor”. Apesar das inserções comerciais diárias nas emissoras de rádio e TV, Serra disse, em evento no dia 19 na zona sul da capital, onde entregou material escolar, que o “tucano é nota 100 em esconder a autoria das coisas”. “Tucano é avesso a fazer publicidade quando está no governo”.

NA VITRINE
R$ 36 mi é o valor do contrato da Dersa com a Lua Branca, pelo período de um ano. A agência é ligada ao publicitário Luiz Gonzales, que atuou nas campanhas de José Serra em 2004, à Prefeitura, e 2006, ao governo paulista, e na de Gilberto Kassab à Prefeitura, em 2008.

CONTRATOS EM ANDAMENTO
CDHU
Agência: White Propaganda
Valor: R$ 8,38 milhões
Prazo: 6 meses (até maio)
Agência: Matisse Comunicação
Valor: R$ 10,28 milhões
Prazo: 6 meses (até maio)

CETESB
Agência: Adag Comunicação
Valor: R$ 5 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)

CODASP
Agência: Sabiá Comunicação
Valor: R$ 4,5 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)

CPTM
Agência: Contexto Propaganda
Valor: R$ 12 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)
Agência: Propeg Comunicação
Valor: R$ 14 milhões
Prazo: 6 meses (até maio)
Agência: Propeg Comunicação
Valor: R$ 4 milhões
Prazo: 1 ano (até outubro)

DERSA
Agência: Lua Branca
Valor: R$ 36 milhões
Prazo: 1 ano (até novembro)
Agência: DPZ
Valor: R$ 17,5 milhões
Prazo: 1 ano (até novembro)

IMPRENSA OFICIAL
Agência: Rino Publicidade
Valor: R$ 3,6 milhões
Prazo: 6 meses (até fevereiro)

METRÔ
Agência: Sabiá Comunicação
Valor: R$ 6 milhões
Prazo: 1 ano (até agosto)
Agência: Duda Mendonça e

Associados
Valor: R$ 14 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)
Agência: MPM Propaganda
alor: R$ 11 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)

PRODESP
Agência: Nova S/B
Valor: R$ 8 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)

SABESP
Agência: Lew, Lara Propaganda
Valor: R$ 19,7 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)
Agência: Nova S/B
Valor: R$ 24 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vaccarezza é o novo líder do governo na Câmara dos Deputados


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ontem (27) pela nomeação do atual líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), para ocupar, a partir da próxima semana, a liderança do governo na Câmara no lugar do deputado Henrique Fontana (PT-RS).
Vaccarezza afirmou que recebe a nomeação com satisfação. "Quero parabenizar o Fontana pelo esforço desenvolvido para unificar a base e quero continuar neste esforço. Recebo com humildade a nomeação, pois sei o peso da responsabilidade e vou me esforçar para cumprir essa nova tarefa", disse Vaccarezza.
A decisão de mudar a liderança do governo foi tomada em reunião no início da tarde na Base Aérea de Brasília, da qual participaram Vaccarezza, Fontana e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, momentos antes do presidente Lula decolar para Pernambuco.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a principal missão do novo líder do governo será garantir a aprovação dos projetos do pré-sal. Padilha informou que o presidente Lula não descarta a possibilidade de requerer a tramitação de urgência urgentíssima para que os projetos sejam aprovados ainda no primeiro semestre, na Câmara e no Senado.

Perfil
Líder do PT na Câmara em 2009 Cândido Vaccarezza, que está em seu primeiro mandato de deputado federal, cumpriu o papel de articulador da bancada na Casa e na defesa do governo Lula.
Desde o seu primeiro ano no cargo de deputado federal, Vaccarezza é considerado um dos 100 parlamentares mais influentes do Parlamento na pesquisa Os ‘Cabeças' do Congresso Nacional realizada anualmente pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A pesquisa destaca três características de Vaccarezza: articulador, organizador e formulador.
Em 2008, Vaccarezza presidiu a Comissão Especial sobre Edição de Medidas Provisórias que produziu uma proposta de emenda constitucional que altera o rito da tramitação das MPs. Ele integrou também as comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Controle. Em 2007, Vaccarezza assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis da Câmara.
Vaccarezza foi deputado estadual em São Paulo por dois mandatos, de 1998 até 2006. Ele iniciou sua militância nos anos 70, no movimento estudantil da Bahia, estado onde nasceu, atuou na reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes) e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores no estado. Em 1983 transferiu e fixou seu domicílio eleitoral no estado de São Paulo, onde ajudou a construir o PT e ocupou diversos cargos de direção partidária.

Novo líder
A bancada do PT reúne-se na próxima terça-feira (2) para tratar da escolha do novo líder do partido.

Botucatu
O Deputado Vaccarezza, tinha uma agenda em Botucatu, na sexta-feira (29), onde se reuniria com o pré-candidato a deputado estadual Mário Ielo (com quem já tem dobrada firmada), e com seu grupo de apoio de Botucatu e região. Porém, devido ao chamado do Presidente Lula em Brasília a visita foi adiada para o final do mês de fevereiro.

Tatuí também não renova com a Sabesp


A Prefeitura assumirá em breve os serviços de saneamento básico de Tatuí, informou o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Segundo ele, o município vai romper em definitivo o antigo contrato de concessão com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O documento, válido por 30 anos, estava sendo prorrogado desde 2006 por meio de aditivos.

Em entrevista a O Progresso, na tarde de quinta-feira, 21, o prefeito disse que, assim que municipalizar os serviços, pretende aumentar a concessão de tarifa social, especialmente aos beneficiários do programa Bolsa Família. Também afirmou que vai reduzir o valor da conta de água e assumiu o desafio de ampliar para 100% a distribuição de água e o tratamento de esgoto.
A decisão de interromper as negociações com a companhia foi tomada na segunda-feira, 18, data na qual o prefeito recebeu uma ligação do diretor de sistemas regionais da Sabesp, Umberto Cidade Semeghini, informando que a companhia não concordava com os termos do acordo.
“Ele me falou que não haveria possibilidade de cumprir com o montante que havia sido acordado com o município, no valor de R$ 10 milhões, e ofereceram uma contraproposta de R$ 7,5 milhões”, contou o prefeito. Gonzaga explicou que a companhia não reconhecia o restante do montante, R$ 2,5 milhões, porque não tinha como comprovar que o dinheiro havia sido gasto pela Prefeitura em recuperações.
Para comprovar os gastos, o prefeito determinou que os contadores elaborassem planilhas, que foram apresentadas à estatal, detalhando os serviços e o total aplicado pela Prefeitura. “Nós, inclusive, verificamos que o que investimos foi duas vezes mais - R$ 5 milhões - para verem que tem muito mais serviço que fizemos e ainda estamos fazendo”, disse.
Nessa contabilidade, Gonzaga fez questão de incluir o apoio dado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura na restauração de uma adutora da Sabesp, que sofreu rompimento no final do ano passado. “O município fez todo o trabalho de apoio, cedeu maquinários, pessoal e mais de 30 caminhões de terra. Isso tudo tem um custo que vamos apresentar em momento oportuno”, afirmou.
A discussão sobre os valores que teriam de ser restituídos ao município, na opinião do prefeito, não passa de manobra para protelar a assinatura do novo contrato de concessão. “O próprio Semeghini me disse, por telefone, que a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, estaria disposta a negociar outros benefícios com o município, mas não detalhou quais”, disse. “Eu entendi que é mais uma estratégia da Sabesp, que aqui, no dizer do povo tatuiano, do povo da nossa região, vem ‘cozinhando o galo’ há quatro anos”, adicionou.
O prefeito disse ainda que vai usar todos os recursos jurídicos para assumir os serviços. “Estamos estudando a melhor maneira de conduzir esse processo”. A municipalização, neste caso, é questão de tempo, já que a transição depende da Sabesp. “Esperamos que ela aceite e que isso aconteça de uma maneira amigável. Mas se não tiver outro jeito, vamos brigar na Justiça”, afirmou.
Na avaliação do prefeito, a companhia não tem interesse em renovar por conta de comodidade. “Ela está explorando o serviço e não tem compromisso com cronograma de investimento, que está congelado”. Desta maneira, a Sabesp não precisaria fazer os investimentos que estão previstos no novo contrato. “Para ela começar uma obra, primeiro precisa ter se comprometido”, disse Gonzaga.
A ideia da Prefeitura é assumir os serviços e reduzir imediatamente a taxa de água. Segundo Gonzaga, com o município no comando, as concessões de tarifa social acontecerão com maior velocidade. “Nesse aspecto, até hoje a Sabesp vem nos cozinhando, porque existem muitas famílias que poderiam ser beneficiadas, mas não são. Isso está previsto no nosso contrato antigo, mas a companhia nunca implantou a tarifa social na nossa cidade”, argumentou o prefeito.
Em uma projeção preliminar, Gonzaga disse que Tatuí tem condições de ampliar o benefício para mais de 2.000 famílias. “A última vez que a Sabesp me informou a quantia de pessoas que tinham tarifa social foi algo cômico. Não passavam de 36 famílias. Não tem nenhuma explicação haver 36 felizardos em Tatuí, sendo que na cidade de Itapetininga existem 2.500”, afirmou.
O prefeito pretende atingir a meta de 100% de tratamento de água e esgoto na zona urbana. “Tatuí tem hoje 100% de seu esgoto coletado, mas o tratamento mesmo não chega a 65%”. Para tanto, vai criar uma estrutura específica, com diretoria e funcionários. Os que atuam atualmente, pela Sabesp, devem ser realocados em outros municípios.
Não está nos planos da Prefeitura, segundo Gonzaga, explorar a venda de água captada na cidade para outros municípios da região. “A Sabesp tinha vários projetos nesse sentido, mas nunca apresentou dados técnicos que nos mostrassem se existem ou não condições de exportar nossa água. Isso é assunto de grande discussão, até porque Tatuí poderia, perfeitamente, amanhã ou depois, ter problemas de abastecimento em razão dessas captações”, concluiu.
Fonte: Jornal O Progresso de Tatuí

Lula fica sob cuidados médicos porque pressão subiu. Médico diz não ser nada grave.

De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente passou o dia indisposto e cansado em pernambuco, apesar da agenda intensa durante a tarde e início da noite.

Na inauguração de uma unidade de pronto-atendimento, em Paulista (Região Metropolitana de Recife), ele reclamou de dor na garganta e brincou que não queria ser o primeiro paciente do local.
Já dentro da aeronave presidencial, instantes antes de embarcar para a Suíça, às 0h30 desta quinta-feira, o médico da presidência, Cléber Ferreira, diagnosticou pressão arterial alta (hipertensão), e vetou sua viagem, para exames.
No hospital Hospital Português, em Recife, o presidente se submeteu a exames de eletrocardiograma, raio X do tórax, tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue.
Ao descartar um quadro clínico grave, a equipe médica recomendou diurético a Lula, que passará a noite internado.
Segundo o médico, a crise hipertensiva pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço. Esta é a primeira vez, durante o período que o médico atende ao presidente, que Lula tem uma alteração na pressão arterial. "O presidente não é hipertenso, este é um quadro esporádico", disse Ferreira. A pressão arterial normal de Lula é de 11X8.
O médico disse que Lula insistiu até o último momento para viajar, mas não foi autorizado. Lula deve ter alta hospitalar por volta das 9h ou 10h de hoje.
Os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) cancelaram a volta para Brasília e visitaram o presidente. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também visitou Lula no hospital. Campos disse que o presidente brincou, conversou e foi dormir.
O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, disse que Lula não vai mais participar do Fórum Econômico Mundial. Ele será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meireles, na premiação que receberia de estadista global.
Com informações da portal Terra e da Agência Folha.

Represas do Sistema Cantareira transbordam e ameaçam 12 cidades


Dois reservatórios chegaram ao limite e vazão não é mais controlada; prefeituras começam a remover população

SITUAÇÃO CRÍTICA - Área alagada em Atibaia: 3.200 pessoas foram atingidas pelas chuvas; Defesa Civil diz que 65 famílias estavam desabrigadas e 40, desalojadas.
Duas das quatro represas do sistema de produção de água Cantareira, o maior da região metropolitana de São Paulo, transbordaram ontem por causa do excesso de chuvas, o que não acontecia desde 1999. As inundações podem agora atingir 12 municípios, onde vivem 800 mil pessoas. As prefeituras estimam que pelos menos 6 mil moradores de comunidades ribeirinhas possam ser diretamente afetados pelos alagamentos.
Além das oito cidades por onde se dividem as represas (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem), também podem sofrer com o excesso de água Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Capivari e Itatiba. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), não há mais como controlar a vazão nas Represas Atibainha e Jaguari/Jacareí.
O excesso de água começou a extravasar pelos vertedouros. Assim, não há como prever o volume que será despejado nas áreas do entorno. "É como se não existisse a represa: se chove muito, passa muita água; se chove pouco, passa pouca", explica Hélio Castro, superintendente de Produção de Água da Sabesp. "A gente não sabe qual será o impacto, porque não dá para prever quanto de água vai passar pelo vertedouro. Só podemos monitorar. O restante é com a Defesa Civil."
A Sabesp enviou alerta ontem para os municípios. Para tentar reduzir a elevação do nível da Atibainha, que libera 18 mil litros (18m³) de água por segundo, a empresa vem bombeando água para o Reservatório Paiva Castro, em Mairiporã.

DESABRIGADOS
As unidades de Defesa Civil locais estão alertando a população e retirando os moradores das áreas mais suscetíveis. A situação mais preocupante é na região de Atibaia, onde 3.200 pessoas de 15 bairros foram atingidas pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, 65 famílias estavam desabrigadas e outras 40 famílias estavam desalojadas até a noite de ontem.
"Estamos pedindo para que as pessoas fiquem atentas e saiam de casa em caso de chuva forte", afirmou Paulo Catta Preta, coordenador da Defesa Civil de Atibaia. Na região, as enchentes ainda afetam Itatiba, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Capivari, onde 471 pessoas estão em abrigos.
A situação também é complicada na área entre as Barragens Jaguari e Jacareí, onde estão os municípios de Piracaia, Bragança Paulista e Vargem. A Represa Jaguari/Jacareí é a maior do sistema, com vazão de 22 mil litros de água por segundo. Ontem, a Sabesp aumentou a vazão de 70 metros cúbicos por segundo para 90 m³.
A estimativa é de que cerca de 800 pessoas devam ser atingidas pelos alagamentos em quatro bairros de Bragança Paulista. A Defesa Civil local está removendo parte da população dos locais atingidos para escolas que foram adaptadas para receber os desabrigados, com colchões, cobertores, água e comida. Em Vargem, 500 famílias (2 mil pessoas) tiveram de ser retiradas de casa.
A perspectiva para os próximo dias é de que a situação fique pior. De acordo com Castro, da Sabesp, se as chuvas continuarem nesse ritmo, outras represas também vão transbordar. "É questão de dias para a (Represa de) Cachoeira (chegar ao limite)."
A zona norte de São Paulo registrou o maior índice pluviométrico ontem. Até as 19 horas, havia chovido 43 mm, enquanto a média da cidade foi de 37 mm. Neste mês, já choveu 419,5 mm em São Paulo, o que ultrapassa a média esperada para o mês.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Composto o novo Diretório Municipal


Na noite de terça-feira (26), a Comissão Executiva Municipal, reuniu-se para receber dos representantes das chapas "Democracia para Todos" e "União Petista", a relação dos indicados que irão compor o Diretório Municipal, Comissão de Ética e Conselho Fiscal.
A chapa "União Petista", indicou 16 nomes para o Diretório, 03 para a Comissão de Ética e 03 para o Conselho Fiscal.
A chapa "Democracia para Todos", indicou 09 nomes para o Diretório, 02 para a Comissão de Ética e 02 para o Conselho Fiscal.

O novo Diretório que terá um mandato de 03 anos (2010 - 2012), fica assim constituído:
Presidente: Carlos César Ramos
Líder da Bancada: Lelo Pagani
Diretório (25 titulares)
Adriana Cristina Pires
Ana Maria Silva D'Arcadia
Antonio Carlos Trigo
Antonio Mário de Paula Ferreira Ielo
Dirceu Henrique Ribeiro de Carvalho
Dora Martins dos Santos Azuaga
Elaine Aparecida Sanches Bastazini
Evair da Costa Nunes
Ezequiel Sanchez
Flávio da Silva
Joacás Pinheiro Salles Júnior
José Antonio Pessoa
José Cláudio Pietsch Cunha
José Eduardo Guimarães
José Everaldo da Rocha
José Rinaldo Gasperini
Josiane Franco Vieira
Lourivaldo Bezerra da Silva
Luiz Fernando Verpa
Maria do Socorro F. Silva Rúbio
Mariela Mirto
Renato Ciaccia Rodrigues Caldas
Roseli Antunes da Silva Ielo
Valter Vanderlei Basseto
Walney Antonio Jorge
Suplentes do Diretório
Telma Verginia Argentim Barbosa
Cláudio Peres Júnior
Raul Antonio Albornoz Hewitt
Alessandro Alves Vigliazzi
Willian Terra dos Santos
Expedito Gomes da Silva
Manoel Oliveira
Sheila Adriana de Jesus
Marcia Aparecida Dela Hoz

Comissão de Ética (05 titulares)
Alcides Ferraz Júnior
José Fernandes de Oliveira Júnior
Josias de Oliveira Nunes
Remédios Mira Fernandes da Silva Rúbio
Selma Regina da Silva Gonçalves
Suplentes Comissão de Ética
Nivaldo Souza Costa
Márcia Cristina Ramos
Marcele Janaina Pinto
Talita Cristina Sganzerla Fortes

Conselho Fiscal (05 titulares)
Adauto Pereira de Oliveira
André Aparecido Perroni
Claudinéia Almeida Campos Salles
Cynthia Rosina Siqueira Marconi
Ricardo Vieira Pinto
Suplentes Conselho Fiscal
Júlio Gilberto Gonçalves
Deny Martins
Maria Aparecida da Silva

Ficou definido durante a reunião, que a posse do nova direção do partido, será no dia 19 de fevereiro de 2010. Os representantes das chapas, irão se reunir no dia 28 de janeiro, para organizar a posse e também para iniciar a conversa sobre os cargos da Comissão Executiva, lembrando que a mesma é composta por 08 pessoas, além do Presidente e Líder da Bancada.
A chapa União Petista tem direito a 05 vagas e a chapa Democracia para Todos tem direirto a 03 vagas.

Choque de gestão tucano: Com rombo de 1 bilhão, 1,6 bilhão em dívidas, Sabesp faz empréstimo para sair do buraco

Depois de republicar seu balanço de 2008 com um rombo de quase R$ 1 bilhão no lucro líquido, a Sabesp vai emitir R$ 900 milhões em debêntures(Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão). A decisão foi tomada em reunião do conselho de administração da companhia na semana passada.Uma vez aprovada a emissão de debêntures, cabe à administração da sociedade praticar todos os atos necessários para a efetivação do empréstimo, mediante a colocação dos títulos junto ao público, de forma a satisfazer as suas necessidades de recursos.

Em agosto, a empresa já tinha tentado lançar R$ 600 milhões em debêntures, mas a oferta foi negada em meados deste mês pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Uma disputa com o Estado de São Paulo em torno da responsabilidade pelo pagamento de complementação de benefícios a aposentados e pensionistas vinha atrapalhando as captações da Sabesp via mercado de capitais.
À espera de uma solução para o impasse, a Sabesp não vinha fazendo a provisão dos valores devidos aos aposentados, o que já tinha gerado no balanço da companhia uma ressalva da auditoria, a PricewaterhouseCoopers.
Sem essa baixa, os investidores não podiam enxergam no balanço da companhia, de forma clara, quais seriam os efeitos caso a empresa perdesse a queda de braço com o governo. A companhia também não tinha entregue à Securities and Exchange Commission - a CVM americana - o 20-F, formulário entregue pelas emissoras de American Depositary Receipts (ADRs), de 2008.
Agora, com os valores já provisionados no balanço, a Sabesp volta ao mercado. A emissão de R$ 900 milhões é 50% maior do que a oferta que a companhia pretendia fazer em agosto do ano passado. Os recursos, segundo ata da reunião do conselho, serão usados para pagar antecipadamente uma dívida que a Sabesp tem em notas promissórias.
A emissão será feita em duas séries. A primeira, de R$ 600 milhões e com vencimento em cinco anos, pagará por ano a variação do Depósito Interfinanceiro (DI) mais 3,5% ao ano. A remuneração será quitada semestralmente e a amortização será feita anualmente. Essas condições são iguais àquelas oferecidas pela empresa em agosto, quando tentou, sem sucesso, captar via debêntures.
Já a segunda série, com prazo de três anos, está oferecendo o DI mais 2,25%. Os juros serão pagos semestralmente e a amortização ocorrerá em duas parcelas anuais a partir de 2012.
Com planos de investir cerca de R$ 1,7 bilhão por ano até 2013, a Sabesp precisa captar recursos no mercado. Neste ano, segundo dados do balanço do terceiro trimestre de 2009, a empresa tem cerca de R$ 1,6 bilhão em dívidas vencendo, de um total de R$ 6 bilhões.
Fonte: Valor Econômico

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Artigo - LIÇÕES DE DEMOCRACIA

Que lições tiramos da derrubada dos 26 eucaliptos na Praça Isaltino Pereira no Jardim Paraíso?
Ficou a impressão de que a Prefeitura de Botucatu não é capaz de utilizar a excelente estrutura que possui para antecipar e discutir decisões importantes com a população de forma clara e transparente;
Ficou claro que não existe um mecanismo organizado de denúncia, reclamação e solução para a população exercer seu papel cidadão;
Ficou toda uma discussão, negligenciando a capacidade das pessoas de se mobilizarem e se organizarem, a não ser pelas mãos de um vereador ou de um partido político;
Ficou que existe no ar um medo de assumir as coisas que precisam ser melhoradas e falar sobre elas. Assumir erros e corrigi-los ou invés de tentar, insanamente, justificá-los ou encobri-los.
Ficou a impressão que quando o vereador exerce sua função, prerrogativa dada pela própria população, no voto, legitimamente referendado, está fazendo algo errado;
Ficou, infelizmente, presente a marca de resquícios ditatoriais e reacionários de que quem se manifesta deve ser criticado, humilhado, rechaçado até que silencie;
Ficou claro, que fácil é escrever contra ou a favor de alguma coisa, no caso da derrubada das árvores, mas difícil mesmo para algumas pessoas é engolir quem se levanta da cadeira e vai à luta, reclama, se mobiliza e toma ATITUDE, isso realmente incomoda;
Ficou a sensação que esta postura contrária à participação política junto aos moradores pode interromper soluções administrativas;
Ficou também que é direito da população se manifestar, mas é dever dos políticos. E em nenhum momento isso diminui a grandeza da iniciativa da população;
Ficou que o fato de haver oposição ao prefeito nas manifestações sobre o ocorrido na Praça Isaltino Pereira não deve ser encarado como propósito para a ausência de diálogo. Nem mesmo devemos desencorajar a população diante da presença destes atores. Ser político não é uma atitude criminosa, seja da situação ou da oposição. Caso contrário, teríamos que nos afastar da vida pública para podermos nos manifestar. Uma contradição descomunal. Se a participação for feita de forma responsável fortalece o grupo e não o oposto. Ao passo que se mantivermos este discurso contrário estaremos questionando a habilidade da população. E nos afastando do erro principal. Ou será que se o vereador Lelo Pagani não participasse junto com os moradores a população não mais saberia se manifestar?
Ficou que a participação política e a participação popular são duas forças necessárias que historicamente se completam. É compreensível que em meio à exposição de tantas opiniões, algumas vezes antagônicas, o cidadão se sinta inseguro quanto a exercer seus direitos a cidadania.
Então fica a pergunta, que também deve ser uma lição: O que é exercer a cidadania?
Quem acha que é um ato isolado e individualista que ocorre periodicamente de ir votar no dia da eleição e ficar quieto na sua casa sem poder se manifestar ou falar com os gestores da cidade está profundamente equivocado. Assim como todos aqueles que desestimulam as manifestações pacíficas e cobertas de indignação por uma causa também não estão sintonizados com o momento atual.
Vemos então que o conceito de cidadania, usado para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vive na cidade e ali participa ativamente das decisões políticas e que, pressupõe, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade e que engloba um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão.
Então, ficou, finalmente, na lição da derrubada dos eucaliptos que, quando do exercício dos seus direitos, pobre da população de Botucatu que, além de perder a Praça do jeito que ela se sentia bem, ainda tem que ter receio de se manifestar.
Lelo Pagani – (exerce seu 2.º mandato de Vereador em Botucatu)

Política de resultados: dentro de 3 anos, Brasil será a 5ª economia do mundo

O estudo da PricewaterhouseCoopers, de Londres, indicando que, em 2013, o Brasil será a 5ª maior economia do mundo, foi comemorado pelo líder do PT na Câmara.

O deputado Cândido Vaccarezza afirma que o governo do presidente Lula implantou um ciclo de desenvolvimento econômico, com distribuição de renda, e nossa economia está em ritmo crescente e de forma sustentável. “Como indicou o relatório da Price, dentro de 3 anos ultrapassaremos a Alemanha, Reino Unido e França, considerados gigantes da economia, e atrás apenas da China, Estados Unidos, Índia e Japão. Temos motivos de sobra para comemorar”, diz Vaccarezza.
Os prognósticos indicam ainda que, até 2020, o Produto Interno Bruto do grupo dos sete maiores países emergentes (China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia) será maior do que o do G-7, os hoje sete maiores do mundo (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália). De acordo com a PricewaterhouseCoopers, o Brasil contará com o crescimento e a exposição internacionais obtidas com a Copa do Mundo de 2014 e com a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Já a Rússia conta com superpoderes na área de energia e a Índia, graças a seu crescimento demográfico, passará a crescer mais que a China.
Fonte: Assessoria do deputado Cândido Vaccarezza

José Eduardo Dutra: “Se PSDB quiser, vamos pro pau”

O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, criticou, em entrevista à Terra Magazine, a proposta dos tucanos de processá-lo por preconceito por chamar o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, de “jagunço político”. Dutra diz que são os tucanos que demonstram preconceito quando chamam a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de “mentirosa”. “Nós queremos um debate de alto nível, mas também não vamos correr do pau. Se quiserem (PSDB) ir pro pau, vamos também”, afirmou.

Leia entrevista concedida por José Eduardo Dutra ao portal Terra Magazine.

Terra Magazine – O PSDB quer processar o senhor e o deputado Ricardo Berzoini por calúnia e difamação...
José Eduardo Dutra - É risível a nota. É de morrer de rir. Em primeiro, porque eu sou de Sergipe. E mais, dizer que é preconceito usar um termo desde sempre muito usado no Nordeste é de morrer de rir. Não entendi onde ele foi buscar o preconceito nisso aí. Onde está o preconceito quando se usa o termo jagunço? Onde vai o preconceito contra o povo nordestino? A não ser que o senador Sérgio Guerra ache que ele é o povo nordestino. Em segundo, usamos um termo muito usado no Nordeste e o relativizamos: “jagunço político”. Ou seja, está vinculado ao teor da nota que ele soltou. Então, a nossa nota precisa bem em que circunstâncias está o termo. E se eu disser que Dilma é uma candidata arretada? Eu estou sendo preconceituoso? O argumento deles é risível. Se for para julgar qual nota seria cabível de ir na justiça, seria a do Sérgio Guerra contra Dilma.

Terra - Por que?
Dutra - Ali sim os termos são grosseiros e caluniosos. A nossa nota, não. Nós somente afirmamos que ele se comportou como um jagunço político ao soltar a nota anterior. Agora, querem entrar na Justiça? Paciência, é um direito deles. Mas deveriam arrumar argumentos melhores.

Terra - O senhor não acredita que esses argumentos estejam vinculados, de certa forma, ao fato de o partido carecer de maior inserção no Nordeste?
Dutra -Olha, se isso for uma estratégia de inserção, eles estão mal de estratégia.

Terra - O senhor acha que essa troca de notas entre os altos escalões do partido sejam positivas ou negativas para a imagem de ambos em ano eleitoral?
Dutra - Nós vamos dançar de acordo com a música. Se tocar valsa, dançaremos valsa. Se tocar heavy metal, dançaremos heavy metal. Isso começou com a entrevista de Guerra na revista Veja, dizendo que iria acabar com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Respondemos.

Terra - A ministra Dilma respondeu.
Dutra - A ministra Dilma rebateu politicamente. Guerra, por sua vez, soltou uma nota naqueles termos, acusando a ministra de mentirosa. Nós respondemos, ao meu ver, muitos tons abaixo à nota do presidente do PSDB. Estranhamos que, no mesmo dia em que o governador José Serra (SP) disse que não entraria em baixaria, o presidente da sigla soltou uma nota nesses termos. Nós queremos um debate de alto nível, mas também não vamos correr do pau. Se quiserem ir pro pau, vamos também.

Lula quer enquadrar Serra e Kassab para combater alagões, no PAC 2



Nas comemorações do aniversário da cidade, ao receber a medalha 25 de Janeiro das mãos do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEMos), o presidente Lula falou em seu discurso sobre as enchentes em São Paulo, e que pretende se reunir com o prefeito e com o governador José Serra (PSDB) para estudar obras que ajudem a diminuir o problema durante as chuvas de verão.

A fala de Lula deixou o prefeito Gilberto Kassab e o governador José Serra com ar de constrangimento, já que a cidade tem sofrido com o problema desde dezembro.
A região do Jardim Pantanal, na zona leste, está há mais de 49 dias com água dentro de algumas residências.

Lula discursou:
"Cheguei em São Paulo pela primeira vez há mais de 50 anos. O primeiro lugar em que morei aqui foi na vila Carioca (zona sul). Sofri muito com a enchentes lá. Depois decidi me mudar para a Ponte Preta, na divisa com São Caetano. Lá passei por três outras enchentes, com até 1,5 m de água dentro de casa. Em seguida, me mudei para a vila São José, em São Caetano. Também alagava. Só depois que eu fui para o parque Bristol (zona sul), que era um lugar alto, é que me livrei das enchentes", disse.
"Sabemos que o problema das enchentes não é exclusivo do prefeito. Já tivemos várias administrações aqui, inclusive do PT, e é um problema recorrente. É preciso unir esforços para resolver essa situação", afirmou Lula, para evitar maiores constrangimentos ao anfitrião (Kassab).
"É preciso tentar oferecer uma solução para melhorar essa situação. Todo ano tem enchente em São Paulo. Vamos lançar o novo PAC para o período de 2011 a 2015 e quero me reunir com o governador de São Paulo e com o prefeito da cidade para discutir quais serão as obras prioritárias nesse sentido", afirmou.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Descoberto rombo de R$ 944 milhões no lucro da SABESP de 2008

Além do mau-cheiro exalado dos vazamentos e alagões com esgoto da SABESP (empresa de água e esgoto do governo de São Paulo, comandado por José Serra / PSDB-SP), outro forte mau-cheiro exala dos balanços da empresa.

O jornal Valor Econômico noticia:
A Sabesp anunciou hoje que irá republicar o balanço de 2008, com uma redução de R$ 944,5 milhões no lucro líquido, para reconhecer despesas com pagamento de benefícios a aposentados da companhia.
Segundo comunicado da empresa, uma decisão judicial obrigou a companhia a pagar benefícios de complementação de aposentadoria e pensão, cuja responsabilidade inicial era do governo do Estado de São Paulo. Essa decisão implica em uma provisão para as despesas de R$ 409,1 milhões.
Além disso, a direção da Sabesp avalia ser necessário reconhecer uma provisão para a obrigação relativa ao compromisso atuarial mantido com os beneficiários, no valor de R$ 535,4 milhões.
Por conta das provisões, o lucro da companhia de saneamento no ano passado [2008], que havia sido de R$ 1,008 bilhão, agora despencará para R$ 63,6 milhões. "Trata-se de efetuar provisão contábil em face da incerteza quanto ao recebimento do crédito", diz a companhia no comunicado.

Comentário:
1) Num dia anuncia um lucro de R$ 1 bilhão, fazendo ações da empresa subir. Pouco tempo depois anuncia um que o lucro é 94% menor, quase zero (para o tamanho da empresa), fazendo ações cair. Tem algo "podre nesse esgoto".

2) A cúpula do antigo Banco Nacional foi condenada por manipular balanços. Contabilizava coisas que não existiam como se existissem, para o balanço ficar no azul. Uma investigação rigorosa precisa ser feita na SABESP.